ÍRIS promove debates e oficinas sobre interoperabilidade e transformação Digital no Ceará

5 de dezembro de 2025 - 09:06 # # #

Ascom Íris Lab Gov - texto e fotos

Encontro reúne gestores e profissionais de TI para avançar na visão 360º do cidadão cearense

O Encontro sobre Transformação Digital no Ceará, intitulado “Transformação Digital: Construindo a Visão 360º do Cidadão Cearense”, foi realizado nesta quinta-feira (4), ao longo de todo o dia, no Palácio da Abolição. A iniciativa é promovida pelo ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará e reúne gestores públicos e profissionais de tecnologia.

A programação foi organizada em dois momentos, atendendo públicos distintos. Pela manhã, foi realizada a sessão “Governo Orientado a Dados: o poder da interoperabilidade”, direcionada a secretários e gestores, no Auditório do Palácio. O período contou com apresentações sobre integração de órgãos, modernização e avanços na estrutura de governança estadual.
Durante a tarde, foi realizado o “Workshop Técnico de Interoperabilidade”, voltado a profissionais de TI, no ÍRIS, também no Palácio da Abolição, na Rua Silva Paulet, 400.

Manhã de debates sobre integração de dados e serviços públicos

A abertura do encontro contou com a participação do secretário Flávio Jucá, da Secretaria de Integração e Governança da Casa Civil, que destacou as novas estruturas organizacionais envolvendo órgãos como Etice e Seplag, ressaltando avanços na integração e modernização dos segmentos governamentais.

Em seguida, Antônio Vidal, Assessor Especial para Inovação e Demandas Extraordinárias, reforçou a importância da transformação digital como instrumento para melhorar o acesso do cidadão a serviços e benefícios públicos, incluindo áreas essenciais como matrículas escolares e saúde.

Ele lembrou que a digitalização exige não apenas tecnologia, mas mudança de mentalidade e revisão de processos. Vidal também trouxe exemplos de interoperabilidade inspirados no setor privado, onde sistemas funcionam de forma integrada e intuitiva.

Close do acessor vidal, de óculos e camisa preta, falando em um microfone dourado e gesticulando com a mão direita.

A apresentação seguinte foi conduzida por Luiza Clara, Coordenadora-Geral do ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados, que detalhou a estruturação e o mapeamento dos projetos de transformação digital em andamento no Estado.

Ela ressaltou que “tudo tem a ver com o cidadão” e demonstrou fluxos práticos de interoperabilidade entre órgãos, sempre alinhados à LGPD. Luiza reforçou ainda que o objetivo maior é construir uma visão 360º do cidadão cearense, permitindo serviços, produtos e políticas públicas mais eficientes.

 

coordenadora geral do íris luiza clara pacheco, vestindo top branco e calça escura de cintura alta, falando ao microfone em um púlpito escuro com brasão dourado do governo do estado do ceará, para uma plateia com foco na nuca dos participantes.

 

Tarde dedicada a oficinas técnicas

Neste momento, está em andamento o Workshop Técnico de Interoperabilidade, com foco em práticas e ferramentas aplicadas ao contexto dos órgãos estaduais, fortalecendo a integração e a capacidade técnica das equipes de TI do Governo do Ceará.