Circuito do Samba: Espaços culturais da Secult Ceará celebram Dia Nacional do Samba com apresentações musicais e cortejo pelo Centro
25 de novembro de 2025 - 12:37 #centro #Circuito do Samba #Dia Nacional do Samba #Estação das Artes
Ascom Estação das Artes - Texto
Divulgação - Foto

Estação das Artes, Mercado AlimentaCE e Theatro José de Alencar promovem programação integrada para celebrar a data
Em alusão ao Dia Nacional do Samba, celebrado no início de dezembro, três equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará (Rece) – Estação das Artes, Mercado AlimentaCE e Theatro José de Alencar (TJA) – farão uma programação especial de quase dez horas no próximo dia 30 de novembro de 2025: o Circuito do Samba. Apresentações musicais, cortejo, feira afrogastronômica e feira de cervejas artesanais compõem as atividades. O evento com acesso gratuito compõe a programação do 3º Festival Afrocearensidades.
A festa começa às 11h, com cortejo do bloco A Turma do Mamão, que sairá do Moura Brasil, com concentração na Praça do Muriçoca, rumo ao Mercado AlimentaCE, na Estação das Artes. Em seguida, das 12h15 às 14h45, é a vez do cantor Dipas realizar a apresentação “Onde tudo começou”, na Gare da Estação. Especialmente preparado para a data, o show traz no repertório uma mescla de música autoral e sambas clássicos de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal.
De 10h às 15h, o local recebe a Feira Agroecológica Delícias da Rajada, com produtos do Quilombo Serra da Rajada, de Caucaia. Além disso, os restaurantes do Mercado garantem a harmonia de sabores cearenses para o evento.
A partir das 15h, o bloco A Turma do Mamão segue em cortejo da Estação das Artes até o Theatro José de Alencar, pela rua 24 de Maio. Lá, acontecerá de 16h às 20h, a apresentação do Grupo Essas Mulheres e “Samba de Pai pra Filha”, com Marcelo 21 e Julinha 21. Essas Mulheres trazem uma combinação expressiva e harmoniosa de sons emitidos por meio do carisma e feminilidade de artistas que enaltecem o samba de raiz com muito estilo, sob um enfoque inovador.
O projeto “Samba de Pai pra Filha”, por sua vez, é originário do bairro Pirambu, surgindo como uma celebração da tradição musical brasileira, sob a liderança do cantor e multi-instrumentista Marcelo 21 ao lado de sua filha Ana Júlia (Julinha 21) e uma equipe afinada e apaixonada pela música. Em um espetáculo que transcende as barreiras do tempo, o repertório mescla os clássicos do samba raiz com o romantismo do samba e pagode dos anos 1990 até os sucessos mais contemporâneos.
A programação do Theatro José de Alencar contará ainda com Feira de Cervejas Artesanais, trazendo rótulos locais, como Brewstone, DonkeyHead, Sr. Brauhaus e Turatti. Além disso, a Feira Afrogastronômica reúne os expositores Ajeum de Oyá, Karine Brito Doceria, À Moda da Chef, Coletivo Ayoká, Benzito e a doceria Sereia e Pescador, aliando o batuque dos sambas aos sabores diversos que dialogam com a ancestralidade e a identidade cultural cearense. O acesso ao TJA é gratuito, por ordem de chegada, respeitando a capacidade máxima do espaço (1.200 pessoas).
O Circuito do Samba é uma ação integrada da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante, que segue com atuação estratégica entre seus espaços culturais, alcançando outros espaços e municípios, potencializando o acesso à arte e a cultura.
Serviço
[3º Festival Afrocearensidades] Circuito do Samba
Data: 30 de novembro de 2025 (domingo)
Locais: Estação das Artes/Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro) e Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Horário: 11h às 20h
Programação gratuita