EEEP de Campos Sales é vencedora do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025

19 de novembro de 2025 - 11:31 # #

Texto e fotos: Ascom Seduc

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Médici, localizada em Campos Sales, foi vencedora do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, uma das mais importantes iniciativas de valorização da cidadania tributária no país. A cerimônia que anunciou os ganhadores foi realizada na última terça-feira (18). O Prêmio, referência nacional de fomento à educação fiscal, promove a função social dos tributos, a transparência e o engajamento do cidadão no controle dos gastos públicos.

O certame ocorreu em quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. A EEEP de Campos Sales foi finalista no segmento “Escolas”, junto com outras três unidades de ensino de diferentes regiões do Brasil . Por ter obtido o 1º lugar, a unidade de ensino cearense recebeu a bonificação de R$ 15 mil.

A iniciativa foi organizada pela Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais). Na edição atual, o Prêmio registrou 485 inscrições ao todo. Destas, 145 foram selecionadas na verificação in loco, feita por auditores fiscais nos locais de cada projeto, e passaram por análise técnica, metodológica e de impacto social antes da seleção final.

O projeto da EEEP cearense, denominado “Da escola para o mercado: o impacto da Educação Fiscal na Formação Profissional”, foi realizado ao longo do 1º semestre de 2025 e buscou desenvolver a consciência cidadã e fiscal entre estudantes do Ensino Médio. A ação buscou aproximar teoria e prática por meio de oficinas, entrevistas, visitas técnicas, palestras e ações em espaços públicos.

As atividades propuseram o aprofundamento sobre a temática do controle social, além da disseminação da educação fiscal em outras escolas, inclusive do Ensino Fundamental. O trabalho envolveu alunos, comunidade, entidades municipais, a Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), universidades e mídia local, ampliando o alcance do debate sobre arrecadação e uso dos recursos públicos na vida cotidiana.

Justiça social

Mais do que uma premiação, o certame é um reconhecimento às iniciativas que promovem impacto social e tributário e que ajudam a construir um país mais justo e sustentável. O objetivo é reforçar a ideia de que o pagamento de tributos é essencial para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento econômico. O Prêmio é realizado anualmente desde 2012.

O coordenador da EEEP Presidente Médici, Gilde Veloso, que atuava como professor de Geografia durante a realização do projeto, destaca o impacto da projeção nacional alcançada.

“Receber o Prêmio Nacional de Educação Fiscal é um reconhecimento não só institucional, mas também uma confirmação de que a educação transforma realidades quando alcança o propósito social. Esse prêmio valoriza iniciativas que aproximam a escola da cidadania, e isso foi plenamente vivido em nossas ações”, explica.

O orientador reflete sobre o legado do projeto. “Ao fortalecer a consciência crítica dos estudantes por meio da prática pedagógica, temos uma ferramenta real para construir uma sociedade mais transparente e participativa. Essa conquista não é somente minha, da escola ou da Seduc, mas de toda a comunidade”, pontua.

A estudante Francisca Andrea de Sousa Campos, aluna da 2ª série do curso técnico em Administração na unidade de ensino, relembra a trajetória de aprendizado proporcionada pela ação. “Antes de participar do projeto, eu não entendia muito bem como os impostos funcionavam e como eram aplicados. Depois da experiência, minha percepção mudou: passei a ter uma visão muito mais crítica e social sobre os impostos e tributos. Agora consigo entender para onde o dinheiro vai, qual o destino concreto dos recursos públicos e como tudo funciona na prática. Esse conhecimento abriu meus olhos e me fez perceber a importância de acompanhar e compreender o uso dos tributos na nossa sociedade”, observa.

A estudante revela que a vivência deixou marcas positivas. “Me sinto muito feliz e realizada por ter feito parte disso. Saber que pude contribuir para o conhecimento da comunidade e que participei de um projeto tão importante me deixa com a sensação de que fiz a diferença”, salienta a estudante.

*Com informações do site do Prêmio Nacional de Educação Fiscal.