Etice apresenta projetos ao setor privado, em São Paulo, na Reunião da ABEP-TIC
4 de dezembro de 2025 - 16:34 #ABEP-TIC #Etice #ROCA #tecnologia
Texto e fotos: Ascom Etice

Os temas centrais para a agenda de governo digital para 2026 constituem o foco da discussão da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que realiza a 175ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA), em São Paulo. Iniciado nesta quinta-feira (4), o evento, que se estende pela sexta-feira (5), reúne presidentes e dirigentes das empresas públicas de TIC dos estados e do Distrito Federal, além de parceiros estratégicos do ecossistema de tecnologia.
O fórum debate cibersegurança, inteligência artificial aplicada ao setor público, proteção de dados, cloud (nuvem) soberana e a nova edição do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD). No Café da Manhã com o setor privado, que abre a programação, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo. apresentou o plano de investimentos e os projetos da companhia para 2026, que preveem ampliação do Cinturão Digital do Ceará (CDC), upgrade da infraestrutura do datacenter da Etice, soluções com inteligência artificial e outras iniciativas.

A programação da 175ª ROCA aborda o impacto dos deepfakes e da escalada das fraudes digitais, a proatividade e preditividade na segurança da informação no setor público, e inclui, também, reflexões sobre liderança, inovação e propósito na esfera pública. As empresas parceiras também conduzirão debates sobre temas estratégicos para o setor público: a LGPD, com apresentação de cases de privacidade e segurança da informação na administração pública; a transição da defesa tradicional para a defesa inteligente.
A reunião explora cenários sobre o futuro dos profissionais de cibersegurança com apoio da inteligência artificial; e “a virada de jogo da IA”, com foco no uso estratégico da IA para alavancar resultados em iniciativas de governo digital. Na sexta (5), a agenda tem início com apresentação sobre a nova edição do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD), com Marcelo Cornélio, vice-presidente de Inovação da ABEP, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na sequência, a programação destaca casos de transformação digital, com foco em soluções escaláveis e interoperáveis, além de um painel sobre Cloud Soberana, discutindo arquitetura, governança e segurança para dados críticos do setor público. O evento inclui ainda espaço para assuntos internos do Conselho de Associadas, seguido de encerramento e almoço.