Polícia Militar apreende 30 aves silvestres usadas em rinha em Barbalha

17 de novembro de 2025 - 12:12 # # # # #

Ascom PMCE - Texto

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (2ª Cia/ BPMA), realizou, na manhã de domingo (16), uma ação em Barbalha – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Após denúncia sobre rinha e criação irregular de pássaros silvestres, três homens foram conduzidos até a delegacia e 30 canários-da-terra foram apreendidos.

Segundo a denúncia, o local servia para disputas ilegais envolvendo aves, atraindo diversas pessoas. Na área indicada, os policiais identificaram grande quantidade de motocicletas e seguiram por uma trilha que levava ao ponto onde ocorria a rinha. Algumas pessoas conseguiram fugir ao perceber a presença da equipe.

Durante a ação, além das aves, foram apreendidas 16 caixas de transporte e duas gaiolas usadas especificamente na prática de rinha. As aves resgatadas foram encaminhadas à ONG BiodiverSe, onde passarão por triagem, cuidados veterinários e, posteriormente, reabilitação.

O caso foi apresentado na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, referente a maus-tratos contra animais.