Casa de Cuidados do Ceará promove programação natalina para pacientes e cuidadores
19 de dezembro de 2025 - 15:51 #casa-de-cuidados-do-ceara-ccc #natal
Assessoria de Comunicação da CCC
Texto e fotos: Márcia Catunda
O clima natalino já contagiou todos que fazem parte da equipe da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Durante a semana, a equipe multiprofissional realizou ações voltadas à humanização, em alusão ao Natal.
Na quarta-feira (17), foi promovido o “Auto de Natal” que consistiu em uma apresentação natalina feita pelos pacientes, com falas que remetessem à data cristã. “Mais do que uma simples celebração de fim de ano, o momento busca tirar o foco da doença e estimular a capacidade criativa do paciente”, explica a terapeuta ocupacional da CCC, Gardênia Leão.

Com apoio da equipe multiprofissional, pacientes da CCC interpretam texto em alusão ao Natal
A ação, diz a profissional, traz diversos benefícios aos pacientes, como redução do estresse, da ansiedade, melhoria da autoestima e do sentimento de utilidade, assim como diminuição do isolamento social, fortalecendo os vínculos entre os pacientes e a equipe de saúde.
“As cenas são pensadas para inserir pacientes com limitações diversas, físicas ou cognitivas. A participação dos profissionais ajuda a conduzir os pacientes em cada papel, tornando a ação um projeto coletivo”, acrescenta a terapeuta ocupacional.
“O texto falava sobre o nascimento de Jesus e eu interpretei um dos reis magos. Foi uma experiência maravilhosa, indescritível. Dá um frio na barriga, um medo de errar, mas no final a sensação é gratificante. Ensaiamos por quase um mês, até pessoas da gestão da Casa estiveram presentes conferindo a nossa apresentação”, conta o paciente Juatan Negreiros, 53.

Projeto Sensações promove degustação de alimentos sob supervisão da equipe de nutrição e fonoaudiologia
Já na sexta-feira (19), a equipe promoveu o tradicional projeto “Sensações” do equipamento de saúde. A ação foi realizada pelas nutricionistas e fonoaudiólogas da CCC e tem o intuito de proporcionar às pessoas internadas na unidade sensações de prazer, nostalgia, bem-estar e alegria por meio de memórias associadas à alimentação.
O público-alvo do projeto são pacientes em reabilitação fonoaudiológica, em processo de desmame de sondas, dieta mista (sonda + via oral), dieta oral líquida em progressão de consistência e dieta de conforto para pacientes em cuidados paliativos.
Grupo percorreu os quartos dos pacientes com alimentação especial para a data natalina
“Levamos alimentos que possuem relação com a data comemorativa, então trouxemos sobremesas natalinas, no caso pavê de chocolate, para os pacientes que estão em dieta pastosa e mousse de maracujá para pacientes que estão em dieta líquida ou em transição de sonda de alimentação para via oral”, explica a fonoaudióloga Cintia Oliveira. “A gente busca transmitir o espírito natalino para os pacientes e cuidadores, tirando da rotina que já é tão difícil para eles, proporcionando um momento de leveza”, acrescenta.
Neuma Lima, 59, é mãe e cuidadora da paciente Victoria Lima, 26, que sofreu um atropelamento e passa por reabilitação. A paciente está em tratamento na CCC há 4 meses e, segundo a mãe, a iniciativa trouxe mais conforto na árdua jornada de cuidados com a filha. “Foi uma ação muito linda, sou grata a Deus por existir um lugar como esse onde ela é tão bem cuidada. Quando vi as profissionais, já fiquei na expectativa de elas virem até o nosso quarto. Toda iniciativa é válida em datas como essa”, conclui.

Grupo se caracterizou com a temática natalina