Governo do Ceará anuncia programa para incentivar protagonismo estudantil e inclusão de tênis no fardamento escolar

18 de novembro de 2025 - 19:53 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr - Casa Civil - Foto Yuri Leonardo - Casa Civil - Infográfico

Programa LEVE estimula a participação dos estudantes das escolas públicas em projetos e concederá bolsas de incentivo

O protagonismo dos jovens da rede pública do Ceará será fortalecido com o Programa LEVE – Liderança, Engajamento e Voz Estudantil, do Governo do Ceará. O governador Elmano de Freitas anunciou a criação do programa nesta terça-feira (18), na conferência de encerramento da quarta edição do Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Mais de 700 estudantes participaram do evento, além de autoridades.

Elmano de Freitas defendeu que o programa é uma política de apoio ao protagonismo dos estudantes cearenses. “O Ceará tem uma das menores taxas de evasão escolar do país. Nossos estudantes são exemplo ao resgatar e engajar os colegas. Nossa juventude é protagonista de profunda transformação”, afirmou.

Além do programa, também foram anunciadas a inclusão de tênis no fardamento escolar e a criação do Agente de Equidade, voluntário para fortalecer ações de inclusão nas escolas de Ensino Médio.

As duas medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (17), após aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

O papel do Agente de Equidade consiste em uma função voluntária nas escolas da rede estadual para promover justiça curricular, inclusão e igualdade de oportunidades, com apoio direto à Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

A iniciativa está prevista na Lei Nº19.531, de 17 de novembro de 2025, que altera a Lei Nº17.572, de 22 de julho de 2021, que dispõe sobre o Programa Ceará Educa Mais. Um decreto regulamentará critérios de seleção e ajuda de custo para ressarcimento de despesas.

Os agentes vão atuar fortalecendo os seguintes eixos do Ceará Educa Mais: Educação Escolar Indígena; Educação para Pessoas Privadas de Liberdade; Educação em Direitos Humanos; Escola Acolhedora; e Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

Programa LEVE

O Programa LEVE – Liderança, Engajamento e Voz Estudantil consolida e amplia as ações de fortalecimento do protagonismo juvenil no Ceará, considerada a terceira melhor rede pública do Brasil . O programa integra diversos projetos de formação, participação democrática e representatividade estudantil em toda a rede. A iniciativa de autoria do poder executivo estadual foi enviada nessa segunda-feira (17) para apreciação e votação na Alece.

Uma das ações é que sejam escolhidos líderes em cada uma das 766 escolas, ampliando o reconhecimento aos jovens como agentes de transformação para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e inovadora.

O programa também prevê a criação de bolsas de incentivo destinadas a alunos egressos da rede pública estadual, contribuindo para o desenvolvimento dos projetos e outras ações do programa.

Com isso, serão contemplados 44 estudantes egressos, distribuídos em cada uma das regionais, atuando como articuladores do Programa LEVE. O valor da bolsa é de R$ 1.000,00 para carga horária aproximada de 30 horas semanais, destinada ao desenvolvimento de todos os projetos previstos no programa.

Alguns dos projetos já são desenvolvidos pela Seduc nas escolas. Esse apoio é fundamental para que os estudantes Fellype, Sofia e Donanthan continuem liderando ideias que conectam estudantes e impactam positivamente a escola e a comunidade.

Filho de agricultor e de uma professora da educação infantil, Donanthan Castro, de 17 anos, é aluno da 3ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Ana Costa Teixeira, localizada em Cruxati, zona rural de Itapipoca.

A liderança foi aprendida na escola, exercendo o diálogo e fazendo a diferença. Hoje, ele preside o Grêmio Atitude Jovem, que desenvolve projetos voltados à educação especial e horta na escola.

“Hoje em dia, com o tempo integral, o aluno passa mais tempo na escola do que em casa. Então, ele precisa querer estar lá, ser pertencente à escola, exercer o protagonismo”, disse.

A cultura é a marca do engajamento conduzido pelo Grêmio Serra Azul, presidido pela estudante Sofia de Matos Barros, 16, que cursa a 2ª série e o técnico em Multimídia na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel, no bairro Guajeru, em Fortaleza.

Sofia e os colegas realizam atividades que pautam a identidade brasileira por meio da música e do folclore, como batalhas de rima, rádio no intervalo das aulas e o Dia do Saci.

“A educação tem que estar lado a lado com a cultura, valorizando as nossas raízes. Quando a gente fala sobre batalha de rima, é sobre o que está acontecendo na periferia, onde o jovem realmente se encontra, onde ele mora”, ressalta.

Fellype Júnio Silva, de 19 anos, cursa a 3ª série do Ensino Médio na EEMTI Alaíde Silva Santos, localizada no Horto, em Juazeiro do Norte. Ele também é presidente do Grêmio Geração Ativa, fundado em 2023.

Uma das principais ações desenvolvidas é a mobilização de estudantes em prol da arrecadação de alimentos que serão doados no Natal a famílias em insegurança alimentar.

“A educação é o único caminho de mudança. É o único meio que transforma a nossa realidade, com consciência coletiva e de classe. Também abre a nossa mente, afasta a gente da criminalidade, e nos faz perceber que a união move a escola e comunidade”, diz Fellype, que pretende ingressar no curso superior de Relações Internacionais.

Fórum dos Grêmios

O Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis, promovido pela Secretaria da Educação do Ceará, tem o objetivo de fortalecer o protagonismo estudantil, incentivar a participação cidadã e ampliar o diálogo entre alunos e gestão pública.

O tema desta edição é “Grêmios Estudantis: vozes que ecoam na escola – estudantes em ação; ideias em movimento”.

Também presente no evento, a secretária Eliana Estrela reforçou que o Fórum é uma troca de ideias e um espaço de construção para ampliar as políticas públicas de educação no Ceará. “Nossos estudantes têm potencial maravilhoso, são o nosso orgulho. A voz de cada um é fundamental para a escola pública”.

Ao longo da programação, iniciada às 9h, os estudantes participaram de palestras temáticas; estudos de caso; discussões em torno de: o papel dos grêmios na recomposição das aprendizagens; atividades culturais, esportivas e de lazer como estratégias de combate à evasão; construção de uma escola segura, acolhedora, diversa e inclusiva; e atuação dos grêmios na formação de uma sociedade mais justa e plural.