Com a proximidade do inverno, SOP alerta secretarias e demais órgãos públicos sobre a importância da manutenção preventiva nas cobertas e calhas

28 de novembro de 2025 - 14:52 # # #

Gabriela Erotilde - Ascom SOP - Texto

Com a aproximação da quadra chuvosa no Ceará, a Superintendência de Obras Públicas (SOP-CE) está reforçando as ações de conscientização sobre manutenção preventiva predial nos equipamentos do Estado. A iniciativa busca garantir que as edificações públicas permaneçam seguras e funcionais, evitando transtornos comuns nesse período, como infiltrações, alagamentos e danos estruturais.

De acordo com o diretor de engenharia de edificações da SOP, Cláudio Brito, o trabalho intensificado nesta época do ano tem como foco os pontos mais vulneráveis das estruturas.

“O primeiro passo é olhar as calhas, principalmente as situações referentes a folhas, fazer a poda de árvores, verificar as coberturas, telhas quebradas, telhas afastadas por causa do vento e ações de animais.”

O diretor reforça que pequenos ajustes podem evitar grandes prejuízos, lembrando que muitas ocorrências poderiam ser impedidas com intervenções simples.

“O ideal é que as telhas sejam recolocadas no seu local, evitando prejuízos. Às vezes, uma simples telha afastada causa uma infiltração que danifica forro, parede, equipamentos e instalações, podendo causar até acidentes graves com os funcionários.”

Embora a SOP atue continuamente para manter os equipamentos estaduais em condições adequadas, Brito destaca que a eficiência total do processo depende também do engajamento das demais secretarias.

“É muito importante lembrar que cada secretaria é responsável por realizar a manutenção preventiva. No período de chuva deve ser feito mensalmente e fora dessa época, a cada três meses.”

A ação rápida de cada órgão é crucial para proteger as estruturas do Estado e garantir mais eficiência durante o período de chuvas. Com planejamento, vistorias contínuas e respostas rápidas, a SOP segue atuando para proteger as estruturas do Estado. Mas é o esforço conjunto com cada órgão cuidando de seus próprios prédios que garante segurança no ambiente de trabalho e preserva a plena funcionalidade dos serviços públicos oferecidos à população.

Para mais informações acesse o guia de manutenção preventiva