Ceja Guilherme Gouveia torna-se referência estadual no Selo Escola Sustentável

16 de dezembro de 2025 - 09:47 # #

Ascom Seduc - Texto
Ceja Guilherme Gouveia - Fotos

A escola pública que se transforma também cuida do planeta. É com esse espírito que o Selo Escola Sustentável, iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), vem mobilizando comunidades escolares em torno de práticas responsáveis, criativas e comprometidas com o meio ambiente. O objetivo é incentivar, reconhecer e premiar as unidades de ensino que se destacam por ações socioambientais e pelo compromisso com a sustentabilidade. Na edição mais recente do certame, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Guilherme Gouveia, situado no município de Granja, destacou-se com nota máxima pelo protagonismo ambiental de estudantes, professores e gestores, tornando-se referência ao unir aprendizagem, consciência ecológica e ação concreta.

Esta é a segunda vez consecutiva que a escola consegue a realização: a primeira foi em 2023, quando obteve 985 pontos (do total de 1.000) e sagrou-se primeira colocada estadual na competição. O Selo tem validade de dois anos e, ao fim do prazo, as instituições de ensino podem concorrer novamente à certificação. Assim, em 2025, a unidade educacional precisou submeter-se mais uma vez à avaliação para continuar sendo merecedora da distinção – e conseguiu, tendo agora superado o feito anterior, com a obtenção dos 1.000 pontos.

O professor da área de Linguagens Pedro Magalhães, que atualmente exerce a função de regente do Centro de Multimeios, trabalha no Ceja há 23 anos. O educador contribuiu de forma ativa em diversas frentes durante a campanha para a obtenção do Selo ao longo de 2025, atuando na divulgação contínua das ações por meio do jornal escolar, da rádio web e da criação de um mural informativo. Também participou, junto aos alunos, de atividades como a confecção e manutenção de comedouros e bebedouros para aves, por exemplo.

“A participação no Selo trouxe maior mobilização e conscientização ambiental para a comunidade escolar, gerando um ambiente mais integrado, participativo e aberto ao diálogo. O interesse despertado pelas iniciativas, principalmente a arborização do ambiente escolar, atraiu estudantes de outras escolas e moradores do entorno, ampliando o alcance das práticas educativas e fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização da escola. Como resultado, a comunidade passou a vivenciar um clima mais colaborativo, consciente e conectado com temas socioambientais”, descreve Pedro.

Continuidade

Alcançar a pontuação máxima no edital e conquistar o 1º lugar no estado, na visão do professor, representa o reconhecimento do compromisso da escola com a educação ambiental e a consolidação de um trabalho construído de forma coletiva e consistente.

“Esse resultado evidencia que é possível desenvolver práticas significativas mesmo em contextos desafiadores, como a interdição, por vários meses, do prédio da escola para reforma. O legado deixado demonstra que iniciativas bem planejadas, integradas ao cotidiano escolar e apoiadas pela comunidade podem gerar impacto real, fortalecendo a cultura ambiental no Ceará e estimulando outras escolas a adotarem ações sustentáveis, contínuas e transformadoras”, observa.

A estudante Maria Cleide da Silva Mesquita, de 50 anos, que cursa a EJA – Ensino Médio na instituição, resolveu participar das ações porque sempre teve interesse pelo tema ambiental e queria ajudar a melhorar a escola.

“Achei que, fazendo parte da comissão, eu poderia contribuir de um jeito mais direto e também aprender mais sobre o assunto. Vejo muita importância nesse tema, porque tudo o que fazemos hoje impacta o meio ambiente e o futuro das pessoas. Acredito que, quando a gente começa com pequenas atitudes dentro da escola, já é um passo para criar mais consciência e incentivar outras pessoas a cuidar do espaço onde vivem. Foi uma experiência muito importante, que me ajudou a desenvolver senso de responsabilidade e a perceber como pequenas ações podem gerar grandes resultados para o meio ambiente”, considera.

Envolvimento

Maria Cleide empenhou-se no planejamento das atividades, na mobilização dos estudantes e na produção de materiais informativos. Também participou ativamente das campanhas internas, auxiliando na orientação dos colegas sobre práticas sustentáveis, como o uso consciente da água, a separação correta dos resíduos e a importância da preservação dos espaços comuns da escola. Apresentou, ainda, um projeto sobre o tema no Ceará Científico, na fase regional. Além disso, contribuiu para a realização de oficinas e projetos práticos, sempre buscando promover a participação dos demais alunos.

“Fico muito feliz e orgulhosa em ver que nosso esforço deu resultado! É uma sensação incrível saber que todo o trabalho que fizemos na comissão e nas ações ambientais foi reconhecido e validado. Isso me motiva ainda mais a continuar participando de iniciativas assim no futuro”, ressalta.

A diretora do Ceja Guilherme Gouveia, Sueli Magalhães, lembra que a escola decidiu aderir à proposta do Selo Escola Sustentável desde 2023, por reconhecer a necessidade de organizar e potencializar as ações ambientais que já vinham sendo realizadas, de maneira não sistematizadas, no dia a dia da instituição.

“A adesão ao Selo permitiu dar maior coerência, continuidade e visibilidade a essas práticas, integrando-as ao Projeto Político Pedagógico e fortalecendo o compromisso do Ceja com a formação de cidadãos conscientes, estimulando a participação ativa de estudantes, educadores e comunidade, além de ter possibilitado a implementação de uma cultura escolar que torna a unidade de ensino mais sustentável, acolhedora e socialmente comprometida com o meio ambiente”, explica.

Para a obtenção do Selo, a gestão escolar elaborou um plano de ação integrado, de forma participativa, alinhando as diretrizes ambientais a todas as áreas do conhecimento. Houve momentos de formação para professores e estudantes sobre sustentabilidade, com engajamento coletivo. Além disso, foram providenciados recursos materiais e logísticos para o desenvolvimento de projetos como reciclagem, uso consciente da água e energia, hortas e ações de sensibilização em Educação Ambiental e Educação para as Relações Étnico Raciais, Gênero e Sexualidade. As ações perpassaram os quatro eixos de avaliação do Selo: currículo, gestão ambiental, espaço físico e educomunicação socioambiental.

Abrangência

Outro ponto importante, de acordo com a diretora, foi o estabelecimento de parcerias com órgãos públicos, ONGs e instituições locais, ampliando o alcance das atividades.

“Obter a pontuação máxima no edital do Selo Escola Sustentável e conquistar o 1º lugar pela segunda vez tem um significado profundo para a comunidade escolar do Ceja Guilherme Gouveia – especialmente por sermos uma escola de Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Esse reconhecimento não é apenas um prêmio, é a prova viva de que sonhos não têm idade, que oportunidades podem – e devem – ser reconstruídas, e que a educação transforma realidades quando encontra espaço, acolhimento e propósito. Em um contexto em que muitos estudantes enfrentam jornadas de trabalho extensas e exaustivas, responsabilidades familiares e desafios sociais diversos, cada ação sustentável desenvolvida na escola se tornou um gesto de resistência, esperança e pertencimento. Simboliza os esforços, as aprendizagens compartilhadas e a coragem de quem retorna à escola para ressignificar a própria história”, destaca.

Para Sueli, ser 1º lugar no estado significa também “mostrar que a EJA é potente, inovadora, capaz de quebrar barreiras e liderar transformações. É o reconhecimento de que os estudantes são protagonistas de uma escola que ensina, inspira e impacta o território granjense”.

As pequenas atitudes — separar resíduos, cuidar das plantas, economizar água, repensar hábitos — deixaram de ser tarefas e se tornaram gestos de pertencimento a uma causa. O Ceja passou a respirar sustentabilidade ambiental, e essa mudança trouxe não apenas mais verde aos espaços, mas também mais sentido às relações humanas.

“Houve um aumento visível na autoestima dos professores, alunos e colaboradores, que agora se reconhecem como agentes de transformação. Cada conquista no Selo é celebrada como um avanço de todos — uma prova cotidiana de que a mudança começa em casa, na escola, no nosso próprio quintal”, acrescenta a diretora.

Sobre o Selo

O Selo Escola Sustentável, programa estadual de certificação que reconhece ações e projetos pedagógicos bem-sucedidos na área da educação ambiental e da sustentabilidade, teve cerimônia de premiação realizada na ocasião do Ceará Científico, no último dia 4 de dezembro.

Neste ano, os grupos participantes do Selo foram os compostos pelas Escolas Estaduais de Ações Afirmativas (Indígenas, Quilombolas, Regulares em Áreas de Assentamento e Escolas de Família Agrícola); Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas); e Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). A premiação foi de R$ 10.000,00 para o primeiro lugar de cada um destes grupos, totalizando três escolas premiadas. O Ceja Guilherme Gouveia ficou em primeiro lugar geral do certame.