CCI Conjunto Ceará vence concurso “Colegio del Año en Español” 2025

18 de dezembro de 2025 - 15:15 #

Texto e fotos: Ascom Seduc

O Centro Cearense de Idiomas (CCI) Conjunto Ceará, localizado em Fortaleza, conquistou o 1º lugar na categoria “Centros de Línguas” na 7ª edição do concurso “Colegio del Año en Español” 2025. A premiação, organizada pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil, em parceria com o Colégio Miguel de Cervantes (São Paulo), reconhece instituições que se destacam pela excelência e inovação no ensino da língua espanhola, valorizando práticas pedagógicas de qualidade.

O concurso premia três categorias – Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Centros de Línguas. Pela obtenção do 1º lugar, a organização do certame concedeu uma bolsa de estudos para a professora de espanhol do CCI Conjunto Ceará, Mayara Menezes Viana, que participará do curso presencial “Semana de Espanhol Excelente”, na Universidade de Salamanca, na Espanha. A bolsa cobre as despesas de viagem, matrícula, hospedagem e alimentação. O programa inclui, ainda, uma série de visitas guiadas em Castela e Leão.

Aprendizagem relevante

O CCI Conjunto Ceará desenvolve diversas atividades pedagógicas voltadas ao ensino da língua espanhola, com foco no uso significativo do idioma, na interação social e na formação linguística e cultural dos estudantes. As ações buscam desenvolver as quatro habilidades linguísticas — compreensão oral e leitora, expressão oral e escrita — de forma contextualizada, promovendo engajamento, pertencimento e permanência dos alunos ao longo do curso.

Entre os projetos de destaque está o podcast Hablen Mis Amores, que envolve estudantes de todos os níveis e incentiva o uso do espanhol em situações reais de comunicação. A produção dos episódios é conduzida por alunos do sexto semestre. As entrevistas contam com ex-alunos, professores e falantes nativos, ampliando o contato com diferentes trajetórias e variedades linguísticas. O projeto também promove integração entre unidades do CCI, com a participação de estudantes de outros Centros em episódio especial previsto para fevereiro de 2026.

Outras iniciativas incluem a produção de spots (peças curtas de áudio, criadas para divulgar algo) com a temática ambiental e jogos pedagógicos para ampliação de vocabulário. Além disso, há ações culturais como sarau em espanhol e celebração do Día de Muertos, que fortalecem a expressão oral e a criatividade. Atividades como aulas de culinária, produção de vídeos institucionais e entrevistas com falantes nativos complementam o processo formativo.

De forma integrada, esses projetos contribuem para um ensino de espanhol significativo e culturalmente situado, fortalecendo a autonomia, a confiança e o protagonismo dos estudantes ao longo dos três anos de formação.

A professora Mayara valoriza a vitória obtida no concurso e reflete sobre o caminho percorrido. “Essa conquista é reflexo de uma equipe unida, proativa e comprometida. Meus mais sinceros agradecimentos à equipe do CCI Conjunto Ceará e a todos os meus alunos que fizeram e ainda fazem parte dessa história. Procuro ministrar aulas dinâmicas, com enfoque comunicativo e, ao mesmo tempo, voltadas para a formação humana, trazendo temas que permitam aos estudantes e a mim refletirmos sobre nosso papel no mundo ou que possibilitem que eles, às vezes com a autoestima baixa, reconheçam todo o seu potencial”, frisa.

“Acredito que a educação pode salvar vidas. Falo por experiência própria: eu não fazia ideia de qual carreira seguir até me tornar aluna de espanhol da professora Fadma Maria”, continua Mayara. “Ao observar sua competência, comprometimento e didática, apaixonei-me pelo idioma e foi então que decidi também me tornar professora de espanhol. Ao comentar essa decisão com minha mãe, também professora, ela me deu apenas uma orientação: “Honre a minha classe. Temos uma função social importantíssima. Sempre dê o seu melhor”, enfatiza.

Comunicação de qualidade

A diretora do CCI Conjunto Ceará, Kátia Abreu, entende que a premiação representa a confirmação de que a escola pública estadual do Ceará pode alcançar padrões de referência nacional e internacional, quando aposta em qualidade pedagógica, protagonismo estudantil e compromisso com a transformação social.

“Mais do que um troféu, esse reconhecimento valida uma visão de ensino de línguas que defendemos diariamente: aprender espanhol não é decorar regras — é comunicar, pensar, criar e participar do mundo. O que nos levou a esse resultado foi um trabalho consistente, pautado por práticas que colocam o estudante no centro do processo, respeitam diferentes ritmos de aprendizagem e transformam a sala de aula em um espaço de experiência real com a língua. Hoje, o CCI Conjunto Ceará celebra uma conquista nacional com eco internacional — e reafirma, com orgulho, que a educação pública transforma e pode ser referência”, enaltece.

A estudante Júlia Gabrielly Fonteles, de 18 anos, aluna da Escola de Ensino Médio (EEM) Doutor Gentil Barreira, cursa atualmente o módulo 6 no curso de espanhol do CCI Conjunto Ceará. A jovem considera que a experiência de aprendizagem na instituição tem sido “incrível”, com base na capacidade que desenvolveu para manter longas conversas, inteiramente em espanhol, com pessoas fluentes no idioma.

“Considero que este podcast é muito bom para o desenvolvimento pessoal de cada estudante, pois assim podemos conhecer o nível real do nosso espanhol. Agora eu penso, leio, falo, escuto e entendo espanhol. A educação me transformou e eu agradeço à professora Mayara por ter sido a alma fundamental nesse progresso”, ressalta a jovem.

Ainda conforme a diretora Kátia, o podcast promove aos alunos a oportunidade de desenvolver autoria, autonomia e voz. “Quando o estudante pesquisa pautas, organiza ideias, escreve, grava, edita e publica, está usando o idioma em um contexto autêntico — e isso potencializa a aprendizagem, desenvolve confiança e amplia repertório cultural. É por isso que a proficiência demonstrada pelos nossos estudantes chamou a atenção dos avaliadores: não se trata apenas de ‘saber espanhol’, mas de falar com sentido, fluência e propósito, em situações reais de comunicação”, conclui.