Suor Preto ocupa Estação das Artes com edição Toma Pagodão
26 de novembro de 2025 - 13:40 #Estação das Artes #programação #Suor Preto #Toma Pagodão
Ascom Estação das Artes - Texto
Divulgação - Fotos

A programação do fim de semana também contará com discotecagem, música periférica, pagode, intervenção de dança, atividade infantil e Circuito do Samba
O fim de semana na Estação das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante – traz uma programação gratuita que celebra a cultura negra e as sonoridades brasileiras. Entre discotecagem, cortejo, shows e programação infantil, o público vivencia encontros que reafirmam memória, identidade e diversidade.

A sexta (28) começa às 18h com discotecagem da DJ Nandi. Produtora cultural e artista visual, Nandi atua na cena fortalezense desde 2014 integrando projetos e coletivos que dão visibilidade a pessoas negras, periféricas e LGBTQIAPN+. A pesquisa musical transita por ritmos oriundos de periferias e do povo preto, passando por afrobeat, afrohouse, funk mandelão, brega funk, rap, trap e techno, além de brasilidades e latinidades, como tribal, guaracha, grime e rock doido.
Às 20h, a Estação recebe, em parceria com o Sesc, o show de Luiza Nobel, cantora, compositora e performer cearense. A apresentação traz uma fusão de reggae, brega funk, hip hop, forró e outros ritmos, conduzida por sua voz marcante. A artista mistura influências da música caribenha e afro-brasileira, com presença de palco performática e uma obra que valoriza corpos dissidentes, abordando MPB Pop, cultura nerd e realismo fantástico. O show contará com interpretação em Libras.

Suor Preto leva Toma Pagodão ao palco da Estação das Artes no sábado (29)
No sábado (29), a edição Toma Pagodão da festa-manifesto Suor Preto chega à Gare da Estação, trazendo para o espaço a potência musical e política da swingueira cearense, do pagodão baiano e da axé music. A proposta reconhece esses ritmos como expressões que marcaram a identidade de juventudes negras nas periferias do Nordeste, presentes nas escolas de dança, nos paredões e nas quebradas, onde a dança se constrói como linguagem, ocupação e afirmação.
A pista será comandada por DJ Viúva Negra, que sobe ao palco às 18h, seguida por DJ Nayma, às 19h10 e, fechando a noite, DJ Negona, às 20h20. Artistas da cena preta cearense, trazem referências afro-diaspóricas em camadas de beats, brasilidades e performances. Criada em 2019, a Suor Preto afirma-se como um espaço de protagonismo e acolhimento para artistas negros independentes, com trilha 100% negra e o compromisso de fortalecer comunidade, autoestima e liberdade estética.
Domingo na Estação integra Circuito do Samba além de trazer oficina e espetáculo

O domingo começa às 10h com a oficina infantil “Desenho de uma linha só”, na qual crianças experimentam a técnica do desenho contínuo inspirada nos estudos de Pablo Picasso. A atividade propõe momentos de criação individual com foco na linha como elemento principal do desenho e será conduzida pela arte-educadora Fleuri Cardoso, com assistência de Talita Késsia.
Às 11h, o público confere o espetáculo “Malemole”, um trabalho cênico em dança idealizado e interpretado por Déborah Santos e Jônatas Joca. O projeto investiga a malemolência como linguagem e corpo político, abordando diáspora, malandragem e ruptura dos padrões coloniais de movimento. A cena propõe sinuosos desvios como gesto de elegância e resistência, evocando um corpo “esperto e mole”, que comunica por meio de presença, memória e improviso.
Em alusão ao Dia Nacional do Samba, celebrado no início de dezembro, Estação das Artes, Mercado AlimentaCE e Theatro José de Alencar (TJA) farão uma programação especial de quase dez horas no próximo domingo: o Circuito do Samba. O evento compõe a programação do III Festival Afrocearensidades.
A festa começa às 11h, com cortejo do bloco A Turma do Mamão, que sairá do Moura Brasil, com concentração na Praça do Muriçoca, rumo ao Mercado AlimentaCE, na Estação das Artes. Em seguida, 12h15, é a vez do cantor Dipas realizar a apresentação “Onde tudo começou”, na Gare da Estação. O show traz no repertório uma mescla de música autoral e sambas clássicos de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal. A partir das 15h, o bloco A Turma do Mamão segue em cortejo da Estação das Artes até o Theatro José de Alencar, pela rua 24 de Maio, onde a programação seguirá até as 20h.
O Circuito do Samba é uma ação integrada da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante, que segue com atuação estratégica entre seus espaços culturais, alcançando outros espaços e municípios, potencializando o acesso à arte e a cultura.
Estação das Artes abraça campanhas no mês de Novembro
As atrações do mês de novembro compõem a programação da III edição do Festival Afrocearensidades com o tema “Encruzilhadas, memórias e bem-viver”. O evento marca as celebrações do mês da Consciência Negra. A ação é resultado de diversas articulações institucionais conduzidas pela Secretaria de Igualdade Racial (SEIR) juntamente com a Secretaria da Cultura (Secult) e as organizações sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante, que realizam uma série de atividades na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) a partir de escutas com os movimentos sociais, movimento negro e Povos de Comunidades Tradicionais – PCTs (quilombolas e povos de terreiro).
Além disso, até o dia 30 de novembro, a Estação das Artes será um dos pontos de arrecadação da campanha Natal Ceará Sem Fome 2025, iniciativa do Governo do Ceará que chega à sua terceira edição com o objetivo de arrecadar brinquedos novos para as crianças atendidas pelo Programa Ceará Sem Fome. A meta deste ano é arrecadar 100 mil unidades e serão aceitos apenas brinquedos novos, não embalados e que não façam apologia à violência. Além da Estação das Artes, as doações podem ser feitas nos seguintes pontos de entrega: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar e Theatro José de Alencar. Toda a arrecadação será destinada às crianças no dia 22 de dezembro, durante a Ceia Natalina das Cozinhas Ceará Sem Fome, realizada simultaneamente nos 184 municípios cearenses.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias: 28 a 30 de novembro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Mais informações:
Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara
Sexta, 28
18h às 19h50 – DJ Nandi
20h às 21h30 – Luiza Nobel (Parceria Sesc)
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras
Sábado, 29
18h às 21h30 – Suor Preto – Edição “Toma Pagodão”, com DJs Viúva Negra, Nayma e Negona
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo, 30
Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina infantil “Desenho de uma Linha Só”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia
11h às 11h40 – Espetáculo “Malemole”, com Déborah Santos e Jônatas Joca
11h – Circuito do Samba | Cortejo do Bloco Turma do Mamão, saindo da Praça do Muriçoca, no Moura Brasil, ao Mercado AlimentaCE
12h15 às 14h45 – Circuito do Samba | Show “Onde tudo começou”, com Dipas
15h – Circuito do Samba | Cortejo do Bloco Turma do Mamão, saindo do Mercado AlimentaCE ao Theatro José de Alencar
*O Circuito do Samba, projeto em parceria com o @mercadoalimentace e o @tja.theatrojosedealencar, contará com quase 10h de reverência ao ritmo afro-brasileiro. A programação completa está disponível nas redes sociais dos equipamentos.
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre