Ceará Científico 2025: produções vencedoras são premiadas

6 de dezembro de 2025 - 12:04 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Yuri Martins - Seduc - Fotos

A etapa estadual do “Ceará Científico: mais solidário, mais cooperativo” de 2025 foi concluída nesta sexta-feira (5), com a cerimônia de premiação dos trabalhos de maior destaque produzidos por estudantes de escolas públicas do Ceará, em diversas áreas do saber. As pesquisas ficaram expostas no Centro de Eventos, em Fortaleza, desde a última quinta-feira (4), podendo ser apreciadas pelo público. O Ceará Científico é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

A ação envolveu um conjunto expressivo de participantes, evidenciando a robustez da pesquisa escolar do estado. Nesta edição, foram 259 projetos na mostra, envolvendo 611 estudantes e 391 professores, provenientes de 187 escolas de 100 municípios cearenses. Dentro desse universo, destacaram-se também os trabalhos da categoria PcD, que somaram 44 projetos, desenvolvidos por 54 estudantes PcD, reforçando o compromisso do evento com a inclusão, a diversidade e o protagonismo estudantil em todas as suas dimensões.

Conheça os vencedores do Ceará Científico 2025

Em 2025, a Seduc adotou como tema geral do ano letivo: “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática”, que orientou todas as atividades e projetos desenvolvidos pelas escolas neste ano. A partir disso, o Ceará Científico realizou um recorte específico para direcionar suas pesquisas e apresentações: “Saberes científicos em tempos de crise climática global”.

Desta forma, o desenvolvimento de todos os trabalhos foi direcionado para garantir que dialogassem diretamente com a questão ambiental, incentivando que os estudantes investigassem, compreendessem e propusessem soluções para os desafios da crise climática.

Abrangência

O Ceará Científico estrutura seus projetos em quatro categorias, voltadas a diferentes perfis de estudantes e instituições. Em cada uma delas, podem ser desenvolvidos trabalhos nas cinco áreas de pesquisa do evento, que orientam o processo investigativo realizado pelos estudantes.

Categoria I – Ensino Médio, compostas pelas escolas regulares, pelas Escolas de Tempo Integral (EEMTI), pelas Escolas Profissionais (EEEP), pelos Centros Cearenses de Idiomas (com estudantes matriculados no Ensino Médio) e pelo Centro de Educação Complementar (Cedce).

Categoria II – Ensino Médio: Ações Afirmativas e Educação de Jovens e Adultos (EJA), composta por Escolas Indígenas, Quilombolas, e do Campo, além de escolas de Famílias Agrícolas, Cejas e EJAs de Ensino Médio.

Categoria III – Pesquisa Júnior (Ensino Fundamental II), com projetos de estudantes do 6º ao 9º ano, tanto da rede municipal quanto estadual de ensino.

Categoria IV – Pessoas com Deficiência (PcD), com projetos formados por equipes com, pelo menos, 50% de estudantes PcD, no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Enquanto as categorias referem-se ao perfil dos estudantes pesquisadores, a área refere-se ao campo de estudo específico sobre o qual o projeto se desenvolve. No Ceará Científico, existem cinco áreas de pesquisa:

I. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
II. Matemática e suas Tecnologias;
III. Ciências da Natureza, Educação Ambiental e Engenharias;
IV. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
V. Robótica, Automação e Aplicação das TIC.

A partir desta divisão, foram premiados os 39 melhores projetos, organizados em primeiro, segundo e terceiro lugar, sendo 15 na categoria Ensino Médio, 15 na categoria Ensino Médio – Ações Afirmativas, três na categoria Pesquisa Júnior (de qualquer área), e seis na categoria PcD: três para o Ensino Fundamental e três para o Ensino Médio (de qualquer área).

Fases da mostra

O Ceará Científico é organizado em três etapas: Escolar, Regional e Estadual. A Etapa Escolar representa a porta de entrada e mobiliza toda a rede pública estadual, demonstrando a capilaridade e o alcance formativo do programa. Em 2025, essa fase envolveu 8.272 estudantes, dos quais 425 são pessoas com deficiência (PcD), além de 3.407 professores orientadores. No total, foram desenvolvidos 3.329 projetos, sendo 249 da categoria PcD, com participação de 585 escolas distribuídas em 179 municípios do Ceará. Esses números evidenciam o engajamento da rede e o compromisso das escolas com a promoção da iniciação científica e do protagonismo estudantil. Para a etapa regional, avançaram 2.152 projetos e 5.224 estudantes.

Sobre o evento

O Ceará Científico é uma ação da Seduc que integra o Programa Ceará Educa Mais. O evento tem como objetivo incentivar e apoiar a educação científica nas escolas, estimulando que estudantes e professores desenvolvam pesquisas no cotidiano e participem de ambientes de troca e disseminação do conhecimento.

Promovido pela Seduc, desde 2007, o Ceará Científico iniciou-se como Feira de Ciências e, a partir de 2016, passou a ter o formato atual, que culmina na Etapa Estadual. Desde 2023, o Ceará Científico instituiu novas categorias — Ações Afirmativas e Pessoas com Deficiência —, além do slogan “Mais Solidário, Mais Participativo” e da adesão à temática anual das ações da Seduc.

O Ceará Científico integra, ainda, um grande guarda-chuva de ações estruturantes voltadas para a formação acadêmica, científica e cultural da juventude: o Programa Juventude Olímpica do Conhecimento. Por meio dele, estudantes e professores recebem apoio para apresentarem seus trabalhos em feiras, congressos, olimpíadas e mostras científicas, tanto no Brasil quanto no exterior. O investimento reafirma o compromisso do Governo do Ceará em ampliar horizontes e fortalecer a formação científica e olímpica em todo o estado, garantindo a circulação da produção intelectual cearense em âmbito nacional e internacional.

Em 2025, o programa apoiou 63 escolas, beneficiando 718 alunos e 159 professores, ao financiar a participação desses estudantes e docentes em 45 eventos científicos e olímpicos, incluindo encontros nacionais e internacionais.