Festival do BRICS, pré-estreia especial e Seminário de Acessibilidade movimentam o Cinema do Dragão
3 de dezembro de 2025 - 13:59 #brics #cinema #Dragão do Mar
Ascom Dragão do Mar - texto e foto

Programação da cine-semana amplia o diálogo entre culturas, políticas públicas e inclusão
De 4 a 12 de dezembro, o Cinema do Dragão equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), vinculado à Secult Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, apresenta uma agenda especial que inclui a 9ª edição do Festival de Cinema do BRICS, com sessões gratuitas, painéis e encontros institucionais entre representantes do audiovisual dos países-membros, e a pré-estreia do longa “Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe” (09/12), com presença de convidados. Na sequência, de 10 a 12/12, o Cinema realiza o Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual, com programação totalmente gratuita e acessível, reunindo mesas, estudos de caso, lançamentos, exibições comentadas e ações do Programa Sensorialidades, aprofundando o compromisso da instituição com políticas de acessibilidade sensorial.
Festival de Cinema do BRICS
O Cinema do Dragão recebe, de 04 a 07 de dezembro, a 9ª edição do Festival de Cinema do BRICS, com programação gratuita que inclui exibições de filmes, painéis e encontros institucionais entre autoridades do audiovisual dos países-membros. Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv), o evento reforça a cooperação cultural entre países do Sul Global e acontece no mesmo período que o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)+Ibero-Américas.
Ao longo de quatro dias, o Festival apresentará 16 filmes, entre longas e curtas-metragens de ficção, documentário e animação, com produções recentes de Brasil, China, Índia, África do Sul, Rússia, Indonésia e Emirados Árabes Unidos. Além das exibições, o evento promove articulações estratégicas no campo do audiovisual e ações de cooperação internacional voltadas ao fortalecimento das políticas públicas do setor.
Criado em 2016, o Festival de Cinema do BRICS é um evento anual itinerante realizado pelo país que assume a presidência do bloco. A edição brasileira de 2025 é uma das entregas da Presidência Pro Tempore do Brasil, reafirmando o compromisso do país com o fortalecimento das relações culturais internacionais.
Na quinta-feira (04), às 19h, a sessão de abertura do Festival será com o longa cearense “Morte e Vida Madalena”, dirigido por Guto Parente. Produzido pela Tardo Filmes, o filme é protagonizado pela atriz Noá Bonoba, que interpreta Madalena, uma produtora de cinema que tem que lidar ao mesmo tempo com a morte recente do pai, sua gravidez de 8 meses e a produção de uma ficção científica B onde tudo parece dar errado. “Morte e Vida Madalena” é o longa-metragem que representa o Brasil nesta edição do Festival, e será exibido em sessões simultâneas na sala 1 e 2 do Cinema do Dragão.
Avisos importantes sobre o Festival de Cinema do BRICS
Toda a programação do Festival de Cinema do BRICS é gratuita.
A sessão de abertura acontecerá, simultaneamente, nas duas salas do cinema. Para sala 1, os ingressos serão disponibilizados na plataforma Sympla no dia do evento, 04/12, a partir das 10h. Na sala 2, o acesso será destinado exclusivamente a convidados.
Para as sessões de filmes que acontecem entre os dias 05 e 07 de dezembro, o acesso será mediante retirada de ingressos na bilheteria física do Cinema do Dragão, sempre 1 hora antes de cada sessão.
Para os painéis realizados pela manhã na sala 2 do cinema, dentro da programação do Festival, o público interessado deve realizar credenciamento nos postos de atendimento localizados na Arena do Dragão. O cadastro é rápido e garante acesso ao Painel “BRICS e Audiovisual: soberania cultural e desafios de cooperação internacional”, na quinta-feira (04), às 9h45, e para Roda de conversa com representantes dos filmes do Festival, no sábado (06), às 9h45.
II Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual
Entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2025 (quarta a sexta-feira), o Cinema do Dragão realiza a segunda edição do Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual. Além de mesas redondas, a programação apresentará estudos de caso a partir de EXPERIÊNCIAS PARTILHADAS, lançamento de livros, exibição de filmes e ações do Programa Sensorialidades. Toda programação é gratuita e contará com intérpretes de LIBRAS. Compondo a mostra especial, as exibições dos filmes contarão com Audiodescrição (AD), Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) já incorporadas na tela de projeção. A iniciativa do Seminário dá continuidade ao esforço do Cinema para avançar na implementação, reflexão e aperfeiçoamento das políticas públicas relacionadas às acessibilidades sensoriais, garantindo o acesso do público e o avanço das ações de difusão acessíveis.
Ao longo de três dias, a programação do Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual se divide em três momentos: Às 15h, experiências partilhadas dos processos de acessibilização de obras audiovisuais. Em seguida, às 17h, acontecerão as mesas de debate e palestras. Por fim, às 19h, será a vez das exibições comentadas dos filmes que compõem a mostra especial. Reunindo gestores públicos, produtores, cineastas, artistas, exibidores, curadores e agentes diversos do campo do audiovisual, o Seminário dá continuidade às iniciativas voltadas à acessibilidade no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Pré-estreia especial
Na terça-feira (09), o Cinema do Dragão realiza a pré-estreia do longa “Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe”, dirigido por Sepideh Farsi. Exibido na última edição do Festival do Rio, o documentário traz o relato da cineasta que conecta-se com uma mulher palestina em Gaza que documenta a vida sob bombardeios. Seus mais de 200 dias de trocas digitais ganham um novo significado após a morte de Fatem em um ataque israelense, em 16 de abril de 2025, poucos dias após a seleção do filme para Cannes. O filme é uma coprodução da França, Palestina e Irã e tem a distribuição da Filmes do Estação. Seguindo a tarifa da terça-feira promocional, a sessão de pré-estreia contará com a presença de Maria Ines Dieuzeide, Karine Garcêz e de João Alfredo Telles Melo.
Festival de Cinema do BRICS
Data: 4 a 7 de dezembro
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza (CE)
Entrada gratuita – retirada de ingressos pelo Sympla
Dia 04/12 (quinta-feira)
19h – Sessão de Abertura – Longa-Metragem Brasil
Local: Cinema do Dragão
Sala 01 (público geral, retirada de ingressos pelo sympla no dia do evento a partir das 10h)
Sala 02 (somente para convidados)
Filme – MORTE E VIDA MADALENA
(Ceará, Brasil/ Portugal, Dir. Guto Parente, ficção, 85 min)
Sinopse: Madalena é uma produtora de cinema, grávida de 8 meses, prestes a rodar um filme de ficção científica B escrito por seu pai recém falecido. Quando Davi, o diretor do filme e seu ex-marido, desaparece misteriosamente do set, Madalena precisa fazer das tripas coração para conseguir terminar o filme antes do bebê nascer.
Dia 05/12 (sexta-feira)
9h45 às 12h30 – Painel BRICS e Audiovisual: soberania cultural e desafios de cooperação internacional
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
Participantes:
Joelma Gonzaga – Secretária do Audiovisual – Brasil
Frida Fan Jingwen – Gerente Sênior do Departamento de Programação e Exibição do Festival Internacional de Cinema de Xangai (SIFF) – China
Stacey Lefine – Gerente de Eventos – National Film and Video Foundation (NFVF) – África do Sul
Masana Chicheka – Diretora-Geral Interina de Desenvolvimento Cultural – África do Sul
14h30 – Sessão Longa-Metragem Indonésia
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
Filme – Gowok: O Kamasutra javanês (nome original: Gowok: Javanese Kamasutra)
(Indonésia, Dir. Hanung Bramantyo, ficção, 132 min)
Sinopse: Ratri, criada por uma respeitada gowok após ser abandonada pela mãe, cresce com uma beleza e magnetismo que chamam atenção. Ela se apaixona por Kamanjaya, um jovem de família nobre, que promete casar-se com ela após seus estudos — mas nunca retorna. Ferida pela traição, Ratri jura vingança e decide conquistar Bagas, o irmão de Kamanjaya, fazendo-o se apaixonar perdidamente por ela.
17h40 – Sessão de Curtas-Metragens 01
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
Ajude os Menor
(Alagoas, Brasil, Dir. Lucas Litrento e Janderson Felipe, ficção, 20 min)
Sinopse: Em um prédio em construção, um entregador almoça com amigos pedreiros e observa o conflito do engenheiro com o mestre de obras.
Sonho de uma Noite de Inverno (Nome original: A Winter Night’s Dream)
(Rússia, Dir. Svyatoslav Ushakov, animação, 16min)
Sinopse: Um acontecimento ocorrido em uma noite de inverno em uma cidade europeia parece misterioso e irreal. Um urso mecânico escapa de uma loja de brinquedos. Por que ele está fugindo e para onde está indo?Será que alguém nesta cidade está simplesmente se sentindo só, ansiando por abraços amigáveis e um pouco de calor?
Cegar o sacríficio (nome original: B(l)ind The Sacrifice)
(África do Sul, dir. Nakhane, ficção, 21 min.)
Sinopse: Uma família de nômades e seus criados vagueia pela terra sob a liderança de seu patriarca, o Pai, que os convenceu de que fala diretamente com Deus. Mas o Filho começou a questionar essa afirmação — e o Pai não tolerará essa rebeldia por muito tempo.
Mau: os sonhos-espíritos de Cheraw (nome original: Mau: The Spirit Dreams of Cheraw
(Índia, Dir. Shilpika Bordoloi, ficção, 8min)
Sinopse: Por meio da dança Cheraw (dança do bambu) e do folclore ritual de Mizoram, Mau: The Spirit Dreams of Cheraw revela a história esquecida de uma mãe que morre durante o parto. A dança, realizada para apaziguar seu espírito, representa uma memória intergeracional perdida. Essa crise cultural é explorada por meio de uma dança reimaginada do espírito materno, questionando o apagamento do conhecimento indígena e da sabedoria ancestral na região.
19h30 – Sessão Longa-metragem África do Sul
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
Filme – Sabática (Nome original: Sabbatical)
(África do Sul, Dir. Karabo Lediga, ficção, 110 min)
Sinopse: Ambientado em uma comunidade sul-africana unida, Sabbatical explora os laços delicados de família, identidade e passado. O filme acompanha uma renomada banqueira de investimento que, durante um colapso pessoal, retorna à casa de sua infância, abalando por completo o mundo de sua mãe. À medida que seu segredo vem à tona, a relação entre as duas é transformada para sempre.
Dia 06/12 (sábado)
9 às 10h30 – Encontro de Autoridades Audiovisuais do BRICS
Atividade fechada para convidados
10h30 às 12h – Encontro BRICS + convidados internacionais
Atividade fechada para convidados
9h 45 às 12h30 – Roda de conversa com representantes dos filmes do Festival
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
14h30 – Sessão Longa-Metragem Rússia
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
Filme – Amor à União Soviética (Nome Original: Lyubov Sovetskogo Soyuza)
(Rússia, Dir Nikita Vysotsky, Ilya Lebedev e Dmitry Iosifov, ficção, 148 min)
Sinopse: A história acompanha uma geração de pessoas extraordinárias que, sem terem vivido os horrores da revolução e da guerra civil, sonham construir uma nova vida guiada pelo amor e por grandes conquistas. Em meio a feitos, glórias, lealdades e traições, surge uma mulher que se torna o símbolo do sonho e do verdadeiro amor da União Soviética.
17h40 – Sessão de Curtas-Metragens 02
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
A Loba (Nome Original: She wolf)
(China, Dir. Yang Mu, animação, ficcão 20 min.)
Sinopse: Lin Lin e sua mãe vivem isoladas nas montanhas, dependentes apenas uma da outra. O isolamento deixa Lin Lin profundamente solitária. Um dia, contrariando a vontade da mãe, ela desce a montanha para brincar com as crianças da região e rapidamente se aproxima de Xiaohu e dos demais. Na tentativa de se encaixar e ser aceita, Lin Lin revela seu bem mais precioso — uma presa de lobo. Mas isso chama a atenção do pai de Xiaohu, um caçador. Que segredo se esconde no corpo de Lin Lin?
Laudelina e a Felicidade Guerreira
(Rio de Janeiro, Brasil, Dir. Milena Manfredini, doc, 15min)
Sinopse: Um retrato sensível de Laudelina de Campos Mello, ativista negra que teceu, com coragem e palavra, a luta das trabalhadoras domésticas do Brasil. Um filme sobre legado, força coletiva e memória.
Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando
(Roraima, Brasil, Dir. Aida Harika, Edmar Tokorino e Roseane Yariana, doc, 8min)
Sinopse: Uma mulher yanomami observa um xamã durante o preparo da Yãkoana, alimento dos espíritos. A partir da narrativa de uma jovem mulher indígena, a Yãkoana que alimenta os Xapiripë e permite aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos também propõe um encontro de perspectivas e imaginações.
Terang Bulan- A noite é longa e é só sua (The Night is Long and It’s Yours Alone)
(Indonésia, Dir. Guruh Nusantara, ficção, 18 min.)
Sinopse: Munawaroh, parteira respeitada da aldeia, cuida às escondidas de Mira, uma ex-prostituta rejeitada pela comunidade. Quando Mira desmaia durante uma reunião e sua vida e a do bebê ficam em risco, Munawaroh precisa escolher entre revelar o vínculo entre elas para salvá-la ou preservar sua própria reputação entre as mulheres conservadoras.
Zamjara
(Emirados Árabes Unidos, Dir. Alwiya Thani, ficção, 15 min.)
Sinopse: Hamad é um apresentador de rádio em ascensão prestes a se casar quando a vida lhe dá uma guinada inesperada. Um exame médico de rotina revela uma verdade devastadora: ele tem um tumor cerebral incurável. Com o tempo se esgotando, Hamad é forçado a reavaliar suas escolhas de vida. Como ele irá navegar por essas águas turbulentas em seus últimos meses — e será que conseguirá encontrar uma forma de fazer as pazes consigo mesmo?
19h30 – Sessão Longa-metragem China
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
Filme – A História Dela (Nome original: Her Story)
(China, Dir. Shao Yihui, ficção, 123 min)
Sinopse: A mãe solteira Wang Tiemei busca um novo começo com sua filha e acaba formando uma amizade transformadora com Xiao Ye, uma vizinha de personalidade oposta. Juntas, elas enfrentam traumas e desafios, enquanto novas relações com dois homens sensíveis às questões de gênero complicam e aprofundam seu processo de autodescoberta, empoderamento e entendimento sobre conexão humana.
Dia 07/12 (domingo)
9 às 12h – Encontros bilaterais – Delegações internacionais
14h30 – Sessão Longa-metragem Emirados Árabes Unidos
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
Filme – HOBA
(Emirados Árabes Unidos, Dir. Majid Al Ansari, ficção, 97 min)
Sinopse: Amani fica abalada e de coração partido quando seu marido, Khalid, leva uma segunda esposa para dentro de casa. Forçada a aceitar a situação e determinada a lutar pelo bem de sua filha, Noor, Amani permanece no lar e tenta reafirmar seu papel como matriarca da família. Conviver com a nova esposa, Zahra, destrói Amani emocionalmente e a coloca em uma espiral de declínio. Quando eventos sinistros e aparentemente paranormais começam a dominar a casa, Amani inicia uma busca frenética por respostas, deixando Noor temerosa pela sanidade da mãe. Movida pelo instinto e pelo terror, Amani fica cada vez mais convencida de que há algo sombrio no passado de Zahra — mas sua busca desesperada pela verdade ameaça afastá-la ainda mais da realidade.
17h – Sessão de encerramento – Índia
Local: Cinema do Dragão – Sala 02
Filme – KANTARA
(Índia, Dir Rishab Shetty, ficção, 149 min)
Sinopse: *Kantara* é uma história ambientada na vila fictícia de Dakshina Kannada que explora o antigo conflito entre humanos e a natureza. A convivência de uma tribo com a floresta é abalada por um oficial florestal que acredita que as práticas da tribo representam uma “ameaça” à terra, desencadeando uma série de complicações.
PRÉ-ESTREIA
GUARDE O CORAÇÃO NA PALMA DA MÃO E CAMINHE (França/Irã/Palestina, 2025)
Direção: Sepideh Farsi // 112 min. // 14 anos // Filmes do Estação
Sinopse: “Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe” é minha resposta, como cineasta, ao massacre contínuo dos palestinos. Um milagre aconteceu quando conheci Fatem Hassona. Ela se tornou meus olhos em Gaza, onde resistiu enquanto documentava a guerra, e eu me tornei o elo entre ela e o mundo, de sua ‘prisão de Gaza’, como ela a chamava. Mantivemos essa linha de vida por quase um ano. Os fragmentos de som e pixels que trocamos se tornaram o filme que você vê. A morte de Fatem, em 16 de abril de 2025, devido a um ataque israelense à sua casa, muda para sempre o significado do filme.
Sala 2 – Sessão:
Terça-feira (09/12) – 19h
Sessão seguida de debate
Convidadas/os: Maria Ines Dieuzeide, Karine Garcêz e João Alfredo Telles Melo
EM CARTAZ
[Sessão Vitrine Petrobras] A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS (Brasil, 2025) – 2ª Semana
Direção: Rafaela Camelo // 93 min. // 12 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.
Sala 1 – Sessão:
Quarta (10/12) – 17h30
Sala 2 – Sessões:
Terça (09/12) – 16h
O QUE A NATUREZA TE CONTA (Coréia do Sul, 2025) – 3ª Semana
Direção: Hong Sang-soo // 108 min. // 12 anos // Pandora
Sinopse: Dong-hwa e sua namorada Kim Jun-hee acabam embarcando em uma longa tarde que se estende quando ele conhece seus pais pela primeira vez.
Sala 1 – Sessão:
Quarta (10/12) – 15h30
Sala 2 – Sessão:
Terça (09/12) – 14h
A QUEDA DO CÉU (Brasil, 2024) – 3ª Semana
Direção: Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha // 108 min. // 12 anos // Gullane
Sinopse: A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme acompanha o importante ritual fúnebre Reahu, que mobiliza a comunidade Watorikɨ em um esforço coletivo para segurar o céu.
Sala 2 – Sessões:
Terça (09/12) – 17h
Quarta (10/12) – 19h10
CORAÇÃO JOVEM (Bélgica/Holanda, 2024) – 4ª Semana
Direção: Anthony Schatteman // 99 min. // 14 anos // Mares Filmes
Sinopse: Elias desenvolve sentimentos por seu novo vizinho Alexander. Ele logo percebe que está se apaixonando pela primeira vez. As interações com seus amigos e familiares trazem mais perguntas do que respostas. Confuso com seus sentimentos, Elias tenta resolver seu caos interior para provar que merece o coração de Alexander. A coprodução belga-holandesa foi selecionada na seção Geração Kplus do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde teve sua estreia mundial.
Sala 2 – Sessões:
Terça (09/12) – 19h
Quarta (10/12) – 13h40
O AGENTE SECRETO (Brasil/França/Holanda/Alemanha, 2025) – 5ª Semana
Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Sala 1 – Sessão:
Terça (09/12) – 14h
Sala 2 – Sessão:
Quarta (10/12) – 14h – II Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual