Lean nas Emergências: HRSC inicia implantação de metodologia que otimiza atendimentos

24 de novembro de 2025 - 14:42 # # # # #

José Avelino Neto - Ascom HRSC - Texto e foto

Equipe está sendo acompanhada por consultores para etapa de inicial de implantação da metodologia

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Quixeramobim, deu início à implantação do Projeto Lean nas Emergências no serviço de politrauma. A expectativa é de dar mais agilidade nos atendimentos à população, em menor tempo e com ainda mais resolutividade.

O Lean é um projeto do Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), executado e acompanhado por um grupo de especialistas de sete dos maiores hospitais do país. Seu principal objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, além de melhorar o tempo de atendimento dos pacientes dentro desses serviços.

Thiago Carvalho, médico coordenador da emergência do HRSC, explica que o Lean nasceu da adaptação de referências norte-americanas sobre gestão de emergências e é feito com indicadores que medem desde o grau de lotação, até questões como ocupação de leitos, manejo de recursos e fluxo do paciente. “O projeto foi baseado nas melhores literaturas americanas, com indicadores e métricas que permitem comparar emergências do mundo todo”, afirma.

A implantação do Lean no HRSC seguirá três etapas: diagnóstico inicial, ciclos de avaliação contínua e acompanhamento. As primeiras visitas das equipes técnicas já aconteceram. “Eles conheceram nossa estrutura e, nos próximos dias, vão emitir um diagnóstico preliminar com aquilo que eles consideram pontos fortes, e aquilo que eles consideram como uma oportunidade de melhoria”, explica o coordenador.

As avaliações ocorrerão com acompanhamento ao longo dos próximos 18 meses para garantir que as mudanças não apenas sejam implementadas, mas também mantidas.

Politrauma

Desde quando foi inaugurado pelo governador Elmano de Freitas e pela secretária da Saúde Tânia Mara Coelho, em agosto de 2024, o serviço de urgência e emergência em politrauma do HRSC já realizou mais de 10.300 atendimentos até o final de outubro de 2025. A equipe conta com cerca de 150 profissionais entre médicos, técnicos e equipe multi. “Estamos fazendo network com o que há de melhor no Brasil, ouvindo gestores dos sete maiores hospitais do país. É essa experiência, do que tem de melhor, que vai nos ajudar a entregar um serviço ainda mais eficiente ao nosso usuário”, conclui Thiago Carvalho.

Leia também: Hospital de Messejana inicia segunda fase do Projeto Lean nas Emergências