Pinacoteca do Ceará tem programação especial no Dia da Consciência Negra

18 de novembro de 2025 - 10:27 # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - texto
Marília Camelo e Divulgação - foto

No feriado de 20 de novembro, próxima quinta-feira, o museu oferece uma apresentação cultural em parceria com a Unilab e uma aula aberta sobre a filósofa e antropóloga Lélia Gonzalez. A semana conta, ainda, com Pouso do Trabalhador, Yoga e o Ateliê Criança Cria

Na semana do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Pinacoteca do Ceará recebe a curadora-chefe do MAM-Rio, Raquel Barreto, para uma aula aberta sobre o legado da filósofa Lélia Gonzalez, e em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) também traz uma apresentação cultural com teatro, dança e poesia. No período de 19 a 22 de novembro, o museu oferece, ainda, visitas mediadas, ações para crianças e oficinas. A instituição integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secult-CE e é gerida em parceria com o Instituto Mirante. O acesso é inteiramente gratuito.

Na quarta-feira (19), o Pouso do Trabalhador “Oficina de Macramê”, ministrada por Meire Nascimento, abre a programação da semana. A atividade conta com 15 vagas e ocorre das 12h30 às 13h30, no hall do museu, com acessibilidade em Libras. Na formação, o público vai aprender mais sobre o macramê, uma técnica manual de tecelagem que utiliza apenas nós. Às 17h, no pátio do museu, receberemos o “Yoga ao Pôr do Sol”, com Gracy Furtado conduzindo a prática meditativa Sahaja Yoga. São 30 vagas. As inscrições abrem uma hora antes, na recepção.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, é um marco na luta por igualdade racial e valorização da cultura afro-brasileira. A Pinacoteca do Ceará celebra esta data com dois eventos, ambos integrando o III Festival Afrocearencidades, e informa que o funcionamento do museu será normal neste feriado.

Às 17h, o museu traz o projeto de extensão Uniculturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com os grupos Afrisamé, Kabaz di Terra, Toques da Banda e UbuntuDance para a apresentação cultural “Arte, cultura e identidade: a diversidade na Unilab”. Em parceria com o Museu do Ceará e a Unilab, o encontro tem teatro, dança e poesia celebrando a integração e a diversidade cultural afro-brasileira e africana.

Em seguida, às 18h, a Pinacoteca realiza a aula aberta “Lélia Gonzalez – a teórica da Amefricanidade”, com a curadora-chefe do MAM-Rio, Raquel Barreto. A Aula, realizada em parceria com o Instituto de Arte e Cultura (ICA) da UFC, irá aprofundar o legado de Lélia Gonzalez, filósofa e líder do movimento negro, que introduziu a categoria de amefricanidade como chave de leitura para a formação social e cultural das Américas. A atividade será no auditório contando com acessibilidade em Libras e 100 vagas.

Na sexta-feira (14) e no sábado (15), o público pode participar de visitas mediadas por todas as exposições em cartaz. Conduzidos pelos arte-educadores, os percursos começam às 15h, são acessíveis em Libras e oferecem 20 vagas cada, com inscrição a partir de uma hora antes na recepção.

No domingo (16), o museu realiza o Ateliê Criança Cria “Rastros que dançam” com Liza Maria, em duas sessões, às 10h e às 15h. A atividade convida o público infantil a partir de 4 anos a um momento de composição entre dança e desenho. A atividade conta com 15 vagas e é para crianças a partir de 4 anos acompanhadas de pelo menos um responsável.

Em Cartaz

A Pinacoteca do Ceará apresenta, atualmente, quatro grandes exposições: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026; “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, prorrogada até 25 de janeiro de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, prorrogada até 24 de maio de 2026; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira. O público pode conferir, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro.

A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

Sobre a Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 262 mil visitantes.

Serviço

Programação Pinacoteca do Ceará – 19 a 23 de novembro

19/11/2025 | Quarta-feira | 12h30 às 13h30

Pouso do Trabalhador “Oficina de Macramê”

Com Meire Nascimento

Local: Hall da Pinacoteca

Classificação Indicativa: livre

Acessibilidade em Libras

15 vagas. Inscrição por ordem de chegada

19/11/2025 | Quarta-feira | 17h às 18h

Yoga ao Pôr do Sol (Sahaja)

Com Gracy Furtado

Local: Pátio

Classificação Indicativa: Livre

30 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

20/11/2025 | Quinta-feira | 17h às 18h

Apresentação Cultural “Arte, cultura e identidade: a diversidade na Unilab”

Com Uniculturas e os grupos Afrisamé, Kabaz di Terra, Toques da Banda e UbuntuDance

Classificação Indicativa: Livre

Participação por ordem de chegada

20/11/2025 | Quinta-feira | 18h às 20h

Aula Aberta “Lélia Gonzalez – a teórica da Amefricanidade”

Com Raquel Barreto

Local: Auditório

Classificação Indicativa: Livre

Acessibilidade em Libras

100 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

21/11/2025 | Sexta-feira | 15h às 16h

Visita Mediada

Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará

Local: Exposições em cartaz

Classificação Indicativa: Livre

Acessibilidade em Libras

20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

22/11/2025 | Sábado | 15h às 16h

Visita Mediada

Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará

Local: Exposições em cartaz

Classificação Indicativa: Livre

Acessibilidade em Libras

20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

23/11/2025 | Domingo | 10h e às 15h

Ateliê Criança Cria “Rastros que Dançam”

Com Liza Maria

Local: Ateliê 1

Classificação Indicativa: Livre

Para crianças a partir de 4 anos

15 vagas. Inscrição por ordem de chegada

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.