Mutirão de Cirurgias no Ceará realiza cerca de 3 mil procedimentos em mais de 20 unidades de saúde
13 de dezembro de 2025 - 14:33 #Mutirão de cirurgias #procedimentos #unidades de saúde
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos
A iniciativa acontece por meio do Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, em parceria com a EBSERH e Santas Casas
No maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), serão realizados mais de 3 mil procedimentos em todo o Ceará. A iniciativa, que acontece por meio do Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, em parceria com a EBSERH e Santas Casas, e vai ter duração até domingo (14).
O evento que marcou o pontapé inicial da ação, em Fortaleza, contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do ministro da Educação, Camilo Santana; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; entre outras autoridades.
“O dia de hoje é um dia de agradecimento, principalmente aos profissionais de saúde que estão prestando um bom serviço para a população. Só é possível realizar esse mutirão pois estamos percebendo o fortalecimento da rede pública de saúde e de educação, com o trabalho dos seus respectivos ministros e sob a administração do presidente Lula. Tenho certeza que hoje, ter todos esses procedimentos realizados, é resultado do bom trabalho em conjunto com o Governo Federal”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Ao todo, mais de 20 unidades filantrópicas participarão do mutirão. Somente na Santa Casa de Fortaleza, 120 cirurgias e 180 procedimentos serão realizados.
Camilo Santana exaltou o mutirão e lembrou que a ação faz parte de uma das determinações do presidente Lula. “Esse momento é muito importante. Esse é o terceiro Dia E. No primeiro, foram pouco mais de 12 mil, no segundo mais de 30 mil e agora a meta é ultrapassar 50 mil procedimentos. É o maior mutirão do SUS no Brasil. Tudo isso em prol de reduzir o tempo da população nas filas. Essa é uma união de esforços em todo o Brasil, garantindo cirurgias, exames e consultas em diversos hospitais pelo país”, disse.
No hospital Walter Cantídio, serão realizados 1.131 procedimentos, entre cirurgias, exames e consultas. Estão sendo oferecidas as cirurgias bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia.
Alexandre Padilha ressaltou a parceria com as instituições filantrópicas para o mutirão. “Estamos fazendo o maior mutirão nacional do SUS. O SUS que temos tanto orgulho hoje está fazendo história. Todos os estados, com pelo menos um hospital participando, estão mobilizados. Neste terceiro Dia E, inclusive, contamos com o reforço importante das Santas Casas”, comentou.
Em todo o país, mais de 61,6 mil cirurgias eletivas e exames irão acontecer neste fim de semana em 188 hospitais.
Secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, explicou a importância do mutirão. “Hoje é um dia marcante. Conseguimos reunir dois mutirões em benefício da população. Aqui no Ceará são cerca de 24 hospitais que irão operar em todo estado. Todos nós queremos a mesma coisa: dar o melhor para a nossa população, tendo acesso ampliado aos exames, cirurgias e procedimentos”, pontuou
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, agradeceu o apoio da União e do Governo do Estado para melhorar a saúde da Capital. “Nossa palavra é de gratidão por tudo que o Governo Federal tem feito para o município de Fortaleza, um apoio fundamental para a nossa reestruturação da saúde. Também quero fazer um agradecimento especial ao governador pela atenção especial que vem sendo dada para Fortaleza, dando uma saúde digna para a nossa população”, afirmou.









