Em correalização com a Secult Ceará, MICBR 2025 reúne 350 empreendedores de Brasil e países ibero-americanos

5 de dezembro de 2025 - 09:33 # # # #

Ascom Secult - texto e fotos

Abertura oficial realizada nesta quarta-feira (3) marcou o início do maior mercado público de economia criativa do Brasil.  Rodadas de negócio, painéis, oficinas, showcases, mentorias e programação artística ocupam a capital cearense de 3 a 7/12

O Ceará é sede de um dos principais eventos da economia cultural brasileira e ibero-americana. Começou, na noite desta quarta-feira (3), o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América). Até 7 de dezembro, os principais espaços públicos culturais da capital cearense, do Centro à Praia de Iracema, recebem mais de 100 atividades entre painéis de mercado, palestras, oficinas, showcases, apresentações artísticas, cozinha-show, atividades formativas e mentorias especializadas para diversos segmentos criativos.

A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e Prefeitura de Fortaleza, a partir da Secultfor.

A abertura oficial, realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), foi marcada pelas presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes; a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; a secretária de Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa; o Diretor-Geral de Cultura da OE), Raphael Callou; o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares; a secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão e do deputado federal, Guilherme Sampaio.

“É o segundo MICBR que entregamos desde quando começamos a gestão. E sabemos da importância desse mercado para conseguirmos fortalecer e trazer oportunidades novas para empreendedores, produtores, artistas e para quem compra também”, destacou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Em sua fala, a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, agradeceu a parceria das instituições que fazem este MICBR 2025 e destacou como a Cultura é força de transformação humana e capacidade de promover coletividades, comunidades e também de gerar trabalho, riqueza e renda nos diversos setores que compõem a Economia Criativa.

“Quando você produz um filme, por exemplo, você movimenta hospedagem, logística, alimentação, alocação de equipamento. Isso acontece nos festivais, nos shows, nos teatros, na literatura e ainda, a Cultura nos provoca no sentido de pensarmos mundos possíveis e afirmar nossa identidade, que é um outro tipo de riqueza que não tem nem como estimar da sua importância para um País. Falamos muito sobre democracia e soberania. Acredito que defendemos a Cultura como uma base fundamental para tudo isso, para construir cidadania e fortalecer o nosso Brasil, o nosso Ceará e cada um dos estados brasileiros”, compartilhou Luisa Cela.

Segundo dados do MinC, mais de 600 participantes integram as rodadas de negócios. Esta edição conta com 350 empreendedores selecionados por edital, 120 compradores (65 estrangeiros) e 100 vendedores inscritos espontaneamente. A expectativa da pasta é alcançar os resultados expressivos do MICBR de 2023. Organizando em Belém (PA), o evento movimentou R$ 70 milhões em contratos e parcerias.

O encerramento do primeiro dia do MICBR+Ibero-América 2025 ficou a cargo do espetáculo Siriará, que celebra a música cearense do século XX à contemporaneidade, com direção de Cláudio Mendes e um elenco de artistas renomados.

Mercado criativo em destaque

Entre os destaques desta edição estão palestras que abordam temas essenciais da economia criativa contemporânea como o poder das narrativas, criatividade e território; sustentabilidade e futuro da cultura; inovação e convergência midiática; impacto social das artes; modelos de criação e circulação; e as transformações tecnológicas que moldam o mercado cultural. Os debates trazem perspectivas diversas de pesquisadores, gestores, criadores e especialistas de diferentes segmentos criativos.

Os painéis de mercado aprofundam assuntos que vão de dados e inteligência cultural à economia do patrimônio, IA e blockchain nas artes, globalização e streaming, gestão sustentável, jogos digitais, direitos autorais, moda autoral, territórios criativos, gastronomia e saberes tradicionais, economia criativa afro, clima e cultura, internacionalização e muito mais.

A programação conta ainda com um conjunto de mentorias especializadas, voltadas para artistas, empreendedores e criadores de áreas como editorial, dança, audiovisual, música, artesanato e design. As sessões abordam desenvolvimento de projetos, carreira, mercado, circulação, modelos de gestão, estratégias de posicionamento e expansão internacional. A cidade ainda recebe showcases de moda, música, dança, circo, teatro, Hip-Hop.

MICBR + Festival Elos

Para completar, nesta edição, o MICBR+Ibero-América se une ao Festival Elos (programação completa abaixo), que acontece de 4 a 7/12 com shows todas as noites, reforçando a diversidade e a potência criativa do país.

Empreendedores

Com 350 empreendedores selecionados, representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, o MICBR+Ibero-América 2025 contará com 15 setores da economia criativa presentes: Áreas Técnicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual e Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip-Hop, Jogos Eletrônicos, Moda, Museus e Patrimônio, Música e Teatro.

A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal. Apoio do Sistema S e da Fecomércio.

Como participar?

Para participar das atividades formativas e painéis abertos ao público, é necessário fazer o credenciamento, a partir das 15 horas do dia 3 de dezembro, no Centro Dragão do Mar. Os espaços estão sujeitos a lotação.

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: Interessados em cobrir a abertura oficial e as atividades do MICBR+Ibero-América devem se credenciar pelo link até às 12h de 1/12: https://forms.gle/5Nxmsv5KApgac9YF9

Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.

MICBR+Ibero-América

Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.

A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.

Programação

3 de dezembro | Quarta-feira

Abertura do MICBR 2025 (Somente para convidados)
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: 19h

4 de dezembro | Quinta-feira

ATIVIDADES FORMATIVAS (Gratuitas e abertas ao público)

09h – 11h
Atividade oficina: “Articulação e intersetorialidade entre Cultura e Educação Fundação Itaú”
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) – Sala Multiuso 01 e 02

09h – 11h
Atividade oficina: “Da modelagem de negócios à estruturação de pitch de alto impacto
Local: Teatro São José – Sala Multiuso 02
Convidados: Maria da Conceição Ferreira de Oliveira / Carlos Alberto Neto / Lívia Rodrigues Barreto / Chico neto

09:45 – 11:00
Atividade Painel de Mercado: “A cultura como eixo de cooperação Ibero-americana”
Local: Cinema do Dragão – Sala 01
Convidados: Raphael Callou / Márcio Tavares / Luisa Cela
Mediação: Antônia Pelegrino

09:00 – 11:00
Atividade Oficina: “Economia do Patrimônio: Cadeias Produtivas e Sustentabilidade”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Mini auditório
Convidada: Daniele Canedo

09:45 – 11:00
Atividade Painel de Mercado: “Aprender a ler para ensinar meus camaradas: formação e qualificação em economia criativa”
local: Hub Porto Dragão – Teatro B. Paiva
Convidados: João Alegria / Rejane Menezes / Fabián Sánchez Molina / Norma Marina Díaz Gómez
Mediação: Rafael Fontes

09:45 – 11:00
Atividade Painel de Mercado: “Blockchain e IA no mercado de arte”
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Sala A2
Convidados: Vinícius Fernandes Villela / Byron Mendes / Monique Lemos
Mediação: Flor Pimentel

09:45 – 11:00
Atividade Painel de Mercado: “Gestão sustentável do patrimônio cultural: modelos e estratégias”
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Auditório
Convidados: Marcelo Velloso / Aretha Galego / Renata da Silva Cardoso / Alicia Baroni Bethancourt
Mediação: Cecilia Sá

09:45 – 11:00
Atividade Painel de Mercado: “Dados que movem a cultura: observatórios, pesquisas, políticas e inteligência de mercado”
Local: Hub Porto Dragão – Sala de Dança Flávio Sampaio
Convidados: Manuela Miranda Paixão / Jader Rosa / Luiz Gustavo / Helena Barbosa / Renata Passos
Mediação: Julia Zardos

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Programa de Internacionalização para as Artes Brasileiras”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Mini auditório
Convidados: Aline Vila Real / Mariana Soares / Eulícia Esteves
Mediação: Francis Wilker

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Força cênica: como o teatro impulsiona a economia do mercado cultural”
Local: Teatro São José – Sala Multiuso 02
Convidados: Dane de Jade / Ellen Soares / Beto Sargentelli
Mediação: Leonardo Lessa

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “O desafio da reforma tributária para a economia criativa brasileira”
Local: Hub Porto Dragão – Sala de Dança Flávio Sampaio
Convidados: Daniella Galvâo / João Nobre / André Brayner
Mediação: Carlos Paiva

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Economia Criativa Afro: modelos, territórios e futuro”
Local: Escola Porto Iracema das Artes- Sala A2
Convidados: Daniel Manjarrés / Pérola de Oyá / Nelson Mendes
Mediação: Adriana Barbosa

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Patrimônio, território e turismo criativo”
Local: Hub Porto Dragão – Teatro B. Paiva
Convidados: Clarisse Fraga / Sergio Sobreira / Galo Sandoval
Mediação: Elisa Guimarães

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Videogame como exportador da cultura brasileira”
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) – Sala Multiuso 01 e 02
Convidados: Vitor Severo Leães / Filipe Pereira / João Brant
Mediação: Patricia Sato

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Como a Cultura pode mudar o clima (para melhor!)”
Local: Hub Porto Dragão – Sala 8
Convidados: Leonardo Menezes / Eduardo Carvalho / Alexia Ferreira
Mediação: Carlos Paiva

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Cultura em fluxo: globalização, plataformas de streaming e a nova economia do audiovisual – como a convergência entre cinema, televisão e plataformas redefine produção, distribuição e internacionalização”
Local: Hub Porto Dragão – Sala de Dança Flávio Sampaio
Convidados: Phil Carrasco / João Fonseca / Thais Colli / Maria Eugenia Vidal
Mediação: Guilherme Ravache

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “A riqueza do Brasil das Artes”
Local: Teatro São José – Sala Multiuso 02
Convidados: Maria Marighella / Claudia Leitão
Mediação: Daniele Canedo

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Planos de Cultura e Direitos Culturais”
Local: Cinema Dragão do Mar
Convidados: Márcio Tavares / Carmen Campos Ramírez / Alberto Sanabria / Mercedes Picó
Mediação: Raphael Callou

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Como alcançar retorno de investimento na Steam”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Mini auditório
Convidados: Ivan Sendin / Raphael Dias / Rafael Lontra
Mediação: Rayanne Reveg

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Territórios criativos que leem: sustentabilidade e redes de eventos literários”
Local: Cinema Dragão do Mar
Convidados: Chantal Garduño / Talles Azigon / Amosse Mucavele / Fabiano Piúba
Mediação: Jéferson Assumção

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “O que são áreas Técnicas? Os bastidores que fazem a arte acontecer”
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Auditório
Convidados: Denise Delânides / Douglas de Freitas
Mediação: Walter Façanha

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Galerias e artistas emergentes: caminhos para a representação”
Local: Hub Porto Dragão
Convidados: Beth da Mata / Rodirgo Mitre / Ana Varella
Mediação: Rafaela Kenedy

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Hubs critativos e desenvolvimento urbano de territórios e cidades”
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Sala de Dança Willemara Barros
Convidados: Rafael Quick / Àlex Gobern / Frederico Duarte
Mediação: Larissa Menescal

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Festivais e marcas: a construção de relações duradouras”
Local: Hub Porto Dragão – Teatro B. Paiva
Convidados: Maiara Secco / Fernanda Paiva / Paulo Victor Feitosa
Mediação: Luciana Adão

15:30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “Além dos Editais: novos caminhos para o Fomento à Cultura”
Local: Hub Porto Dragão – Sala de Dança Flávio Sampaio
Convidados: Marcelo Bones / Léo Lessa / Raúl Neftalí Castillo Rosales
Mediação: Lia Baron

15:30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “Culturas Indígenas e o Mercado Criativo”
Local: Teatro São José – Sala Multiuso 01
Convidados: Rodrigo Tremembé / Denízia Kawany Fulkaxó / Brisa Flow / José Arturo Pérez Cifuentes
Mediação: Sandra Benites

15:30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “Fundo Setorial da Música: objetivos e perspectivas”
Local: Teatro São José – Sala Multiuso 02
Convidados: Maria Marighella / Felippe Llerena / Paulo Alcoforado
Mediação: Eulícia Esteves

15h30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “Conexões França – Brasil: experiências de residências de designers e artistas no Brasil”
Local: Escola Porto Iracema das Artes- Sala de Dança Willemara Barros
Convidados: Auréline Caltagirone / Fouzia Khaia / Wu / Estèla Alliaud / Niels Tingaud
Mediação: Fabiana Barbosa

15:30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “Hip-Hop como negócio cultural”
Local: Hub Porto Dragão – Sala 8
Convidados: Léo Cezário / Nerie Bento / Bigod o sapo
Mediação: Afrânio CGC

15:30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “Festivais e crise climática: preparação e resiliência”
Local: Escola Porto Iracema das Artes- Auditório
Convidados: Renée Chalou / Ivan Ferraro / Pamella Ciocchi
Mediação: Marcelo Rocha

15:30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “Plataformas criativas de narrativas plurais: o papel da moda autoral brasileira”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Mini auditório
Convidados: Cláudio Silveira / Nestor Mádenes / Daniela Falcão / Fernanda Simon

15:30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “Os mercados como plataforma de conexão do audiovisual brasileiro: painéis e sustentabilidade
Local: Cinema Dragão do Mar
Convidados: Gabriel Pires / Cris Barreto /Leo Garcia
Mediação Marina Torre

15:30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “A importância das escolas na formação dos artistas circenses”
Local: Hub Porto Dragão – Sala 12
Convidados: Sérgio Oliveira / Fatima Pontes / Simone Requião
Mediação: Luciana Belchior

15:30 – 16:45
Atividade Painel de Mercado: “Territórios de Resistência: vivências e lutas da Cena Ballroom!
Local: Hub Porto Dragão – Teatro B. Paiva
Convidados: Cyssi Cabal / Jhordan Lunarte / Taniyah Cabal
Mediação: Miranda

17:00 – 18:00
Atividade keynote: “Ceará Criativo: Quando a Literatura Vira Tela, Mercado e Política Cultural?”
Local: Teatro do Dragão do Mar – Centro Dragão do Ma4
Convidados: Bráulio Bessa / Halder Gomes / Mariana Marques
Mediação: Luisa Cela

5 de dezembro | Sexta-feira

ATIVIDADES FORMATIVAS (Gratuitas e abertas ao público)

09:00 – 11:00
Atividade Oficina: “Indicadores e Cultura: uso de dados para o fortalecimento da gestão de políticas públicas e programas culturais Fundação Itaú”
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Sala A2

09:00 – 11:00
Atividade Oficina: “Elaboração de Projetos para Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural”
Local: Teatro São José – Sala Multiuso 02
Convidada: Clara Marques

09:00 – 11:00
Atividade Oficina: “Costurar Narrativas Artesanais – comunicação e redes sociais para artesãos
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Auditório
Convidada: Celina Hissa

09:00 – 11:00
Atividade Oficina: “Gestão colaborativa e planejamento para coletivos e artistas do teatro”
Local: Hub Porto Dragão – Sala de Dança Flávio Sampaio
Convidada: Maria Helena Cunha

09:45 – 11:00
Atividade Painel de Mercado: “Empreender na periferia: novos modelos para a economia criativa brasileira”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste- Mini auditório
Convidados: Guilherme Carvalho / Joaquim Melo / Bianca Pedrina
Mediação: Pretimdalest

10:00 – 12:00
Atividade Painel de Mercado: “BRICS e audiovisual: soberania cultural e desafios de cooperação internacional”
Local: Cinema do Dragão – Sala 2

10:00 – 12:00
Atividade Painel de Mercado: “Lançamento do Selo do Artesanato Brasileiro – Piloto Ceará”
Convidados: Luis Gastão / Marcio André Oliveira Brito / Luísa Cela
Mediação: Claudia Leitão
Local: Teatro São José

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Cinemas da diversidade: olhares trans, indígenas, negros e plurais no audiovisual brasileiro”
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Auditório
Convidados: Tatiana Carvalho Costa / Olinda Tupinambá / Alice Muniz / Izzi Vitório

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Geração Criativa: juventudes, desigualdades e futuros possíveis
Local: Teatro São José – Sala Multiuso 02
Convidados: Bárbara Cagliari / Wesley Xavier / Junior Perim / Raí Kehinde

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Conexões criativas e inovação na moda praia brasileira”
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) – Sala Multiuso 01 e 02
Convidados: Marina Bitu / Thiago Maciel / Jô de Paula
Mediação: Germana Mourão

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Acessibilidade como ponto de partida”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Mini auditório
Convidados: Denise Peixoto / Brisa Marques / Suuhgetsu
Mediação: Daina Layton

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Direitos autorais na era digital: conflitos e soluções”
Local: Hub Porto Dragão – Sala de Dança Flávio Sampaio
Convidados: Marcos Souza / Isabel Amorin / Juan Carlos Cordero Nina
Mediação: Claudio Lins Vasconcelos

11:15 – 12:30
Atividade Painel de Mercado: “Cultura Alimentar e sustentabilidade: como a gastronomia pode incorporar práticas sustentáveis, respeitando os saberes tradicionais”
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Sala A2
Convidados: Joélho Caetano / Patty Durães / Iza Souza
Mediação: Andressa Cabral

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Audiovisual Verde: economia, sustentabilidade e educação”
Local: Teatro São José – Sala Multiuso 02
Convidados: Marcos Sorrentino ou Leticia Abadia / Joanna Henning / Carlos Barbosa
Mediação: Ariene Ferreira

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Política de Economia de Museus e Pontos de Memória”
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Sala de Dança Willemara Barros
Convidados: Jéssica Ohara Chuab / Alexandre Kieling / Fábio Boca
Mediação: Joel Santana

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Hip-Hop em rede: da criação à monetização na era das plataformas”
Local: Hub Porto Dragão – Sala 8
Convidados: Semayat S Oliveira / Gabriel Marinho / Erick Jay
Mediação: AfroRagga

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Ampliação de Mercados Sustentáveis na Moda”
Local: Hub Porto Dragão – Sala 12
Convidados: Francisca Vieira / Paula Kim / Thamires Pontes / Yamê Reis

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Casas de show e palcos permanentes: resistência e inovação”
Local: Hub Porto Dragão – Teatro B. Paiva
Convidados: Lucas Bayma / Borô / Gabriela Dias – Terra
Mediação: Miguel Galvão | PicniK e Infinu

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Da Cena à Tela: a hibridização das artes cênicas e a internacionalização da cultura brasileira”
Local: Hub Porto Dragão – Sala de Dança Flávio Sampaio
Convidados: Flávia Furtado / Bernardo Galegale / Graziela Bastos
Mediação: Marcos Valente Pimentel

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Design autoral artesanal: caminhos do fazer em menor escala e maior valor agregado”
Local: Escola Porto Iracema das Artes – Auditório
Convidados: Ramsés Marças / Érico Gondim / Buggy
Mediação: Allyson dos Reis

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Autopublicação e poder de voz: inovação tecnológica e expansão de narrativas no mercado editorial”
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) – Sala Multiuso 01 e 02
Convidados: Deisiane Barbosa / Ketty Valencio / Tatiana Nascimento
Mediação: Aline Cântia

14:00 – 15:15
Atividade Painel de Mercado: “Nordeste Criativo: redes, mercados e internacionalização”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Mini auditório
Convidados: Manoela Ramos / Eric Barbosa / Matheus Albergaria
Mediação: Renato Sara