Nova integração da folha de pagamento amplia eficiência na gestão das despesas de pessoal

25 de novembro de 2025 - 12:47 # # # #

Ascom Seplag - Texto e Foto

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), deu um passo decisivo na modernização da gestão das contas públicas ao iniciar a integração da folha de pagamento — a maior despesa do Estado — aos sistemas centrais de planejamento e finanças. A iniciativa traz mais eficiência, dinamismo e poder de decisão aos órgãos de gestão e controle do Executivo Estadual.

A partir da transmissão dos dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siap) para o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafe), os empenhos da folha passaram a ser automatizados, eliminando procedimentos manuais que antes geravam retrabalho, erros e perda de eficiência. A solução aproveita a integração já existente entre o Siap e Siafe, amplamente utilizada para outras despesas, como custeio e investimentos.

Com os dados da folha de pagamento sendo processados no Siap, será possível, a partir de agora, acompanhar, com mais precisão, as necessidades de orçamento para despesas com pessoal, nos mesmos moldes já adotados para o custeio, os investimentos e as inversões financeiras.

O secretário executivo de Gestão de Pessoas, José Garrido Braga Neto destaca os principais benefícios apontados desse novo modelo. “Fortaleceu o controle, pois a maior despesa do Estado passa a tramitar pelo Siap, permitindo um planejamento mais preciso dos gastos com pessoal. Além disso, não houve necessidade de alterar layouts ou desenvolver novos sistemas e a folha de pagamento passou a seguir o mesmo padrão de empenho já adotado para outras despesas”, afirmou.

Projeto em Expansão

O projeto-piloto iniciou com a folha da Seplag-CE em julho deste ano. Desde então, a iniciativa tem avançado rapidamente. O coordenador de Gestão de Pessoas, Isaac Figueiredo, reforça o êxito da medida e detalha a expansão. “O projeto está sendo um sucesso. No último mês, já conseguimos empenhar R$ 56 milhões através da nova metodologia. Iniciamos com a Seplag, depois, em outubro de 2025, avançamos para a Secretaria da Fazenda e, nesse mês de novembro, avançaremos para a folha de pagamento da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado”, ressaltou.

Para garantir o sucesso da expansão, reuniões de alinhamento estão sendo realizadas entre todas as equipes envolvidas.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas e conta com contribuições da Secretaria Executiva de Modernização e Governança, da Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento e da Secretaria Executiva de Gestão Interna.