SAP expande polo industrial no sistema prisional e gera mais empregos para pessoas privadas de liberdade

3 de dezembro de 2025 - 11:54 # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto e fotos

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) oficializou a entrada de mais uma empresa no sistema prisional cearense, por meio de chamamento público. A iniciativa amplia a atuação industrial e a oferta de oportunidades de emprego para pessoas privadas de liberdade. Além disso, a empresa Gata Stilosa também foi contemplada com a expansão de suas atividades, fortalecendo ainda mais sua presença no sistema prisional.

A reunião de oficialização contou com a presença do secretário da Pasta, Mauro Albuquerque, dos representantes das empresas e de membros da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Coispe). A Lumar Indústria e Comércio de Plásticos LTDA será instalada na Unidade Prisional de Aquiraz (UP Aquiraz) e atuará na fabricação de brinquedos e utilidades domésticas, com previsão de contratar 59 internos.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, ressaltou a importância das empresas dentro do sistema prisional. “A entrada de novas empresas no sistema prisional é uma oportunidade estratégica de gerar emprego, capacitar internos e promover a reinserção social. Com essa expansão, transformamos prisões em espaços produtivos, aumentando a oferta de mão de obra qualificada para o mercado e fortalecendo parcerias com a iniciativa privada. Nosso objetivo é garantir que cada pessoa privada de liberdade tenha dignidade, perspectivas de futuro e uma chance concreta de reconstruir sua vida”, concluiu.

O diretor e presidente da Lumar, Luciano José Moreiro, compartilhou sua visão sobre a entrada da empresa no sistema prisional. “Ao entrar no sistema prisional, temos grandes expectativas de colher bons frutos, especialmente na linha de montagem de brinquedos, que é o nosso grande objetivo. Conhecemos fabricantes de brinquedos no sul do país que já utilizam o sistema prisional e sabemos que funciona. Temos plena certeza de que teremos sucesso, oferecendo oportunidade de socialização e inserção no mercado de trabalho, para que essas pessoas não voltem ao crime”, afirma.

Ampliação da produção e de vagas

A empresa Gata Stilosa, especializada em confecção de peças de moda íntima, iniciou suas atividades na Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga 5), com a criação de 35 vagas de trabalho para internos, em sua fase inicial. A produção mensal da unidade é de 30 mil peças. A empresa foi contemplada em novo edital de chamamento público e ampliará sua produção com um novo espaço também na UP-Itaitinga 5.

A empresária da empresa Gata Stilosa, Alyne Elida, falou sobre a expectativa de ampliação da empresa dentro do sistema prisional. “Eu sempre tive a mentalidade de que ia dar certo. Hoje produzimos cerca de 1.500 peças por dia e nossa expectativa para o próximo ano é dobrar a produção. Quando surgiu a proposta de ampliar o espaço, eu não pensei duas vezes: ‘Vamos!’, sabendo que os resultados viriam. Hoje conseguimos ter qualidade no produto e evolução constante. Recebemos clientes que valorizam o nosso projeto dentro do presídio, e isso nos engrandece. Desde o início usamos a palavra ‘projeto’ e queremos expandir para outros materiais, suprir nossa necessidade de produção e aumentar nosso portfólio. É uma evolução significativa, e estamos confiantes de que podemos crescer ainda mais”, atenta.

Cadeias Produtivas

A presença de empresas nas unidades prisionais integra o projeto Cadeias Produtivas, que visa promover a qualificação profissional e a inserção laboral de internos. Atualmente, o programa já conta com mais de 20 empresas instaladas.

Os internos participantes do projeto trabalham 40 horas semanais e têm direito à remição de pena: a cada três dias trabalhados, um dia é abatido da pena. O salário é distribuído da seguinte forma: 50% é destinado à família do interno, 25% é depositado judicialmente para uso futuro após a liberdade, e os outros 25% são revertidos para o sistema prisional, contribuindo com melhorias internas.

Contato

Empresários ou industriais interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Coispe), pelo telefone (85) 2018-3294 ou e-mail coispe@sap.ce.gov.br.