Museu da Imagem e do Som do Ceará contribui para criação de categoria de artes imersivas no MICBR

3 de dezembro de 2025 - 13:55 # # #

Ascom MIS - texto e foto

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, realizado pelo Ministério da Cultura, Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, acontece de 3 a 7 dezembro na capital; edição é a maior da história

O Museu da Imagem e do Som do Ceará, espaço da Secult Ceará gerido pelo Instituto Mirante, reafirma seu compromisso com o fomento das artes digitais imersivas e interativas ao contribuir para a criação dessa categoria artística no MICBR – Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, evento realizado pelo Ministério da Cultura e que, neste ano, acontece em Fortaleza, de 3 a 7 de dezembro. Essa é a maior edição já realizada, com a região Ibero-América como convidada de honra. A ação combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking, reafirmando o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural. O Museu da Imagem e do Som participará durante três dias (4 a 6 de dezembro) de rodadas de negócios do MICBR, além de promover uma programação paralela, com a mostra Sinergia. A programação do MICBR+Ibero-América 2025 ocupará vários espaços culturais da cidade, englobando diversos setores da economia criativa, como Audiovisual, Artesanato, Circo, Dança, Gastronomia, Hip-Hop, Jogos Eletrônicos, Moda, Música, Teatro, entre outros. Aproveitando o protagonismo do MIS nas artes digitais imersivas, além dos demais setores da economia criativa já abraçados pelo MinC no evento, neste ano, as artes digitais imersivas também ganharam espaço na programação paralela do MICBR. O MIS indicou quatro profissionais franceses da área e, com o apoio do MinC e da Embaixada da França, a delegação virá a Fortaleza participar da programação do evento, em rodadas de negócios e palestras sobre artes imersivas e interativas.

O MIS também promove uma programação paralela ao evento. De 3 a 6 de dezembro, acontece a mostra Sinergia, apresentando diversos artistas cearenses que atuam com arte imersiva, interativa, mapping, instalação sonora e performances. A iniciativa acontece em vários espaços do Museu e mostra a diversidade da produção artística que vem sendo fomentada no estado. No último dia da programação, será possível conhecer também os projetos que foram desenvolvidos durante o Ateliê de Criação Conexão Criativa, iniciativa de formação e experimentação artística do MIS que teve sua primeira edição realizada em 2025. Confira a programação:

“Criar sobre presenças: um gesto político e poético”, de Aspásia Mariana e Lara Lima

Quarta-feira (3), 17h, sala imersiva

 

“MulherMáquina!”, de Thaís de Campos

Quinta-feira (4), 17h, sala imersiva

 

“Ode ao Mar Atlântico”, de Eric Barbosa

Sexta-feira (5), 18h30, praça do MIS

Show “Tempo Bravo”, da banda Vacilant

Sábado (6), 19h, praça do MIS

Ateliê de Criação Conexão Criativa

Sábado (6), 15h às 17h, sala imersiva

Apresentação dos projetos dos artistas Duda Barros Leal, Arquelano, vince aderaldo, Vitória, Lurex e Wellington Gadelha.

Investimentos da Cultura do Ceará em Inovação e Tecnologia

Desde 2022, a Secult Ceará, por meio do Museu da Imagem e do Som do Ceará, vem fomentando a formação, a produção e a difusão de projetos de artes digitais de artistas locais, nacionais e internacionais, por meio de exposições, editais de ocupação, ateliês de criação e oficinas direcionados à produção de artes imersivas. O MIS Ceará compreendeu a importância de seu papel como centro catalisador de ações na área, já que possui a única sala do Brasil com estrutura fixa adequada para receber obras do gênero. Localizada no andar -2 do Anexo, a sala imersiva do MIS dispõe de 10 projetores de alta qualidade, que projetam nas quatro paredes e no chão, mergulhando os visitantes dentro da obra audiovisual. O espaço também dispõe de sistema de som 5.0, conhecido como surround, que igualmente serve para promover maior imersão aos visitantes. Graças às ações do MIS Ceará, atualmente há diversos artistas cearenses produzindo obras imersivas, possibilitando que o estado se torne um pólo de criação em uma área que atualmente integra os grandes circuitos internacionais de arte, conforme indica a inclusão da linguagem no MICBR deste ano.

Com 350 empreendedores selecionados, representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, o MICBR+Ibero-América 2025 registrou 1.541 inscrições, um aumento de 62,7% em relação à edição anterior. E assim, o evento se consolida como o maior mercado público do setor no Brasil e uma política estruturante do MinC para ampliar oportunidades, circulação, profissionalização e internacionalização. A edição deste ano é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor. A abertura oficial acontece na quarta-feira (3), às 19h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

Conheça a delegação da França indicada pelo MIS Ceará e que estará presente no MICBR+Ibero-América 2025

Hannah Loué é gerente de programa da divisão Digital e Audiovisual do Institut français. Ela ingressou na equipe em setembro de 2018, onde trabalha para promover a circulação da criação digital francesa e acompanhar profissionais franceses no desenvolvimento de colaborações internacionais. Antes de integrar o Institut français, Hannah Loué foi gerente de programa dos serviços culturais da Embaixada da França nos Estados Unidos (com base em São Francisco), de 2013 a 2018.

O Institut français é a instituição pública responsável pelas ações culturais internacionais da França. No campo da criação digital, ele implementa projetos e programas que permitem a identificação, promoção, circulação e desenvolvimento internacional das criações digitais francesas. Trabalhando em estreita colaboração com a rede diplomática, promove o diálogo e a cooperação com profissionais estrangeiros da criação digital nos campos das artes digitais, experiências imersivas, videogames, mediação digital, novos formatos audiovisuais e criação sonora.

Marie Point é apaixonada pelas interseções entre arte, ciência e tecnologia. Graduada no mestrado em Gestão Cultural da Universidade Paris Dauphine, ela trabalha há mais de 15 anos no desenvolvimento de projetos artísticos inovadores, com reconhecida experiência em cooperação internacional. Desde 2021, é diretora da Dark Euphoria, uma agência de produção cultural e inovação especializada em arte digital e obras imersivas e interativas. Ela tem um interesse particular pela convergência entre artes cênicas e XR (realidade estendida) e foi responsável pela criação do evento “Performing Arts, Digital Stages” no Festival de Avignon. Como copresidente da PXN, a rede francesa de produtores de experiências digitais, foi nomeada uma das “100 Mulheres da Cultura” da França em 2024.

Michele Ziegler é uma mulher da cultura, da inovação e das artes digitais, e integrante da turma Women of Culture 2025. Como diretora do NewImages, ela defende a liberdade artística e apoia a criação imersiva por meio do NewImages Hub, que fundou para acompanhar artistas e profissionais dos setores digital e cultural. No cruzamento entre cultura, tecnologia e educação, ela promove uma abordagem aberta, centrada no humano e sustentável para a inovação artística, tornando a Cultura acessível a todos.

Vianney Quignon é o coordenador geral da HACNUM, a rede profissional francesa dedicada às artes híbridas e às culturas digitais, criada em 2020. Reunindo mais de 400 profissionais, a HACNUM tem como objetivo promover os interesses coletivos dessa comunidade diversa por meio de iniciativas que fortalecem e estruturam o setor — apoiando a criação artística híbrida e digital, compartilhando recursos e competências, estimulando a colaboração e auxiliando instituições e agentes culturais na promoção de práticas artísticas digitais e híbridas.

Programação do MIS

Quarta-feira

Dia 3 de dezembro

9h às 12h

Visita aos equipamentos culturais

17h às 18h

Sala imersiva do MIS – Mostra Sinergia – Performance “Criar sobre presenças, um gesto político e poético”, por Aspásia Mariana e Lara Lima

Quinta-feira

Dia 4 de dezembro

9h às 12h

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Participação do MIS em rodadas de negócios do MICBR

17h às 18h

“MulherMÁquina”, de Thaís de Campos

Quinta-feira (4), 17h, sala imersiva

 

Sexta-feira

Dia 5 de dezembro

9h às 12h

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Participação do MIS em rodadas de negócios do MICBR

18h30

Praça do MIS

“Ode ao Mar Atlântico”, de Eric Barbosa

 

Sábado

9h às 12h

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Participação do MIS em rodadas de negócios do MICBR

6 de dezembro

15h às 17h

Sala imersiva

Ateliê de Criação Conexão Criativa

Apresentação dos projetos dos artistas Duda Barros Leal, Arquelano, vince aderaldo, Vitória, Lurex e Wellington Gadelha.

19h, praça do MIS

Show “Tempo Bravo”, da banda Vacilant