HSM tem projeto aprovado para protocolo inédito de diagnóstico e acompanhamento do autismo em adultos
21 de novembro de 2025 - 17:01 #Autismo em adultos #Funcap #HSM #Projeto inédito
Milena Fernandes - Ascom HSM - Texto e fotos

Ambulatório de Autismo para adultos do HSM: novo protocolo vai facilitar diagnósticos e tratamentos
O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), teve um projeto aprovado no edital do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), promovido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O estudo trata da construção e validação de um protocolo de diagnóstico e acompanhamento multidisciplinar no autismo adulto.
A iniciativa do PPSUS tem como objetivo financiar pesquisas, tecnologias e inovações em saúde que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população cearense.
O projeto apresentado pelo HSM foi submetido à chamada pública em 2024 e aprovado após as etapas de seleção previstas no edital. O estudo aprovado vai realizar um projeto-piloto de acompanhamento dos participantes durante um ano. O trabalho será desenvolvido com pacientes atendidos pelo Núcleo de Transtorno do Espectro Autista do Adulto (NUTEA-A), serviço especializado do HSM.
De acordo com a coordenadora de pesquisa do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) do HSM, Ticihana de Oliveira, que também é nutricionista do ambulatório de Nutrição e Transtornos Mentais, os protocolos clínicos podem otimizar os tratamentos. “Esse projeto visa estabelecer diretrizes claras e baseadas em evidências científicas para a identificação e o manejo multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos, uma necessidade ainda pouco explorada”, explica.

Com projeto aprovado pela Funcap, profissionais e pesquisadores do HSM se unem para reforçar o compromisso da instituição com a pesquisa e o cuidado humanizado
Poderão participar do estudo, os pacientes acompanhados pelo NUTEA-A, com idades entre 18 e 59 anos, que receberão diagnóstico padronizado e acompanhamento multiprofissional durante o período de um ano.
Etapas e cronograma
O processo de construção e validação do protocolo está previsto para começar entre novembro e dezembro de 2025, enquanto o projeto-piloto será implementado em 2027.
De acordo com o psicólogo e coordenador do Serviço Ambulatorial do HSM, Wesley Ramos, a identificação do autismo em adultos é um desafio, já que os sinais podem ser confundidos com outros transtornos ou comportamentos ao longo da vida. Com o novo protocolo, será possível tornar o diagnóstico mais preciso e o tratamento mais assertivo no Sistema Único de Saúde (SUS).
“A padronização dos critérios diagnósticos, a definição de intervenções terapêuticas adequadas e a promoção de um acompanhamento contínuo são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dessa população em todos os aspectos da vida”, ressalta Ramos.
Ambulatório de autismo para adultos
O Ambulatório para Autistas Adultos do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) iniciou suas atividades em dezembro de 2023, oferecendo atendimento especializado para pacientes que ainda não possuem um diagnóstico formal. O principal objetivo do serviço é realizar essa avaliação diagnóstica e, a partir disso, proporcionar um plano de intervenção adequado.
“Os pacientes têm acesso a acompanhamento médico, atendimento psicológico e participação em um Grupo de Treinamento em Habilidades Sociais, uma estratégia essencial para o desenvolvimento da autonomia e da qualidade de vida”, afirma o psicólogo Wesley Ramos. O tratamento no ambulatório tem duração de um ano e busca promover não apenas o diagnóstico, mas também dar suporte e orientações para que os pacientes possam compreender melhor suas características e desenvolver estratégias para lidar com os desafios do dia a dia.
O acesso ao ambulatório é realizado através de agendamento no próprio local com encaminhamento médico.