Com visita guiada, gestantes de alto risco do HGF tiram dúvidas antes do parto

21 de novembro de 2025 - 15:56 # # #

Filipe Dutra - Ascom HGF - Texto
Livia Barbosa - HGF - Fotos

Residentes, gestantes e acompanhantes juntos para esclarecer os passos da gestação

Para mães de primeira viagem internadas em um hospital, a jornada até a alta pode ser carregada de incertezas. Nesse contexto, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou uma visita guiada com cinco gestantes e seus acompanhantes. Esta é a segunda vez que a iniciativa acontece, e o intuito é de que ela se repita uma vez por mês. A ação foi realizada pela Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher do HGF, no último dia 11 de novembro.

“Fazer essa visita guiada, entre outras coisas, diminui também a ansiedade delas de conhecerem o ambiente o qual elas passarão. Elas já puderam tirar dúvidas em relação a como vai ser o parto, como vai ser a equipe que vai acompanhá-las no dia, e, assim, ter mais segurança e acolhimento”, explicou a coordenadora da Residência, a enfermeira Ryvanne Paulino Rocha.

Uma das pacientes que estiveram na visita foi a atendente Bruna Kesilly Soares da Silva de Oliveira, 33, e seu companheiro, Rafael. Paciente pré-natal de alto risco e mãe de primeira viagem, ela tinha muitas dúvidas, que tirou durante a visita. “A gente fica mais tranquila… principalmente quem nunca teve um bebê. A gente passa a saber dos procedimentos, como as profissionais [de saúde], cada um estando no seu cantinho, vão ajudar a mãezinha [durante o percurso de parto]. Dá uma certa tranquilidade”, relatou ela, que foi complementada pelo pai do bebê: “Sim, nos deixa bem mais tranquilos, tiramos dúvidas que persistiam”.

Bruna (terceira da dir. para a esq.) com seu certificado de visita — mais que um papel, uma confirmação do alívio

As visitas seguem as diretrizes propostas pela Rede Alyne, uma rede de atenção à saúde materna e infantil do SUS que visa garantir cuidado integral e humanizado para gestantes e bebês, desde o planejamento reprodutivo até o puerpério e o desenvolvimento da criança. No âmbito estadual, é a Resolução 232-A que rege as ações. Para pacientes do ambulatório de pré-natal de alto risco, bem como seus acompanhantes, realizarem a visita guiada, basta realizar um agendamento com a enfermeira do próprio ambulatório.

Visita incluiu um dos espaços voltados para o cuidado neonatal no HGF

O HGF recebe, por perfil, pacientes com complicações na gestação, sendo uma das referências no estado. A unidade possui emergência obstétrica, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCo), Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) e ambulatório de Prematuros. O hospital conta ainda com o ambulatório de pré-natal de alto risco, o setor de internamento pré-parto e o centro cirúrgico obstétrico (que, juntos, formam o centro obstétrico do HGF), uma ala dedicada ao alojamento das parturientes e um cartório para os nascidos no hospital.