Governador Elmano de Freitas propõe Plano de Cargos e Carreiras para a Secult e criação da Empresa Cearense de Audiovisual
4 de dezembro de 2025 - 16:45 #Empresa Cearense de Audiovisual #plano de cargos e carreiras #Secult
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos
Projetos de Lei assinados pelo governador nesta quarta-feira (4) seguem para apreciação e aprovação na Alece
A Cultura cearense avança com a proposta do Governo do Estado de instituir o Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) para a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e criar a Empresa Cearense de Audiovisual. As mensagens foram assinadas pelo governador Elmano de Freitas nesta quinta-feira (4), acompanhado da ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e de outras autoridades e profissionais do audiovisual. As propostas seguem para apreciação e votação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Pioneiro no Brasil, o Plano de Cargos e Carreiras é resultado do diálogo para a valorização dos profissionais e o desenvolvimento eficiente das políticas públicas. “É reconhecimento ao que os servidores têm feito pelo povo cearense. Nós sabemos que a Cultura é um setor muito importante no Ceará, gerando oportunidades e emprego para o nosso povo”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Para a secretária Luisa Cela, a medida reforça o legado da Secult, a primeira secretaria estadual da área criada no Brasil, que em 2026 completará 60 anos. “Os servidores e servidoras que se dedicam para construir essa política, com uma perspectiva de carreira, terão mais ânimo e possibilidades de permanecer nessa atuação”, reforçou.
As duas propostas também marcam a realização do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, um dos maiores eventos de economia criativa da América Latina, promovido pelo Ministério da Cultura e correalizado pelo Governo do Ceará.
Ao parabenizar os servidores da Secult pela conquista, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, também falou sobre a importância da criação da Empresa Cearense do Audiovisual.
“A empresa vai abrir portas para mostrar não só as histórias que o Brasil não conhece, mas mostrar talentos cearenses no espaço do audiovisual, agregando áreas como a música, cenários e games. O Ministério da Cultura também tem essa visão de potencializar as políticas para o audiovisual brasileiro, como os acordos assinados com a França e a China”, citou.
Empresa Cearense do Audiovisual
Um sonho aguardado por décadas, a Empresa Cearense do Audiovisual atuará como agente articulador, conectando o setor audiovisual cearense com mercados nacionais e internacionais, além de promover a inclusão social e o acesso à cultura por meio de iniciativas como a gestão de salas públicas de cinema e o apoio à distribuição e difusão do nosso cinema.
“É um reconhecimento ao que profissionais e artistas do Ceará já fazem, uma realidade para o Brasil e para o mundo. Tenho orgulho enorme do que é feito em nosso estado no audiovisual”, afirmou Elmano de Freitas.
Presente na assinatura, o cineasta e roteirista Rosemberg Cariry registrou que o momento fortalece uma vocação cearense e cria uma indústria que abre um novo futuro. “É um momento de emoção, porque é uma luta histórica, travada ao longo de mais de 30 anos, e que hoje resulta numa coisa concreta. O Ceará é um dos mais importantes polos de produção de cinema e audiovisual do Brasil, junto com o Nordeste, que se configura como um importante polo de produção no mundo. Porque essa é uma vocação muito forte e intensa”, enfatizou o cearense, resgatando a atuação de Cego Aderaldo, que fomentou o amor ao cinema no século XX.
A empresa será uma ferramenta estratégica para promover a interiorização do audiovisual, fomentando a produção e o consumo de conteúdos nas regiões do interior do Ceará.
Plataforma de Audiovisual Siará+
Em 2025, o Governo do Ceará lançou a ‘Siara+’, a primeira plataforma de streaming audiovisual dos talentos de nossa terra. Desde a estreia da plataforma até 3 de dezembro de 2025, foram exibidos 95 filmes, com mais de 6 mil visualizações. Até o final deste mês de dezembro, serão 150 filmes cearenses disponíveis na plataforma.



