Museu da Imagem e do Som promove mostra de artistas cearenses que atuam com arte e tecnologia

1 de dezembro de 2025 - 11:29 # # # # #

Ascom MIS - texto e fotos

A mostra Sinergia acontece de 3 a 6 de dezembro, com shows, performances e instalações artísticas

O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove, de 3 a 6 de dezembro, a mostra Sinergia, apresentando diversos artistas cearenses que desenvolvem trabalhos a partir das relações entre arte e tecnologia. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão parceira do Instituto Mirante.

Mostra Sinergia

A mostra Sinergia apresentará, de 3 a 6 de dezembro, dez obras de diversos artistas do Ceará que atuam com arte imersiva, interativa, mapping, instalação sonora e performances. A iniciativa acontece em vários espaços do MIS e mostra a diversidade da produção artística que vem sendo fomentada no estado. No último dia da programação, será possível conhecer também os projetos que foram desenvolvidos durante o Ateliê de Criação Conexão Criativa, iniciativa de formação e experimentação artística do MIS que teve sua primeira edição realizada em 2025.

Conheça a seguir os projetos e os artistas participantes da mostra Sinergia.

“Criar sobre presenças: um gesto político e poético”, de Aspásia Mariana e Lara Lima

Na quarta-feira (3), às 17h, acontece na sala imersiva do MIS a apresentação do projeto “Criar sobre presenças: um gesto político e poético”, de Aspásia Mariana e Lara Lima. Uma fala-performance, uma performance comentada: invenção. Paisagem sonora, cinema expandido e o corpo presente em cena. Inventar com as existências e criar com as ausências para tornar presença. Um encontro entre ficção e realidade. Dançar com Fuller e com essas mulheres é dançar com presenças que atravessam, afirmando que o corpo, ao criar, também reprograma o mundo. A dramaturgia se constrói em camadas de vídeo, projeções, trilha sonora original e efeitos visuais.

Aspásia Mariana é artista de atuação transversal, pesquisa relações entre dança, audiovisual e tecnologias. Formada em Dança, Audiovisual e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, investiga corpo, mediação tecnológica e a presença de mulheres nos avanços tecnológicos. Estudou na Escola de Arte e Mídia elmlaFructidor (FR), integrou o ateliê de Corpos Interativos e a primeira turma do Laboratório de Artes Visuais da Vila das Artes. Também é artista marcial (10ª graduação em Shaolin do Norte).

Lara Lima é artista visual e sonora, arquiteta, urbanista e pesquisadora do corpo. Integra o coletivo Aterra Flecha, voltado à valorização de artistas femininas no Ceará. Atua com sonoplastia para teatro e audiovisual, performances musicais e produção executiva. Pesquisa relações entre corpo e voz, presença, gesto, sonoridades não convencionais, paisagem sonora e poéticas tecnológicas.

“MulherMáquina!” de Thaís de Campos

Na quinta-feira (4), às 17h, acontece na sala imersiva do MIS a apresentação do projeto “MulherMáquina!”, de Thaís de Campos. Um experimento cênico-audiovisual de aproximadamente 40 minutos onde se mesclam, em camadas: projeção, som ao vivo e cena. Esse tem sido o caminho que a artista vem trilhando para elaborar poeticamente alguns temas que a atravessaram nos últimos anos: menopausa, esgotamento, ansiedade, envelhecimento, auto imagem, sexualidade… Uma forma de fabular, de jogar com a autoficção e a autobiografia, de aprofundar sua pesquisa entre linguagens, de fazer música com coisas ordinárias, de tocar as coisas e ser tocada por elas, transformando suas angústias em uma experiência artística única.

Thaís de Campos é artista multilinguagem, coletora e artesã de fragmentos, imagens e sons. Nascida em Recife e radicada em Fortaleza, no Nordeste do Brasil, desde 1999, é realizadora audiovisual, artista visual e musicista experimental. Graduada em Design de Moda (UFC – 2004) e em Cinema (Vila das Artes – 2009), é sócia da Caratapa (CE), integrante da produtora Visiones (RJ), do coletivo feminino de arte sonora AterraFlecha e gestora do Acervo Medusa. Atua também como diretora de arte e figurinista em projetos de cinema no Ceará e em outras regiões do país.

“Ode ao Mar Atlântico” de Eric Barbosa

Na sexta-feira (5), às 18h30, acontece na praça do MIS a apresentação do projeto “Ode ao Mar Atlântico”, de Eric Barbosa. O processo criativo transita entre a canção com ecos de experimentalismo, performance sonora, referenciais de ancestralidade percussiva, música improvisada e exploratória – coletando registros sonoros de cânticos de terreiros (presentes em ritos litúrgicos de umbanda e candomblé), elementos de biofonia como águas/areias como elemento de materialidade que permeiam o universo de suas composições, considerado na sua natureza – um laboratório de infinitas possibilidades auditivas – o projeto conta com a colaboração de artistas, performers e pesquisadores, como: Éden Barbosa, Nego Gallo, Natália Parente, Rami Freitas, Uirá dos Reis, Diego Maia e Wellington Gadelha.

Eric Barbosa é artista multidisciplinar, compositor e educador – através do agrupamento –  Ode ao Mar Atlântico – desenvolve um trabalho artístico com pesquisa em sonoridades que cria composições e práticas sonoras com base na investigação de composição e experimentações na música de invenção. O artista com o projeto finca sua pesquisa e investigação nas possibilidades artísticas de um tripé que envolve arte sonora (métodos instalativos sonoros), música exploratória/improvisada (introspecção) e músicas de terreiro ambientadas na umbanda e candomblé (transe corporal/ litúrgico).

Show Tempo Bravo, da banda Vacilant

A apresentação da banda Vacilant, com o show “Tempo Bravo”, que acontece no sábado (6), às 19h, na praça do MIS, propõe uma atualização das composições originais e integra novas criações, contando com um cover, e também músicas resultantes dos projetos solos e paralelos de seus integrantes, como Oscilama, de Felipe Couto e clau aniz. O show expande as experimentações entre som, imagem e performance, explorando o tempo, a imagem e o som como matéria sensível e atravessamento estético. Em cena, um cubo de ferro coberto com um tecido translúcido de 3m x 3m atua como corpo central: nele se projetam imagens em videomapping e projeções ao vivo, compondo um espaço imersivo no qual música, luz e vídeo se fundem em constante mutação. As imagens, ora oníricas ora espectrais, criam uma atmosfera de suspensão e fluxo.

Vacilant é um grupo formado por clau aniz, Felipe Couto, Taís Monteiro, Tuan Fernandes e Yuri Costa. Articula som e imagem em uma pesquisa sobre multilinguagens e processos de criação coletivos. clau, Felipe, Tuan e Yuri compõem a banda, enquanto Taís assina a direção e as visualidades — em diálogo com Tuan e clau, também artistas visuais. Yuri Costa assim a direção musical.

Ateliê de Criação Conexão Criativa

Também no sábado (6), das 15h às 17h, acontece na sala imersiva do MIS a reapresentação dos projetos do Ateliê de Criação Conexão Criativa, desenvolvidos pelos artistas Duda Barros Leal, Arquelano, vince aderaldo, Vitória, Lurex e Wellington Gadelha. O Ateliê é um projeto do MIS de formação e experimentação artística, iniciado em 2025, que selecionou esses seis artistas bolsistas para uma imersão de dois meses, culminando em uma mostra imersiva e interativa aberta ao público. A iniciativa valoriza processos coletivos e colaborativos, estimulando a integração entre artistas, pesquisadores e visitantes. Mais do que um laboratório, a atividade configura-se como um espaço de experimentação e investigação artística, onde a tecnologia se afirma como linguagem estética e meio de produção de conhecimento. Ao final da residência, os seis artistas apresentaram uma performance interativa na sala imersiva do MIS, resultado do percurso criativo desenvolvido ao longo do programa.

Serviço:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.

Mostra Sinergia 
Data: 3 a 6 de dezembro

“Criar sobre presenças: um gesto político e poético”, de Aspásia Mariana e Lara Lima
Quarta-feira (3), 17h, sala imersiva

“MulherMáquina!”, de Thaís de Campos
Quinta-feira (4), 17h, sala imersiva

“Ode ao Mar Atlântico”, de Eric Barbosa
Sexta-feira (5), 18h30, praça do MIS

Show “Tempo Bravo”, da banda Vacilant
Sábado (6), 19h, praça do MIS

Ateliê de Criação Conexão Criativa
Sábado (6), 15h às 17h, sala imersiva
Apresentação dos projetos dos artistas Duda Barros Leal, Arquelano, vince aderaldo, Vitória, Lurex e Wellington Gadelha.