ESP/CE abre inscrições para seminário sobre atendimento especializado em saúde às pessoas transgênero
19 de novembro de 2025 - 10:44 #atendimento #esp ce #seminário
Juliana Marques - Ascom Esp-CE - Texto
Raiane Ferreira - Fotos
Registro da primeira edição do evento, realizado em 2024, que contou com a participação de cerca de 150 pessoas
Profissionais de saúde, gestores, residentes, acadêmicos, pesquisadores, movimentos sociais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem participar gratuitamente do 2º Seminário de Boas Práticas para a Atenção em Saúde às Pessoas Transgênero. As inscrições seguem abertas até 3 de dezembro.
A iniciativa, realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, na sede da instituição de ensino, em Fortaleza.
Com o tema “Saúde Trans em Rede: Cuidado Integral, Formação e Equidade no SUS”, o seminário tem como objetivos estimular o diálogo intersetorial e interprofissional na atenção à saúde de pessoas trans no SUS; apresentar experiências exitosas nos territórios; e fortalecer a articulação entre academia, serviços de saúde e movimentos sociais.
Segundo a diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da ESP/CE, Suzyane Barcelos, a capacitação integra o projeto Equidade em Saúde da autarquia, que busca enfrentar desigualdades sociais por meio de ações em áreas como letramento racial e de gênero, violências em saúde e saúde prisional.
“Essa temática atende a uma necessidade crescente de aprofundarmos essa pauta junto às unidades e à comunidade acadêmica, de modo a promover um atendimento especializado e qualificado às pessoas transgênero”, explica a gestora.
Ao longo dos dois dias, serão realizadas palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e debates. “Traremos temas com foco na prevenção ginecológica desse público; na voz e nos serviços disponibilizados por otorrinolaringologia e fonoaudiologia; no processo de hormonização para alinhar as características físicas de uma pessoa transgênero. Enfim, são assuntos necessários; por isso, convidamos todos a participar”, complementa.
Experiências exitosas
Nesta edição, o evento traz como diferencial uma mostra de experiências exitosas voltadas à temática, que será apresentada no último dia de programação.
O edital está disponível para submissão de trabalhos até o dia 25 deste mês. Podem participar residentes multiprofissionais e médicos, profissionais de saúde, lideranças, movimentos sociais, gestores, pesquisadores e acadêmicos da área.
Todos os estudos receberão menção honrosa, que será entregue durante o evento, como reconhecimento pela contribuição significativa ao cuidado da população trans nos diferentes territórios.
Dúvidas podem ser enviadas via o e-mail gepro@esp.ce.gov.br.
Instituições confirmadas
Além de representantes da Sesa e da ESP/CE, o seminário vai receber diversas instituições como o Serviço Ambulatorial Transdisciplinar do Ceará (Sertrans), a Associação Mães do Orgulho e Resistência (Amor-CE), o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) e a União Nacional LGBT (UnaLGBT).
Serviço
2º Seminário de Boas Práticas para a Atenção em Saúde às Pessoas Transgênero
Período do evento: 4 e 5 de dezembro
Inscrições: Até o dia 3 de dezembro
Submissão de trabalhos: Até o dia 25 de novembro (Acesse o edital)