Esp-CE começa a formar nova turma de especialistas em Atenção Primária à Saúde

1 de dezembro de 2025 - 16:48 # # # # #

Juliana Marques - Ascom Esp-CE - Texto
Raiane Ferreira - Foto e video

Uma mesa-redonda sobre APS, conduzida por gestoras da ESP-CE e da Sesa, marcou a aula inaugural do curso

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), deu início às atividades da segunda turma do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde (APS).

São 55 profissionais das mais diversas áreas — como fisioterapia, psicologia, enfermagem, odontologia e nutrição — contemplados pela iniciativa. Eles foram aprovados em processo seletivo que mobilizou mais de mil candidatos.

A aula inaugural ocorreu na última sexta-feira (28), na sede da instituição de ensino, em Fortaleza, reunindo discentes, equipe pedagógica e gestores da Saúde.

O psicólogo Gésion Lima, 33, de Morada Nova (CE), é um dos alunos. Ele conta que sempre quis atuar na APS. Há cerca de três anos, o profissional foi aprovado num concurso público para agente comunitário de saúde (ACS). Hoje, Lima acompanha cerca de 650 pacientes e espera, por meio dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, aperfeiçoar, ainda mais, o atendimento prestado à população. Assista ao depoimento:

Com 12 anos de experiência na área da saúde, a também aluna do curso e técnica de enfermagem Welinádia Tavares, 36, de Brejo Santo (CE), compartilha da mesma expectativa de poder transformar os serviços prestados por ela a partir dos ensinamentos da trilha formativa.

Ficha técnica

Segundo a gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Ligia Lucena, a especialização estrutura-se em três módulos, perpassando por temas diversos, entre eles “Territorialização e diagnóstico de saúde da comunidade”, “Vigilância em Saúde na APS” e “Educação Permanente e Extensão na Atenção Primária à Saúde”, a fim de ampliar a capacidade técnica dos profissionais de fortalecer o cuidado na “porta de entrada” do Sistema Único de Saúde (SUS).

A gestora também explica que atualizações foram feitas no currículo da formação para a nova turma. “Nós aprimoramos algumas temáticas com o intuito de trazer a parte de inteligência artificial como conteúdo, além de aperfeiçoar a forma de acompanhamento desses alunos por parte dos tutores ao longo do processo formativo. Nossa meta é sempre melhorar as práticas em serviço, entregando à população profissionais cada vez mais capacitados.”

A partir de agora, os alunos se encontram duas vezes ao mês, ao longo de um ano, na ESP/CE, para participar das aulas, complementadas por atividades em ambiente virtual de aprendizagem.