Cartilha e Atlas do Cocó são tema de artigo científico em novo livro de educação ambiental
2 de dezembro de 2025 - 15:11 #educação ambiental #parque do cocó #Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente
Ascom Sema - texto e fotos

Duas importantes produções do Projeto RestauraCocó integram agora o livro digital Educação Ambiental Aplicada ao Planejamento Local, recém-publicado pela Editora In Vivo. O artigo analisa a Cartilha “O Cocó é Nosso” e o Atlas Estadual do Parque do Cocó, ambos desenvolvidos para ações educativas em escolas do entorno do Parque Estadual do Cocó.
Voltados para despertar a conscientização ambiental e o sentimento de pertencimento ao território, os materiais foram concebidos especialmente para estudantes do Ensino Fundamental.
“O material foi desenvolvido a partir da parceria entre pesquisadores e estudantes. Se fundamentou nos resultados das pesquisas de campo e nas entrevistas com diferentes agentes envolvidos com o PEC.A ideia central é produzir material interativo e de fácil acesso, principalmente às crianças que estudam nas escolas próximas ao Parque Estadual do Cocó”, explica o coordenador do programa CientistaChefe SEMA/FUNCAP, Prof. Dr. Luis Ernesto.

A cartilha utiliza linguagem simples e recursos lúdicos,como jogos e conteúdos interativos, para apoiar oficinas educativas. O conteúdo aborda a importância ambiental, cultural e social do Parque do Cocó, considerado uma das maiores áreas verdes urbanas do país, além de ser o parque estadual mais visitado do Ceará e refúgio natural de diversas espécies da fauna e flora.

O material também apresenta as comunidades tradicionais que vivem no entorno, como pescadores e catadores de caranguejo, e alerta para os principais problemas ambientais observados na área: descarte irregular de lixo, abandono de animais e queimadas. Os estudantes são incentivados a propor ações de preservação e proteção do Parque.
Já o Atlas Estadual do Parque do Cocó reúne informações cartográficas que permitem aos alunos conhecer melhor a fauna, a flora, o rio Cocó e as principais intervenções urbanas existentes no entorno da Unidade de Conservação, como escolas, moradias e equipamentos públicos.

Sobre o Projeto RestauraCocó
O Projeto RestauraCocó é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (Sema/Funcap). O objetivo é promover a recuperação ambiental e ampliar a resiliência ecossistêmica do Parque Estadual do Cocó.
Acesse os materiais