Jovens do CS Patativa do Assaré celebram formatura e projetam novos caminhos
3 de dezembro de 2025 - 12:54 #CS Patativa do Assaré #formatura #Sistema socioeducativo
Ascom Seas - Texto

“Esse certificado que recebemos hoje é muito importante. Uma oportunidade para mudar de vida, construir novas histórias e ajudar nossa família.” O depoimento de um adolescente do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré emocionou os presentes na manhã desta terça-feira (2), no auditório da Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira. A solenidade marcou a formatura de 14 jovens aprendizes do Curso de Logística, resultado da parceria entre a Seas, o Senai e a empresa RIP.
A cerimônia contou com a presença de familiares (pais, mães, irmãos, filhos e amigos) que celebraram, com emoção, mais um passo na trajetória de transformação dos jovens. Também participaram socioeducandos de outros centros, educadores, equipes técnicas, representantes do Sistema de Garantia de Direitos, autoridades e instituições parceiras.

Ao longo da formação, os adolescentes participaram de aulas teóricas e práticas, desenvolvendo competências essenciais para o setor logístico, área estratégica e em constante expansão. A capacitação promoveu não apenas conhecimento técnico, mas também disciplina, trabalho em equipe e uma visão mais ampla sobre o mercado de trabalho.
Durante o evento, o superintendente da Seas, Roberto Bassan, parabenizou as famílias e destacou o papel fundamental de cada uma no processo socioeducativo. “É importante saber que a família faz parte dessa caminhada. Essa conquista também é de vocês”, afirmou. Ele também reforçou o compromisso do Senai e da RIP: “Temos certeza de que essa parceria será duradoura, e a sua continuidade é de grande interesse para todos nós.”

O gerente de Educação do Senai, João Luiz Giffoni, ressaltou o impacto positivo das iniciativas conjuntas. “Quero parabenizar esses jovens que se dedicaram e agora estão colhendo as oportunidades que o mercado de trabalho oferecerá quando concluírem suas medidas. A parceria com a Seas seguirá ainda mais forte”, destacou.