Obras do Centro de Educação Infantil são concluídas e equipamento é entregue às famílias de Tianguá
18 de novembro de 2025 - 14:42 #Centro de Educação Infantil #Tianguá
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Sille - Casa Civil - Fotos
Equipamento ampliará a oferta de ensino em tempo integral para a educação infantil no município
Leidiane Pereira, mãe da pequena Isadora Lourenço, vai poder trabalhar tranquila, sabendo que sua filha estará sendo bem cuidada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Melyssa Fernandes Rocha, em Tianguá. A dona de casa participou, nesta terça-feira (18), da inauguração da creche onde sua filha estudará em tempo integral. “Eu achei a estrutura muito bonita e bem planejada, vai ajudar no desenvolvimento da minha filha. Vou poder deixá-la em um local seguro, onde eu sei que vão cuidar bem dela”, destacou.
A entrega da Creche Pré-Escola Tipo 1 marca um avanço na política de retomada de obras paralisadas conduzida pelo Governo Federal. A unidade foi concluída por meio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Participaram da cerimônia de inauguração do equipamento educacional o governador Elmano de Freitas; o ministro da Educação, Camilo Santana; a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba; a secretária estadual da Educação, Eliana Estrela; e outras autoridades.
Para o governador Elmano de Freitas, as parcerias com os governos federal e municipal foram muito importantes para o momento de entrega”. “Essa é uma obra que foi recuperada e, com certeza, os pais vão ficar muito felizes ao ver seus filhos estudando numa escola com essa qualidade”, disse durante sua fala, que sucedeu a visita à creche.
O ministro da Educação, Camilo Santana, falou do significado da entrega ao povo de Tianguá. “Quem é mãe sabe que sai para trabalhar e muitas vezes não tem um local para deixar seus filhos. Essa creche não deixa a desejar: é toda climatizada, tem berçário, cozinha, refeitório e banheiros adaptados. Mas o mais importante dessa creche, além de ser bonita, são os profissionais que acolhem com carinho e amor as crianças de Tianguá, nessa que é a fase mais importante da vida da gente, os primeiros anos”, discursou.
Projetada conforme os padrões do FNDE, a unidade já conta com 78% das vagas preenchidas para o período integral.
A presidente do órgão federal, Fernanda Pacobahyba, lembrou que a obra vinha se alongando há um bom tempo, mas que chegou o momento da entrega – sua construção foi iniciada em 2017 e esteve paralisada por cerca de seis anos. “Muita gente não acreditava que a creche ia ser concluída. Ela vinha se arrastando e hoje a gente está aqui para fazer esse resgate. O que é importante destacar é a importância que este governo dá para a educação e, mais ainda, a abertura do FNDE, do Ministério da Educação, para as prioridades da nossa população.”
A estrutura do CMEI, que contou com investimento superior a R$ 2 milhões, possui salas para atividades pedagógicas, incluindo dois berçários; um parque infantil; refeitório; solário – onde as crianças fazem atividades externas –, lactário, entre outros ambientes, todos elogiados pela Leila Ferreira, mãe da Maria Cecília, de dois anos e nove meses.
A partir do ano que vem, a pequena Cecília será aluna do Infantil 3, no CMEI Maria Melyssa Fernandes Rocha. A mãe destaca que o ensino em tempo integral vai deixá-la mais segura para ir trabalhar. “É muito gratificante ver como está tudo tão bonito. Eu me sentirei muito confortável e segura em deixá-la aqui, com toda essa estrutura. Antes ela ficava só um período e eu tinha que conseguir um lugar para ela ficar à tarde. Você vê que é um espaço bem preparado para receber as crianças”, disse.
Obra sonhada pela comunidade
A cerimônia realizada nesta manhã formalizou a conclusão da obra sonhada pela comunidade do bairro Planalto (Neném Plácido), de acordo com a diretora Rosa Maria. “É uma espera que a comunidade já tem há quase uma década. Agora, as crianças terão uma escola de qualidade, com conforto, acolhimento e dignidade.”
Desde 1994 se dedicando profissionalmente à educação, a direção do CMEI será sua segunda experiência. O objetivo de Rosa é tornar a instituição uma referência. “Temos toda a estrutura, professores de qualidade, uma equipe pedagógica engajada. Agora, vamos realizar nosso trabalho”, assegura a diretora.
Com a conclusão da obra, inicia-se uma nova fase voltada ao pleno funcionamento da creche. Até o fim do ano, serão realizadas oficinas com os pais, para socialização e conhecimento da comunidade escolar. Também está prevista uma aula inaugural, como culminância desses encontros. A partir do próximo ano, a creche passará a funcionar plenamente, de acordo com o calendário pedagógico municipal.
Alex Nunes, prefeito de Tianguá, destacou a parceria com os governos federal e estadual na conquista na área da educação. “Hoje é um momento de gratidão. As mães poderão deixar os filhos pela manhã, trabalhar e voltar à tarde para buscá-los com mais cuidado. Inclusive, meu filho vai estudar aqui também. Esse equipamento é fruto dessa parceria, desse compromisso com todos nós”, finalizou o gestor.
Homenagem
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Tianguá leva o nome de Maria Melyssa Fernandes Rocha, filha da professora da rede municipal de ensino, Alana Fernandes. Presente ao ato, ela participou da cerimônia, juntamente com o esposo e os outros dois filhos, e recebeu das autoridades uma placa simbólica em homenagem à sua filha, que faleceu em 2019.
“Hoje é um dia de gratidão, de louvar e agradecer a Deus por esse momento lindo em nossa vida, para nossa família; ver que o nome da nossa filha está nessa creche, toda equipada e com profissionais capacitados para atender tantas crianças do nosso município. E, como eu sou professora, eu sei o quanto essas crianças precisam ser bem acolhidas e assistidas”, disse, emocionada, Alana.















