Casa de Saberes Cego Aderaldo e UFC campus Quixadá lançam segunda edição do Jornal Beija-Flor

10 de dezembro de 2025 - 11:49 # # # #

Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - texto e foto

Nesta quinta-feira (11), às 19h30, a Casa de Saberes Cego Aderaldo e a UFC campus de Quixadá realizam o lançamento da segunda edição do Jornal Beija-flor, como parte da programação oficial de celebração dos 8 anos do equipamento cultural.

O Jornal Beija-flor é um instrumento de comunicação institucional e comunitária, criado com o objetivo de registrar, difundir e valorizar as ações culturais, educativas e formativas desenvolvidas pela instituição, bem como os saberes e fazeres da cultura popular do Sertão Central. Nesta segunda edição, o jornal consolida-se como um espaço de registro, memória e visibilidade, ampliando o diálogo com a comunidade e fortalecendo o compromisso com a preservação e a circulação dos patrimônios culturais do território.

“A colaboração do curso de Design Digital da UFC campus de Quixadá com a Casa de Saberes Cego Aderaldo pontua o encontro por interesses e perspectivas em comum. Essa nova edição do Jornal Beija-Flor é mais uma celebração dessa sinergia na busca de oportunidades para nossos discentes e no desejo de produtos culturais para a cidade de Quixadá. O projeto merece vida longa e futuras bifurcações.”, celebra Paulo Victor, Coordenador do curso de Design Digital

O lançamento reafirma o trabalho desenvolvido pela Casa de Saberes Cego Aderaldo, em parceria com a UFC – Campus Quixadá, como uma referência na promoção, salvaguarda e difusão da cultura popular. Essa atuação conjunta fortalece ações contínuas de formação, pesquisa e comunicação, ampliando o acesso à cultura e criando pontes entre a tradição dos saberes populares e as práticas contemporâneas de educação, produção cultural e comunicação no Sertão Central.

“Este lançamento da segunda edição do Jornal Beija-flor reafirma o compromisso institucional com o fortalecimento de parcerias na área da educação e da cultura, por meio de ações articuladas entre ensino e  pesquisa. A iniciativa é desenvolvida no âmbito da Bolsa de Iniciação Acadêmica, configurando-se como uma ação formativa que contribui para a produção de conhecimento, a comunicação institucional e o retorno social das atividades acadêmicas e culturais, garantindo que os resultados desse trabalho cheguem de forma qualificada à comunidade e ao território.”, afirma Michelle Maciel, gestora da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

O projeto é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e da Casa de Saberes Cedo Aderaldo (CSCA), espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Conta com o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA).

A atividade é aberta ao público e convida a comunidade, parceiros institucionais e agentes culturais a participarem deste momento que integra a trajetória de oito anos da Casa de Saberes Cego Aderaldo, marcada pelo compromisso com a cultura, a memória e os saberes do Sertão Central.

Serviço

11 DE DEZEMBRO (QUINTA-FEIRA)
19h30 – Lançamentos: Jornal Beija-flor (2º edição)
Local: Em frente a Casa de Saberes Cego Aderaldo ( R. Pascoal Crispino, 167 – Centro de Quixadá)
Classificação Livre
Acessibilidade em Libras