Em dezembro, Museu Ferroviário oferece visitas mediadas gratuitas com acessibilidade e oficinas
9 de dezembro de 2025 - 13:56 #Acessibilidade #dezembro #Museu Ferroviário #Visitas mediadas
Ascom Museu Ferroviário - Texto
João Ferreira - Fotos

Programação reúne atividades sobre patrimônio e arte para todos os públicos, com visita mediada acessível em Libras
Museu a céu aberto é uma visita mediada pela história e memória da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe – Crédito: João Ferreira
Neste mês de dezembro, o Museu Ferroviário Estação João Felipe — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante — promove visitas mediadas para todos os públicos, com oficinas e acessibilidade. As atividades são gratuitas.
A primeira visita acontece neste domingo (14), das 11h30 às 12h30. A programação Museu a céu aberto, realizada em parceria com a Estação das Artes, é uma visita mediada por educadores museais pela história e memória da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe. O público vai conhecer a trajetória da centenária estação, entregue à sociedade em 1880, a partir de importantes ícones edificados: a fachada, as placas de inauguração, a Gare, os trilhos, as obras do artista Descartes Gadelha e os sítios arqueológicos. A atividade conta com 30 vagas disponíveis por ordem de chegada.
Já no sábado (21), convidamos a comunidade surda para uma visita mediada acessível em Libras à exposição de longa duração “Nos trilhos do tempo. Histórias da Ferrovia do Ceará”. Realizada por educadores museais e Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILs), a ação integra o programa Ferrovia Acessível, cuja missão é garantir e ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao equipamento.
No domingo (21), a última atividade do Museu Ferroviário em 2025 é a visita mediada Trechos, sem necessidade de agendamento prévio. O tema desta edição é “Arte entre linhas”, um passeio pelo encontro entre arte e ferrovia por obras que vão do impressionismo ao modernismo, passando pelo realismo americano e pelas vanguardas europeias. O público vai conhecer trens, estações e paisagens ferroviárias que inspiraram artistas Monet, Hopper, Tarsila do Amaral, De Chirico, Turner, entre outros, revelando histórias de modernidade, movimento, partidas e chegadas. A experiência será finalizada com uma Oficina de Mosaico, com 15 vagas disponíveis por ordem de chegada.
As exposições “Nos trilhos do tempo. Histórias da Ferrovia do Ceará” e “Memórias em Movimento: Entre o Campo, a Estação e a Devoção” seguem em cartaz em Fortaleza e Senador Pompeu, respectivamente.
📌 Visitas mediadas – Museu Ferroviário Estação João Felipe
Museu a céu aberto: visita mediada à antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe
Quando: domingo, 14.12, das 11h30 às 12h30
Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza)
Gratuito. 30 vagas disponíveis por ordem de chegada.
Visita mediada acessível em Libras
Quando: sábado, 20.12, das 16h às 17h
Onde: Museu Ferroviário Estação João Felipe (Rua 24 de Maio, s/n – Centro)
Gratuito e aberto ao público
Visita mediada Trecho “Artes entre Linhas” + Oficina de mosaico
Quando: domingo, 21.12, das 11h às 12h30
Onde: Museu Ferroviário (Rua 24 de Maio, s/n, Centro)
Gratuito e aberto ao público