Hospital de Saúde Mental realiza Jornada de Terapia Cognitivo-Comportamental

26 de novembro de 2025 - 17:26 # # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM - Texto e Fotos

Representantes da Direção do HSM compõem a mesa de abertura da Jornada em TCC

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) realizou, nesta quarta-feira (26), a Jornada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), reunindo profissionais, residentes e estudantes para um dia de debates, reflexões e atualização científica. O evento, que ocorreu pela primeira vez, foi promovido pelo Serviço de Psicologia e teve como propósito fortalecer a troca de experiências e aprofundar conhecimentos sobre as práticas da TCC em diferentes contextos clínicos, por meio de palestras e mesas-redondas conduzidas por especialistas da instituição.

A mesa de abertura contou com a presença de importantes representantes do hospital: Magaly Mendes, psiquiatra e diretora técnica do HSM; Cláudio Leite, psiquiatra e diretor clínico; Nayana Holanda, psiquiatra e coordenadora da Residência Médica em Psiquiatria; e Wesley Ramos, psicólogo, coordenador do Serviço de Psicologia e do Serviço Ambulatorial.

Após a composição da mesa, Wesley Ramos destacou a relevância da TCC no cenário da saúde mental e reforçou o compromisso do HSM com a formação continuada. “A Terapia Cognitivo-Comportamental tem desempenhado um papel cada vez mais relevante no cuidado em saúde mental, oferecendo intervenções baseadas em evidências, práticas, acessíveis e efetivas. Hoje, celebramos não só o conhecimento, mas também o encontro entre diferentes olhares: psicólogos, psiquiatras, residentes, estudantes e demais profissionais que constroem diariamente este hospital”, afirmou.

Auditório do HSM reúne profissionais da saúde mental durante a Jornada em TCC

Em seguida, Ramos declarou oficialmente aberta a Jornada em Terapia Cognitivo-Comportamental do HSM, marcando o início da programação científica. Ao longo do dia, foram realizadas 11 palestras abordando temas essenciais para a prática clínica, como transtornos alimentares, TDAH em adultos, luto, insônia, depressão e os avanços da TCC no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros assuntos.

Entre os participantes estava Vanessa Magalhães, 24 anos, estudante de Psicologia e estagiária do HSM, que destacou a riqueza do conteúdo apresentado. “Essa jornada é mais um evento riquíssimo em conhecimento. Os profissionais e palestrantes compartilham experiências valiosas que vão nos ajudar a cuidar da saúde mental da população de forma diferenciada, com um olhar humanizado e integrativo”, relatou.

A estudante de Psicologia, Vanessa Magalhães, destaca a relevância dos conteúdos apresentados na Jornada

O evento foi finalizado com um momento de troca de experiências sobre as estratégias utilizadas no ambulatório de Psicoterapia do HSM, reafirmando o papel do hospital como um importante centro de referência em saúde mental e formação profissional. “A 1ª Jornada em Terapia Cognitivo-Comportamental do HSM reforça a valorização do conhecimento científico, do diálogo interdisciplinar e do compromisso contínuo com a qualificação da assistência prestada à população”, destacou Wesley Ramos.