Governo do Ceará autoriza início das obras para o Hospital Regional do Maciço de Baturité
29 de novembro de 2025 - 13:37 #hospital regional #Maciço de Baturité #obras #Rede Sesa
Isabella Campos - Ascom Casa Civil -texto
Estácio Jr. - Casa Civil - fotos

Com sede em Baturité, o hospital estadual terá 239 leitos
O Governo do Ceará autorizou, neste sábado (29), o início das obras de construção do Hospital Regional do Maciço de Baturité. Importante para a descentralização da saúde no estado, o governador Elmano de Freitas assinou a ordem de serviço acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; do prefeito de Baturité, Herberlh Mota; e de outras autoridades.

Com o objetivo de reduzir transferências e ampliar o acesso a serviços de média e alta complexidade para a população do Maciço de Baturité, o Hospital Regional contará com 239 leitos. O governador Elmano de Freitas, filho da região, comemorou o início das obras. “Tenho certeza de que hoje é um dia histórico. Tenho convicção de que essa obra vai transformar a região, melhorando a qualidade de vida da nossa população”, pontuou o governador.

Beneficiando mais de 232 mil cearenses, o hospital atenderá a população dos 13 municípios que integram o Maciço de Baturité: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.
“Este Estado tem quase 300 anos, e, em todo esse tempo, o povo do interior não teve o direito de ter o seu próprio hospital. Antes, se precisasse de atendimento, tinha que ir para Fortaleza. Esse tempo está ficando para trás”, concluiu o governador.
Sonho se tornando realidade
Moradora de Barreira, um dos municípios beneficiados pelo Hospital Regional do Maciço de Baturité, Maria Gomes, de 61 anos, afirmou que, neste sábado (29), um sonho começa a se tornar realidade. “Isso aqui é um sonho de toda a população da região, principalmente dos mais pobres, que não têm condições de ficar se deslocando para Fortaleza ou outra cidade em busca de atendimento”, destacou.

Feliz com a chegada do hospital, Maria contou que está ansiosa para ver a população utilizando o novo equipamento. “Esse é um benefício sem fim para a gente. Eu mesma não tenho condições de buscar atendimento complexo na rede particular e conheço muitas pessoas que também não têm essa possibilidade. Estou ansiosa para ver a população usando esse hospital. Hoje, o sonho se torna esperança”, completou.
Atendimento de alta e média complexidade
Com o nome de Hospital Polo Regional Papa Francisco, o equipamento receberá um investimento de R$ 255,7 milhões para a 1ª etapa, que compreende a execução da obra.
A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, classificou o dia como um “marco histórico” para a saúde pública. “Hoje é um dia de festa, um marco histórico para Baturité e para a saúde pública estadual. Aqui assinamos a transformação da saúde de Baturité e de todo o Maciço”, ressaltou. “Para estarmos aqui hoje, trabalhamos de forma conjunta, com base nas necessidades da população. Avaliamos o que a região mais precisava e planejamos o hospital e suas especialidades a partir disso”, explicou a secretária.

Quando estiver concluído, o hospital oferecerá sete especialidades: Emergência (porta aberta); Traumato-Ortopedia (porta aberta); Obstetrícia (porta aberta); Pediatria Clínica; Clínica Geral; Cirurgia Geral; e Cirurgia Obstétrica.
Com a implantação do curso de Medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a secretária reforçou que o hospital também será um espaço de formação. “O hospital é um lugar de tratamento e cura, mas também de ensino. Ele será campo de internato para alunos de graduação da área da saúde, para residência médica e multiprofissional, além de espaço para pesquisa”, detalhou.
Além da prestação de atendimento à população, o hospital estadual também impactará a geração de empregos na região. No pico da obra, serão 500 operários trabalhando na construção do equipamento.
Melhor qualidade de vida

Quem também comemorou o momento foi Habnar Souza de França. Acompanhada pelo filho de 5 anos, a dona de casa ressaltou a importância da obra. “Isso aqui vai ser muito bom para toda a população. A gente vai ter atendimento aqui. Meu filho, de 5 anos, vai viver algo que eu não vivi: saúde perto de casa”, afirmou.
O prefeito de Baturité, Herberlh Mota, agradeceu ao Governo do Ceará por proporcionar esse avanço para a população do Maciço e relembrou a trajetória até a conquista. “É uma satisfação e uma honra estar aqui neste dia em que damos início às obras do nosso tão sonhado Hospital Regional do Maciço de Baturité. Hoje é um dia de festa para o povo de toda a região, para todos nós que trabalhamos de forma incansável para que este momento acontecesse. Passa um filme na nossa cabeça; vivemos toda uma trajetória até chegar aqui”, finalizou.
