Projeto Acolher leva serviços ao bairro Damas, em Fortaleza

19 de novembro de 2025 - 14:53 # # #

Texto e fotos: Ascom SPS

Atendimentos de saúde, cidadania e inclusão serão ofertados gratuitamente no bairro Damas, em mais uma edição do Projeto Acolher. A ação acontece na próxima sexta-feira (21), na rua Júlio César, 1620, a partir das 9h.

Iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS), em parceria com órgãos estaduais e outras instituições, o Acolher disponibiliza, semanalmente, atendimentos para emissão de documentação básica pelo Caminhão do Cidadão, corte de cabelo e atividades lúdicas para crianças.

Na sexta, as comunidades do bairro Damas poderão acessar serviços psicossociais e encaminhamentos à rede de apoio, promovidos pela Estação Móvel de Política Sobre Drogas. Atendimento odontológico, oficina de arte e educação ambiental, e orientações sobre alimentação saudável também serão realizados durante todo o dia.

A programação inclui, ainda, encaminhamento de jovens para cursos de qualificação profissional e primeiro emprego, e serviços de Proteção Animal, como encoleiramento antiparasitário e aplicação de vacina antirrábica.

Nesta edição, são parceiros da SPS a Prefeitura de Fortaleza, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sesc, Defensoria Pública do Estado do Ceará, Cagece e Secretaria da Proteção Animal (Sepa).

Confira a programação completa

– Emissão de carteira de identidade nacional e outros documentos
– Atendimentos psicossociais voltados para a política sobre drogas;
– Encaminhamentos à rede psicossocial
– Encaminhamento de jovens para cursos de qualificação profissional e primeiro emprego;
– Orientação para a população LGBTI+
– Orientação para mulheres em situação de violência
– Atendimento ao eleitor
– Orientação de consumidores
– ⁠Abertura de processo de reclamação dos consumidores
– Encoleiramento antiparasitário
– Aplicação de vacina antirrábica
– Atendimento Odontológico
– Orientações sobre alimentação saudável
– Corte de cabelo
– Atividades infantis
– Distribuição de mudas de plantas medicinais
– Serviço de saúde
– Atendimento ao cliente pela Cagece
– Atualização e Inclusão do Cadastro Único
– Oficina de arte e educação ambiental
– Declaração para gratuidade de documentação
– Orientações jurídicas

Serviço

Projeto Acolher no bairro Damas
Data: 21/11/2025 (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Endereço: Rua Júlio César, 1620, Damas (Ponto de referência: Pólo Gustavo Braga)