Profissionais que transformam vestígios em provas: Pefoce celebra o Dia do Perito Criminal
5 de dezembro de 2025 - 09:41 #Pefoce #Perito criminal #provas
Ascom Pefoce - texto e foto

O profissional da Segurança Pública tem papel fundamental na elucidação de crimes por meio de análises técnicas
Com atuação técnica e científica, os peritos criminais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) trabalham para que os possíveis responsáveis por crimes sejam identificados por meio da preservação do local, da coleta de vestígios e de análises laboratoriais, que podem ser utilizadas como evidências no processo judicial. Em alusão a esse trabalho essencial para a elucidação de delitos, a Pefoce celebra, nesta quinta-feira (4), o Dia do Perito Criminal.
Campos de atuação
Na Pefoce, o perito criminal atua em diversas frentes. Ele pode estar no local do crime, analisando dinâmicas, coletando evidências e registrando detalhes que muitas vezes passam despercebidos ao olhar comum. Também pode realizar análises minuciosas em laboratórios de alta complexidade, onde a ciência se torna ferramenta decisiva para elucidar fatos, aliando tecnologia, conhecimento especializado e metodologia rigorosa.
Coordenadoria de Perícia Criminal – Copec
A maior parte dos peritos criminais da Pefoce integra a Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), unidade técnico-científica responsável por coordenar e executar análises especializadas em diversas áreas do conhecimento. Entre elas estão: locais de crime, balística, documentoscopia, identificação veicular, tecnologia da informação, áudio e vídeo, engenharia, trânsito e meio ambiente.

Além da atuação altamente especializada, a Copec conta com equipamentos de ponta que elevam o padrão das análises forenses. Entre eles destaca-se o Quantum, um microscópio virtual de foco superior, essencial para a balística forense. Adquirido pelo Governo do Ceará por mais de R$ 1,3 milhão, o equipamento é único na América Latina e desempenha papel fundamental nas análises de crimes envolvendo armas de fogo, auxiliando na identificação de autoria e materialidade.
O coordenador da Copec, perito criminal Douglas Duque, destacou a importância do setor: “Em cada uma dessas especialidades, o trabalho do perito transforma a ciência em instrumento de elucidação e justiça. Os peritos criminais da Pefoce são profissionais que unem conhecimento, método e sensibilidade para revelar a verdade presente nos vestígios”. Ainda segundo o gestor, “a Coordenadoria de Perícia Criminal tem orgulho de contar com uma equipe comprometida com a ética, a excelência e a inovação. Neste dia, a Pefoce parabeniza todos os peritos criminais pelo empenho, pela dedicação e pela paixão com que exercem sua missão”.

Avanços na Perícia Criminal do Estado do Ceará
O constante avanço das tecnologias forenses tornou a atuação do perito ainda mais estratégica. Métodos modernos de análise digital, genética, química e balística ampliaram a precisão dos laudos e elevaram o padrão técnico das investigações. Para fortalecer ainda mais a atividade pericial no Estado, em 13 de setembro de 2025 o Governo do Ceará anunciou a convocação de 101 novos profissionais para a Pefoce, sendo 25 peritos criminais. A ampliação do quadro técnico representa um avanço significativo na capacidade de resposta da instituição e no atendimento às demandas crescentes das investigações científicas.
Um desses futuros peritos é Heldon Henrique Sousa Mendes, aluno do curso de formação da turma de peritos criminais na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). “Eu quis ser perito criminal desde quando descobri que é uma carreira que valoriza muito o conhecimento, valoriza muito a ciência. A gente tem uma noção do quanto ela contribui com a segurança pública, através da elucidação de casos e da possibilidade de relacionar vestígios deixados em diferentes cenários”, comentou.

A Pefoce parabeniza a dedicação de todos os peritos oficiais que trabalham com técnica, honra e compromisso pela segurança pública do Estado do Ceará.
Origem da data
A data comemorativa, celebrada em 4 de dezembro, homenageia o patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, nascido nesse mesmo dia. Ele perdeu a vida em 1976, durante uma investigação em Minas Gerais, e sua dedicação à criminalística inspirou gerações. A escolha da data foi oficializada pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) durante o IV Congresso Nacional de Criminalística, consolidando o reconhecimento nacional à profissão e à sua importância para o país.