Com mais de 13 mil flores de crochê, árvore de Natal da CeArt homenageia crocheteiras cearenses

25 de novembro de 2025 - 10:58 # #

Ascom SPS - Texto e Fotos

A partir da linha, Vaneide Bandeira (56) tece histórias, mantas e as flores que agora compõem a nova árvore de Natal da Central de Artesanato do Ceará (CeArt). A inspiração para os primeiros pontos veio da mãe, Verônica (86), que até hoje mantém viva a tradição do crochê e do bordado em Jaguaribara, interior do Ceará.

Ao lado de outras 53 artesãs, mãe e filha transformaram fios nas mantas e flores que agora iluminam a loja da CeArt, na Praça Luiza Távora, em Fortaleza. “O que mais me encanta no crochê é juntar. Juntar pessoas, juntar histórias. Eu digo que no crochê, a gente não é só crocheteira, a gente é psicóloga, a gente é conselheira e a gente também cria um vínculo, tudo através das linhas. Então fios vão puxando fios. A gente foi se encontrando umas às outras”, afirma Vaneide.

“Através do artesanato, eu ajudei a formar minhas filhas e hoje eu me sinto realizada, porque eu vejo o crochê brilhar. Poder olhar a árvore e ver um trabalho feito pelas nossas mãos, ver o trabalho da gente sendo reconhecido, é uma alegria”, completa ela, que hoje segue o legado da mãe como presidente da Associação das Artesãs de Jaguaribara.

Entre agulhas e conversas, o grupo produziu 190 mantas de crochê, com mais de 13.500 flores. O trabalho coletivo envolveu 63 artesãs, sendo 30 de Jaguaribara e 25 de Solonópole, além de artesãs de Fortaleza, Itapipoca, Tururu e Limoeiro do Norte, responsáveis pelos pássaros, cobras e lagartos que ornamentam a árvore. Toda a produção foi realizada sob a coordenação da Secretaria da Proteção Social (SPS).

“A árvore de Natal é uma verdadeira obra de arte que traz a força da nossa ancestralidade e a potência das pessoas que fazem o artesanato cearense. Quando lançamos a árvore de Natal, estamos celebrando e evidenciando o artesanato cearense e movimentando a economia criativa”, destaca a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero. Ela celebra o Natal e faz o convite: “As lojas CeArt estão com muitos produtos artesanais para o Natal. Venham comprar de quem faz e fazer circular dinheiro e renda no artesanato cearense”.

Presidente da Associação Entrelaços do Sol, de Solonópole, Francilene Duarte (48), relembra o processo intenso e cheio de significado. “As flores são feitas no ponto alto. A gente faz a correntinha, depois casinhas”, explica, lembrando que o processo foi dividido em etapas. “Quando uma artesã faz a flor, outra fecha, e a outra faz a colagem, a outra finaliza, a outra revisa, e assim, a gente consegue ter uma produção melhor”.

Nas peças, também estão os pontos de Sabrina Lima que, aos 11 anos, leva adiante a tradição artesanal de Solonópole. A vontade de aprender veio observando a mãe e, aos 9 anos, fez sua primeira boneca de amigurumi. “O que me encantou foi a beleza do artesanato, o movimento que faz”, lembra. Quando soube da árvore, quis logo participar. “Vai ser a primeira vez que o meu trabalho vai estar em um espaço grande”. Para ela, ter um pedaço de si e das mulheres de seu município, ocupando um espaço de destaque é motivo de orgulho. “É um reconhecimento”.

Designer da CeArt e idealizador da árvore, Patrício Barros explica que a proposta é valorizar o talento e a diversidade do artesanato cearense. “Todos os anos eu escolho uma tipologia, uma técnica diferente. Eu já fiz de renda de bilro, de pintura em tecido, de palha e assim vai. Nesse meu processo veio o projeto “Vejo flores em você”. Eu quis colocar muitas cores e textura, para que as pessoas possam tocar, sentir o crochê, a linha”, conta.

Segundo ele, o objetivo é homenagear o trabalho e o legado de quem mantém viva a tradição artesanal, transformando o fazer em arte. “É bem interessante porque um grupo grande de artesãos ou artesãs acaba sendo contemplada com esse projeto. Tem a questão emocional, o financeiro e também o reconhecimento”.

Atualmente, 42,8 mil artesãos estão cadastrados na CeArt. As peças são comercializadas em sete lojas, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e São Paulo.

A loja da Praça Luiza Távora (Galeria Mestre Noza) está localizada na Avenida Santos Dumont, 1589, Aldeota. O equipamento funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h.