Eles por Elas – Movimento na Comunidade, integrando os 21 Dias de Ativismo, mobiliza homens pelo fim da violência contra a mulher

7 de dezembro de 2025 - 18:37 # # # # #

Ascom SPS - Texto

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, promoveu, no último sábado (6), uma importante mobilização em defesa dos direitos das mulheres e pelo fortalecimento da cultura de paz. A ação “Eles por Elas – Movimento na Comunidade”, realizada na Vila Social de Messejana, integrou a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha que chama atenção para a proteção, a equidade e o respeito às mulheres.

A iniciativa reuniu moradores da região, lideranças comunitárias, equipes da rede de proteção e, principalmente, homens comprometidos com a mudança.

Durante a ação, foram promovidas rodas de diálogo, orientações sobre a rede municipal de atendimento, além de serviços de saúde e cuidado, atividades esportivas, dança e informações sobre os tipos de violência, canais de denúncia e serviços de proteção. A atividade buscou ampliar o conhecimento da população masculina acerca do tema, estimulando práticas de prevenção e o fortalecimento de um ambiente comunitário seguro para mulheres e meninas.

“Nosso diálogo teve como foco ampliar a consciência sobre atitudes e comportamentos que perpetuam desigualdades e violência contra as mulheres. Para combater, precisamos incentivar práticas cotidianas de respeito, corresponsabilidade e cuidado”, destacou a secretária das Mulheres, Lia Gomes.

A ação “Eles por Elas – Movimento na Comunidade” faz parte da campanha dos 21 Dias de Ativismo, aproximando o debate da população e fortalecendo a participação social no combate a todas as formas de violência.