SSPDS deflagra operação integrada para coibir crimes em Maranguape
29 de novembro de 2025 - 13:15 #Maranguape #Operação Integrada #SSPDS
Ascom SSPDS - texto e fotos

Com o intuito de coibir ações criminosas, especialmente Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), bem como desarticular grupos criminosos, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou na manhã deste sábado (29), uma operação integrada no município de de Maranguape, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do estado.
Os trabalhos policiais contam com a participação de profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense (Pefoce), das Coordenadorias Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), de Inteligência (Coin/SSPDS), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), além de profissionais do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran). As equipes partiram, na manhã deste sábado, da sede do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, para Maranguape.

As ações também visam reforçar saturações preventivas, fiscalização e abordagem de pessoas suspeitas, com o intuito de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). Os trabalhos policiais são baseados em dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Balanço de capturas
As ações de combate aos crimes em Maranguape resultaram, de janeiro a outubro deste ano, em 382 capturas decorrentes de flagrantes ou de cumprimentos de mandados de prisão; o que representa um aumento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram capturadas 259 pessoas. Além disso, as Forças de Segurança apreenderam, no município, 106 armas de fogo entre janeiro e outubro de 2025, um aumento de 51,4% se comparado ao igual período de 2024, quando houve 70 apreensões.
Já em todo o estado do Ceará foram contabilizados 29.408 casos de prisões em flagrante ou por mandado de janeiro a outubro de 2025, um aumento de 15,9% em relação ao mesmo período de 2024 quando foram registradas 25.369 capturas. Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.