Casa Brasil IBGE no Ceará é inaugurada no Ipece
19 de novembro de 2025 - 11:44 #IBGE #Ipece
Pádua Martins - Ascom Ipece - Texto
Ascom Ipece - Fotos
A ação reforça a importância do planejamento estratégico para o Estado
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), inauguraram, na tarde dessa terça-feira (18), a Casa Brasil IBGE Ceará. A nova unidade, localizada no Ipece, é fruto de uma parceria com o Governo do Ceará, com o objetivo de criar um espaço de integração entre dados, cultura e cidadania, ampliando o alcance do IBGE no estado e estimulando cada vez mais o uso da informação.
Para o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, que participou online direto do Pará, “a Casa Brasil abre oportunidade de termos condições de avançarmos em políticas públicas de natureza preditiva, pois atualmente as estatísticas retratam a realidade observada, ou seja, da realidade que já aconteceu. Mas, hoje, com a inteligência artificial, com a produção em larga escala de processamento de dados e outros meios tecnológicos é possível produzir estatísticas preditivas”.
Com tais informações e conhecimentos que antecipam problemas e soluções – continuou Pochmann – é possível atuar não somente sobre as consequências, mas também sobre as causas de problemas que são tratadas através das estatísticas. “Quando utilizamos os métodos tradicionais temos condições de conhecer qualquer fenômeno daquela realidade do presente para trás, para o passado. Agora, tempos condições de olhar do presente para o futuro”. A unidade no Ceará terá foco na inovação, na educação, no turismo e combate à fome e à desigualdade, entre outros temas.
Segundo o Presidente do IBGE, a Casa Brasil Ceará é mais do que um centro de exposições, pois reunirá experiências e encontros, promovendo lançamentos e apresentações públicas das pesquisas do IBGE; visitas guiadas para escolas e universidades; recepção de delegações nacionais e internacionais; coletivas de imprensa e premiações. Entre as metas estão a difusão da cultura de dados, a valorização da história e da identidade cearense, a conexão com escolas e universidades e a inclusão no circuito educativo e cultural.
Ao abrir o evento, o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, destacou os frutos dessa união: eventos nacionais do IBGE, cursos da Escola Nacional de Ciências e Estatística (Ence), interação de analistas de políticas públicas e pesquisas em comum serão possibilitadas por um acordo de cooperação que poucos estados no Brasil possuem.
Ele enfatizou que, com a parceria, “ganha a pesquisa, ganha a estratégia econômica, ganha o governo do Ceará e a população, afinal a radiografia da estrutura econômica do Estado e a pesquisa são fundamentais para a agenda política e a adoção de novas políticas públicas que beneficiem, especialmente, os mais carentes”.
Além do diretor geral do Ipece, Alfredo Pessoa, participaram da solenidade o superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes; diretor-executivo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Hamilton; o representante do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do Banco do Nordeste, Wendell Carneiro; o professor Ricardo Coimbra, do Conselho Regional de Economia (Corecon/Ceará), e José Daniel Castro, coordenador CDDI CCS do IBGE nacional.
A inauguração – transmitida ao vivo – também contou com a participação de economistas, servidores públicos de várias secretarias e órgãos vinculados do Governo do Ceará; dos diretores do Ipece José Meneleu Neto, da Disoc; Ricardo Pereira, da Diec; Fábio Montenegro, da Digep,e Rafaela Martins, da Gegin, e analistas de políticas públicas e técnicos do Ipece.
O espaço
A Casa Brasil é um espaço de memória e tecnologia que reúne em um mesmo espaço as diferentes áreas do Instituto e suas atuações, para que o visitante, seja de maneira presencial ou virtual, possa visualizar tanto a história de quase 90 anos do Instituto, quanto os caminhos e perspectivas do Instituto para as próximas décadas. Ao se aproximar a sociedade, o instituto democratiza o acesso a dados e informações no espaço público para mostrar que o trabalho do IBGE vai além do Censo Demográfico, oferecendo exposições, um museu de memória, materiais educativos e oportunidades de capacitação.
Concebida como um ambiente interativo, seu propósito é tornar o conhecimento sobre o Brasil acessível, vivo e inspirador. Com pilares baseados em memória, conhecimento e futuro, a iniciativa preserva a trajetória do IBGE e a história do país, traduz dados em experiências educativas e estimula a cultura de dados e a inovação pública.
Após inaugurar sua sede no Palácio da Fazenda, no Rio de Janeiro, em maio de 2024, a Casa Brasil IBGE iniciou um processo de expansão pelo país. Já conta com unidades em Recife (PE), Belém (PA) e Juiz de Fora (MG). A inauguração do Casa Brasil IBGE Ceará ocorre cinco meses após ter sido anunciada oficialmente no encerramento do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global, realizado em junho em Fortaleza, que o Ceará receberia, no Ipece, uma unidade.


