Edital para apoiar negócios de impactos com base tecnológica é lançado pelo Comitê Estadual de Negócios de Impacto
26 de novembro de 2025 - 11:46 #Comitê Estadual de Negócios de Impacto #edital
Texto e fotos: Ascom SDE
O Comitê Estadual de Negócios de Impacto (CENI) realizou a 4ª e última reunião de 2025 na segunda-feira (25), na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). O encontro reuniu o titular da pasta, Domingos Filho, e representantes das 17 instituições que compõem o colegiado, marcando o encerramento do ciclo de planejamento e o início da fase de execução estratégica.
O secretário Domingos Filho fez um balanço positivo do trabalho do Comitê, destacando a importância dele nos avanços para desenvolver ações no interior do estado. Enfatizou a necessidade de iniciar imediatamente a implementação da agenda estratégica definida.
“É fundamental começar a estruturar o Programa de Regionalização da Economia de Impacto para poder se fazer chegar em todas as regiões do estado do Ceará. Nos comprometemos a fazer uma agenda objetiva com os consórcios e definir líderes de cada setor para gerarmos engajamento em prol de negócios de impacto no interior”, declarou Domingos Filho.
O secretário se referiu aos Consórcios de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Região de Baturité, do Sertão dos Inhamuns e do Vale do Jaguaribe, lançados pela SDE neste ano com o objetivo de fortalecer o sistema produtivo local e atrair investimentos por meio da colaboração municipal.
O presidente do CENI e secretário executivo da SDE, Rennys Frota, seguiu na condução da reunião com a formalização de importantes entregas: o anúncio da publicação do Regimento Interno do CENI, formalizando as diretrizes de funcionamento, e o balanço de ações, com apresentação dos avanços do Plano Ceará Edimpacto e da visão geral das ações conduzidas pelos eixos temáticos ao longo de 2025. O presidente também elogiou o trabalho e esforços do colegiado diante das ações executadas.
Em seguida, a secretária do CENI, Luana Bandeira, detalhou o panorama geral do Plano de Ação e as entregas previstas para 2026. Os colíderes dos seis eixos temáticos complementaram a exposição, destacando objetivos, desafios e as ações prioritárias para o próximo ano.
Lançamento edital
O diretor de Inovação do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), Fuad Nogueira, apresentou o Programa ‘Você, é Empreendedor! Negócios de Impacto’. O destaque foi o lançamento do Edital de Negócios de Impacto, que irá fomentar a inovação no setor.
O edital prevê um investimento de até R$ 50 mil e uma jornada completa de aceleração para até 10 empreendimentos de impacto com base tecnológica. O programa inclui validação de modelo de negócios, prototipagem e preparação para captação de recursos.
Próximos passos e compromisso coletivo
Os membros do Comitê contribuíram com sugestões que reforçaram a necessidade de integração interinstitucional e a expansão territorial da agenda em 2026. Os encaminhamentos definidos foram: agendamento da próxima reunião do colegiado para 21 de janeiro de 2026, e início imediato da fase de execução das ações estratégicas do Plano Ceará Edimpacto.
Ao encerrar o encontro, Rennys Frota reforçou o compromisso coletivo na consolidação de um ecossistema de impacto integrado, capaz de promover o desenvolvimento econômico junto à justiça social e à sustentabilidade ambiental no Ceará.
Fazem parte do Comitê a SDE; Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Junta Comercial do Ceará (Jucec); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria Estadual do Trabalho (SET); Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece); Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade Federal do Ceará (UFC); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio); Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Assembleia Legislativa do Ceará (Alece); Banco do Nordeste (BNB); Associação Somos Um e Instituto de Cidadania Empresarial (Ice).

