Com 97 hospitais mobilizados em 56 municípios, 2º Dia C de Cirurgias acontece no Ceará para realizar mais de 3 mil procedimentos
22 de novembro de 2025 - 12:09 #Cirurgias #hospitais #procedimentos
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos
A iniciativa acontece em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Agora Tem Especialistas
O Governo do Ceará realizou, neste sábado (22), o 2º Dia C de Cirurgias. A iniciativa, que acontece em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Agora Tem Especialistas, mobilizará durante todo o dia 97 hospitais em 56 municípios. Com a realização de mais de 3 mil procedimentos, a ação tem como objetivo central agilizar a fila de espera e ampliar o acesso da população para os serviços de saúde. O evento foi comandado pelo governador Elmano de Freitas, diretamente do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza.
“Estamos juntos para mais um Dia C no Ceará, junto com prefeitos e a Rede Sesa. Antes de qualquer coisa, eu quero agradecer a todos aqueles que fazem parte da regulação, aos gestores e demais profissionais. É por meio desse trabalho que conseguiremos realizar todos esses procedimentos neste sábado”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Serão ofertadas, durante todo o dia, cirurgias de Oftalmologia, Cirurgia Geral, Ortopedia/Traumatologia, Ginecologia, Urologia, Dermatologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Vascular, Cabeça e pescoço, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cardiologia, Bucomaxilo, Mastologia e Cirurgia torácica.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, agradeceu a todos que fazem a saúde pública cearense, em especial na Capital. “Hoje é um dia muito especial para nós. Temos uma meta de realizar 600 cirurgias dentro da nossa rede municipal. Nos primeiros 10 meses da nossa gestão, realizamos cerca de 48 mil procedimentos. O nosso muito obrigado a todos os profissionais da saúde pelo empenho em prol da nossa população”, pontuou.
Em sua primeira edição, no mês de setembro deste ano, o Dia C de Cirurgia atendeu mais de 3 mil pacientes em 54 municípios, superando a meta inicial de 2.600 procedimentos. Somente em 2025, 134.533 cirurgias já aconteceram no Ceará.
Representando a Secretaria da Saúde (Sesa), Lauro Vieira, secretário-executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional ressaltou a importância da ação para todo o território cearense. “Esse é um dia concreto de intervenção para a saúde, um dia que realmente podemos comemorar. A nossa ideia é que isso vire realmente uma cultura e que possamos realizar mais ações assim. Esse não é só um mutirão, mas sim uma grande articulação conjunta”, explicou.
Junção de forças
O Dia C de Cirurgias acontece de forma conjunta com a participação de todas as regiões de saúde do Ceará. São elas: Superintendência da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR); Superintendência da Região de Saúde do Sertão Central (SRCEN); Superintendência da Região de Saúde Norte (SRNOR); Superintendência da Região de Saúde Leste (SRLES) e Superintendência da Região de Saúde Sul (SRSUL).
Prefeito de Caucai, Naumi Amorim, agradeceu o apoio do governador Elmano de Freitas. “Parceria é para isso mesmo, para melhorar a vida do nosso povo, sempre trabalhando pela nossa população. Serão 700 cirurgias somente em Caucaia neste dia. Obrigado governador pelo apoio para a nossa cidade”, detalhou.
Em Quixeramobim, cerca de 400 procedimentos, em diversas áreas, devem acontecer“Essa é uma iniciativa extraordinária e um exemplo para o Brasil. Gostaria de agradecer toda a equipe de saúde do Ceará, que se dedica todos os dias beneficiando a população. Parabéns pela iniciativa, governador”, afirmou o prefeito do município, Cirilo Pimenta.
Prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck, salientou a chegada de procedimentos inéditos para o município por meio do Dia C. “Para a gente é uma alegria participar desse Dia C. Pela primeira vez na história estaremos realizando cirurgia de joelho. Vamos trabalhar cada vez mais para que nossas metas aumentem e possamos auxiliar a nossa população”, discorreu.
No Cariri, a superintendente da região, Tereza Cristina Mota, agradeceu o apoio do Estado e da União possibilitando o aumento no número de atendimentos em vários municípios. “Com a Carreta da Saúde, do Governo Federal, mais de 1250 mulheres já foram atendidas. Somos apenas gratidão por tanto trabalho e obras nesta região, governador. Tenho certeza que com tudo isso a nossa população fica assistida mais de pertinho”, garantiu.
Gratidão
Mãe de uma das crianças beneficiadas, neste sábado, no Hias, Maria Francisca da Mota agradeceu todo o apoio e cuidado do Governo do Ceará com sua filha. “Só tenho a agradecer ao Hias e ao Governo por essa oportunidade. Esperávamos há algum tempo e felizmente vai acontecer hoje. Estou muito feliz que vai dar tudo certo”, contou a mamãe da Maria Vitória, que realizou a retirada de um cisto auricular.
Em relação ao primeiro Dia C, o Hias passou de 25 cirurgias realizadas para 46 procedimentos em cinco especialidades. “O Dia C é muito importante. Nesse segundo momento, estamos felizes por praticamente duplicar a nossa meta. Serão crianças e famílias que terão a sua história mudada. Uma grande felicidade para nós. Que venham mais dias como esse”, comentou a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares.






