Lesão por pressão: semana educativa do HGWA leva informações sobre prevenção e tratamento de feridas complexas

26 de novembro de 2025 - 17:12 # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e Fotos

Profissionais e acompanhantes participam de atividades lúdicas sobre cuidados com a pele e prevenção de lesões

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), referência em cuidado hospitalar de média e alta complexidade, promove mais uma edição da Semana de Prevenção de Lesão por Pressão, campanha da Associação Brasileira de Estomaterapia, que reforça a importância do serviço. A especialidade é responsável pelo cuidado de feridas complexas, casos de incontinência e estomias (canais abertos cirurgicamente para exteriorizar parte do sistema respiratório, digestório ou urinário). Também desempenha papel essencial na prevenção dessas lesões.

A iniciativa aproximou o cuidado dos familiares, como Sueli Liduína, filha e acompanhante do paciente José Guido, de 82 anos, diagnosticado com Alzheimer e que vem recebendo, entre outros tratamentos, os cuidados da estomaterapia. “Acho um trabalho importante demais. Meu pai tinha duas escaras necrosadas, a estomoterapeuta fez toda a medicação, todo o preparo, retirou uma parte. Se não fosse esse trabalho, não tinha como ele ficar sarado. Já está ótimo para cicatrizar. Me sinto preparada para quando estiver em casa, pois elas já me passam todo o procedimento que eu vou ter que fazer, toda conduta que eu tenho que tomar.”

Enfermeira estomaterapeuta conduz momento formativo durante a programação da Semana de Prevenção

A enfermeira estomoterapeuta Camila de Aparecida explica que o trabalho da equipe no HGWA é abrangente e envolve desde respostas e pareceres até ações de busca ativa nas unidades. “Aqui no HGWA nós respondemos pareceres que são as solicitações que a equipe multi faz por meio do sistema, solicitação de interconsulta para atendimento especializado. Vamos nas unidades, respondemos esses pareceres e, além disso, também fazemos busca ativa. Vamos em cada leito e conversamos com os enfermeiros responsáveis para saber se há um paciente com potencial cuidado para acompanhamento da estomaterapia, seja por nova lesão por pressão, feridas ou demandas relacionadas às estomias.”

O serviço também atua no ambulatório. Por lá, é feito o acompanhamento de pacientes com lesão vascular e de pacientes que receberam alta e seguem com a estomaterapia até a cicatrização da ferida. Camila reforça a abrangência da especialidade.

“O estomoterapeuta cuida principalmente de feridas, feridas complexas e da prevenção. Uma lesão pode levar o paciente a um estado grave e até mesmo ao óbito. Se a gente conseguir prevenir, evitamos incidentes graves e evitáveis na área da saúde. Além disso, cuidamos de estomias e incontinência urinária e fecal.”

O padrão-ouro da prevenção

Estomaterapeutas do HGWA reforçam compromisso com a segurança e o bem-estar do paciente

Durante a semana, a equipe reforçou que a chamada mudança de decúbito, ou seja, a mudança da posição de um paciente acamado ou com mobilidade reduzida para aliviar a pressão em áreas específicas do corpo, segue sendo a medida mais eficaz para evitar lesões. “O padrão-ouro da prevenção é a mudança de decúbito a cada 2 horas. O maior agente causador de lesão por pressão é justamente a pressão sobre a proeminência óssea. Aliviando essa pressão, conseguimos evitar.”

O HGWA também dispõe de tecnologias de apoio. A unidade conta com colchão pneumático, que alivia a pressão a cada 20 minutos; espumas multicamadas, que redistribuem a pressão; além de cremes e sprays de barreira, que protegem a pele.

A gerente de enfermagem do HGWA, Verangela Azevedo reforça que a estomaterapia é essencial para garantir cuidados especializados ao paciente significa proporcionar melhor autonomia e qualidade de vida.

“A enfermagem desempenha um papel fundamental na prevenção das lesões por pressão, atuando diretamente no cuidado, na avaliação de riscos e, principalmente, na orientação de pacientes, familiares e equipe multiprofissional. A educação em saúde é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a incidência dessas lesões, que são eventos adversos evitáveis e diretamente relacionados à qualidade assistencial”, pontua.

Integração multiprofissional

Durante a programação, a equipe compartilhou conhecimentos com profissionais e acompanhantes, reforçando que a prevenção é uma das chaves para garantir segurança e qualidade de vida aos pacientes. A médica Larissa Rios, da Clínica Médica, reforça o impacto do trabalho conjunto. “A gente vê que faz muita diferença no cuidar dos nossos pacientes. Muitos chegam com lesões, com erisipela, e esse cuidado ajuda muito junto ao nosso trabalho clínico. Temos muitos pacientes acamados, e faz muita diferença evitar que novas lesões apareçam ou progridam, porque isso dificulta o cuidado e a desospitalização.”

O médico Isânio Martins também destaca a parceria: “Temos um vínculo fortalecido com a equipe de estomaterapia. No dia a dia, avaliamos os pacientes e, muitas vezes, a equipe já identificou a lesão previamente e nos aciona. Solicitamos pareceres formais para que a estomaterapia acompanhe mais de perto. Seguimos juntos, com intervenções medicamentosas e reforçando medidas essenciais como a mudança de decúbito, para promover a melhora das lesões.”

Programação

A programação no HGWA segue durante toda a semana. Na abertura, a equipe realizou recepção no hall de entrada e, à tarde, foi ministrada a palestra “Prevenção de Lesão por Pressão – Protocolos e Tecnologias”, com a enfermeira estomoterapeuta Larissa Tavares. Já nesta quarta-feira (26), além das dinâmicas, houve Blitz da Campanha Mude de Lado.

Nesta quinta-feira (27), continuam as blitze nas unidades e a segunda edição do curso teórico-prático de lesões, novamente com Cibelle Costa. Já na sexta-feira (28), a manhã contará com a palestra “A importância do registro da enfermagem e suas atribuições legais”, com a enfermeira Marylin Martins Rabelo. À tarde, encerrando a programação, será realizada a palestra “Cuidar é Prevenir: o papel do acompanhante na prevenção de lesões por pressão”, com a enfermeira estomoterapeuta Samira Rocha.