Sobrado Dr. José Lourenço promove atividades em alusão ao mês da Consciência Negra
18 de novembro de 2025 - 14:49 #Consciência Negra #programação #sobrado dr josé lourenço
Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto
Luli Pinheiro - Foto

As ações são gratuitas e integram a programação do III Festival Afrocearensidades
No mês de novembro, o Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza ações que integram a programação do III Festival Afrocearensidades. O mês é dedicado a celebrar a cultura afro-brasileira e combater o racismo. Tendo o dia 20 de novembro como data principal, sendo o Dia Nacional de Zumbi.
O III Festival Afrocearensidades é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Secretaria da Igualdade Racial, conta com o apoio do Instituto Mirante de Cultura e Arte, do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Rede de Equipamentos Culturais do Estado. O evento apresenta uma vasta programação com mais de cem atividades que celebram a cultura negra em suas múltiplas expressões.
Tem a ação educativa “No Passinho do Reggae” com a educadora Emanuelle Nascimento, do Núcleo Educativo do Sobrado, que acontece no dia 20/11, quinta-feira, às 14h30, na Praça do Museu da Imagem e do Som. A atividade reforça o compromisso com a promoção da igualdade racial e o reconhecimento das expressões afro-cearenses.
Cultura Regueira
Além de uma vivência prática, também busca promover reflexões sobre a cultura regueira na cidade, desconstruindo estigmas e valorizando sua potência como manifestação artística e identitária. A atividade é voltada para o público juvenil e trabalha a expressão corporal a partir da dança. O ponto de partida será um dos passinhos do reggae de Fortaleza-CE, dialogando sobre seus movimentos e raízes culturais.
Ainda acontece a roda de conversa “Do Apagamento à Luta e Resistência: O Movimento Quilombola e a Construção do Ceará” com os ministrantes Rogério Rodrigues e Renato Baiano, no dia 26/11, quarta-feira, das 14h às 16h, na Casa do Barão de Camocim. A classificação indicativa é de 16 anos de idade.
O bate-papo mergulha na luta histórica e contínua do movimento quilombola do Ceará contra o apagamento sistemático de sua contribuição vital para a construção sociocultural do estado, partindo do estudo de caso do projeto “Quilombos do Ceará”, uma extensa documentação visual que dá corpo e rosto a essa narrativa.
Programação completa
Ação Educativa
No Passinho do Reggae
Com Emanuelle Nascimento (Núcleo Educativo do Sobrado)
Dia(s): 20 de novembro de 2025 (quinta-feira)
Horário(s): 14h30
Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Avenida Barão de Studart, 410, Meireles – Fortaleza
Roda de Conversa
Do Apagamento à Luta e Resistência: O Movimento Quilombola e a Construção do Ceará
Com Rogério Rodrigues e Renato Baiano
Dia(s): 26 de novembro de 2025 (quarta-feira)
Horário(s): 14h às 16h
Local: Casa do Barão de Camocim
Endereço: Rua General Sampaio, 1632, Centro – Fortaleza/CE
Classificação indicativa: 16 anos
Sobre o Sobrado
Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará que está em restauro para sua conservação preventiva. A ação faz parte do programa “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
Serviço
Sobrado Dr. José Lourenço promove atividades em alusão ao mês da Consciência Negra
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org | (85) 99986.5086 (WhatsApp)
Atividade gratuita