VaiVem Trabalhador: mais de 30 mil trabalhadores já solicitaram o benefício
17 de novembro de 2025 - 16:49 #30 mil solicitaram #Mulheres lideram #VaiVem Trabalhador
Ascom SET - Texto


Mulheres lideram as solicitações
Lançado em dezembro de 2023 pelo Governo do Ceará, a primeira fase do programa VaiVem Trabalhador destinava-se ao público estudantil de Fortaleza e Região Metropolitana, de instituições públicas e privadas, regularmente matriculados em um município diferente do de moradia.
Em maio deste ano, a partir da transição para a segunda fase, o programa ampliou a cobertura para trabalhadores em situação de desemprego e passou a ser executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), onde tem apresentado resultados significativos. De acordo com dados do IDT, de maio até a metade de novembro de 2025, o benefício registra a solicitação de mais de 30 mil trabalhadores em busca de emprego em Fortaleza e na Região Metropolitana.
“A marca de 30 mil solicitações do VaiVem Trabalhador mostra como o programa tem se tornado essencial para quem busca oportunidades de emprego na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao garantir o transporte gratuito, especialmente para mulheres, que representam a maioria dos beneficiários, o VaiVem não só facilita o deslocamento, mas devolve dignidade e motivação para quem busca voltar ao mercado de trabalho. É uma política pública transformadora e inclusiva”, avalia o governador do Estado, Elmano de Freitas.
Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, os números demonstram a relevância do VaiVem Trabalhador como política pública de apoio à população desempregada. “O programa VaiVem facilita o deslocamento dos trabalhadores que estão em busca de um emprego, reduzindo custos e viabilizando a acessibilidade ao trabalho. É muito importante oferecer esse benefício para a população, principalmente pelo aspecto de inclusão social que ele representa e pelo fortalecimento que ele agrega à economia local, ao garantir que as pessoas possam chegar às áreas de trabalho em locais distintos com maior facilidade”, explica Viana.
Os indicadores do VaiVem Trabalhador revelam um perfil majoritariamente feminino entre os beneficiários. As mulheres encabeçam a lista com folga, totalizando 19.379 solicitações, o que representa 63,28% do total. Em contrapartida, foram 11.170 pedidos feitos por trabalhadores do sexo masculino, correspondendo a 36,47%.
Impacto na vida dos beneficiários

Além da predominância feminina, o levantamento aponta que os arrimos ou chefes de família são os que mais buscaram o auxílio, somando 42,6% das solicitações. A história da trabalhadora Maria Eurizene Moreira da Silva, de 47 anos, ilustra o impacto direto do programa na vida dos beneficiários. Desempregada há mais de dois anos, a falta de dinheiro para o transporte era um obstáculo.
“Tenho 47 anos e nesse momento da minha vida, eu estava em busca de voltar ao mercado de trabalho. Eu estava muito desmotivada porque pra ir em busca de emprego, pra ir no Sine, pra ir deixar um currículo numa empresa ou pra ir numa entrevista, precisa de dinheiro, né? E então eu conheci o programa VaiVem. Através desse programa eu consegui tirar a minha carteirinha e tive a disponibilidade de ir e vir no momento que eu quisesse e hoje eu estou trabalhando. Já tem quatro meses que aconteceu essa bênção na minha vida. Esse programa é espetacular”.
O benefício, segundo Maria, foi além da mera facilidade de locomoção. Ele representou um resgate da dignidade pessoal em um período de fragilidade da autoestima, imposta pelo desemprego. “Eu estava vivendo com a ajuda da minha mãe, mas o bom mesmo é você trabalhar e ter o seu dinheiro. Então esse programa mudou a minha trajetória, porque eu criei ânimo”, relata Maria, destacando o impacto emocional. “A gente fica muito desmotivada sem o dinheiro pra ir e vir. Eu pensei assim quando eu fiz a minha carteira: agora eu posso ir e vir sem tá pedindo a outras pessoas”, conclui.
Caravanas impulsionam resultados

O desempenho do programa tem sido fortemente impulsionado pelas Caravanas VaiVem Trabalhador. Essa iniciativa de atendimento itinerante tem sido fundamental para levar os serviços para a população das cidades contempladas e impulsionar as demandas nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Das 19 cidades que compõem a RMF, a caravana já marcou presença em onze delas: Aquiraz, Cascavel, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Paracuru, Trairi, Pindoretama e Pacatuba. A meta é percorrer todos os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza até o final de 2025.
Auxílio na conquista de emprego

O benefício não apenas auxilia na mobilidade dos trabalhadores, como também está correlacionado à inserção no mercado de trabalho, que é o objetivo maior da iniciativa. Entre as pessoas que adquiriram o cartão, 3.051 conseguiram uma colocação em vagas de emprego.
O presidente do IDT, Raimundo Angelo, considera que os dados que demonstram a inserção profissional de beneficiários do programa são a prova concreta de que a iniciativa cumpre o seu propósito principal:
“O nosso foco sempre foi e será a inserção, a recolocação e a geração de emprego e renda para os cearenses. Garantir o deslocamento do trabalhador é um passo fundamental para que ele chegue à entrevista e, posteriormente, ao seu novo posto de trabalho. Seguimos muito alinhados com o Governo do Estado em iniciativas como essa, que removem barreiras e abrem caminhos para que os cidadãos voltem a ter a dignidade do emprego”, pontua.