Ceará realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
28 de novembro de 2025 - 16:59 #conferência #Etapa Estadual #trabalho
Ascom SET - Texto e Imagem

Encontro reúne trabalhadores, empregadores e governo para debater desafios do mundo do trabalho e formular propostas para a etapa nacional de 2026
Ceará realizará a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento acontece nos dias 01 e 02 de dezembro (segunda e terça-feira), no prédio do Sebrae, no Centro de Fortaleza.
A abertura ocorre nesta segunda, às 16h, com a participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, secretário do Trabalho do Estado do Ceará, Vladyson Viana, e do superintendente regional do Trabalho do Ceará, Carlos Pimentel, dentre outras autoridades.
No dia 2 de dezembro (terça-feira), o evento reúne representantes de trabalhadores, empregadores e governo para discutir os desafios atuais do mundo do trabalho e formular propostas que serão levadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.
A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, dedicado à construção de diretrizes e políticas públicas voltadas à promoção do trabalho decente, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável.
Segundo o Diagnóstico do Trabalho Decente do Ceará, o estado apresenta avanços importantes na geração de empregos e na formalização das relações de trabalho, com crescimento no número de trabalhadores com carteira assinada e ampliação da proteção previdenciária. A taxa de desocupação permanece acima da média nacional, refletindo desigualdades regionais e estruturais, mas o estado registra progressos na participação das mulheres, no acesso dos jovens ao mercado de trabalho, e na redução do trabalho infantil. Persistem desafios como a elevada informalidade em segmentos específicos, desigualdades salariais e a necessidade de expandir a qualificação profissional diante das transformações tecnológicas e produtivas.
Para o superintendente regional do Trabalho do Ceará, Carlos Pimentel, a etapa estadual será um momento estratégico para fortalecer o diálogo social e consolidar propostas que representem a diversidade econômica e social do estado.