Dragão do Mar sedia programação do MICBR+Ibero-América 2025 com debates, mentorias e showcases

4 de dezembro de 2025 - 15:42 # # #

Ascom Secult - Texto e Fotos

Um dos destaques é a Feira Criativa, com a participação de 350 empreendedores de todo o País

Até 7 de dezembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será um dos palcos do MICBR+Ibero-América 2025, encontro que reúne empreendedores, criadores, pesquisadores e gestores de todo o Brasil e de países ibero-americanos para discutir os rumos da economia criativa. A programação no Dragão do Mar destaca debates contemporâneos, atividades formativas, painéis de mercado e uma série de showcases que evidenciam a diversidade artística brasileira.

Entre os destaques desta edição estão palestras que abordam temas essenciais da economia criativa contemporânea, como o poder das narrativas, criatividade e território; sustentabilidade e futuro da cultura; inovação e convergência midiática; impacto social das artes; modelos de criação e circulação; e as transformações tecnológicas que moldam o mercado cultural. Os debates reúnem pesquisadores, gestores, criadores e especialistas de diferentes segmentos, trazendo múltiplas perspectivas.

Os painéis de mercado aprofundam temas como inteligência cultural, economia do patrimônio, IA e blockchain nas artes, globalização e streaming, gestão sustentável, jogos digitais, direitos autorais, moda autoral, territórios criativos, gastronomia e saberes tradicionais, economia criativa afro, clima e cultura, internacionalização e muito mais.

A programação inclui ainda um robusto conjunto de mentorias especializadas, voltadas para artistas, empreendedores e criadores dos setores editorial, dança, audiovisual, música, artesanato e design. As sessões tratam de desenvolvimento de projetos, carreira, mercado e circulação, além de estratégias de gestão e expansão internacional.

Além das atividades formativas, a cidade recebe showcases de moda, música, dança, circo, teatro e Hip-Hop, transformando Fortaleza em um grande palco multicultural durante os dias de evento.

Empreendedores e setores representados

O MICBR+Ibero-América 2025 também reunirá 350 empreendedores selecionados, representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Ao todo, 15 setores da economia criativa estarão presentes: Áreas Técnicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual e Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip-Hop, Jogos Eletrônicos, Moda, Museus e Patrimônio, Música e Teatro. A Feira Criativa do MICBR 2025 acontece de 10h30 às 20h, com acesso gratuito.

Realização

A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal. Apoio do Sistema S e da Fecomércio.