FORtaleCE: Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e União inauguram restaurante popular que distribuirá até 1.000 refeições por dia
22 de dezembro de 2025 - 15:25 #FORtaleCE #refeições #restaurante popular
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Hiane Braun - Casa Civil - Fotos
Serviço ocorrerá das 11h às 13h, de segunda a sexta-feira, com dois tipos de acesso, prioritariamente destinado para pessoas em vulnerabilidade social
Mais cuidado com os cearenses. O Governo do Ceará inaugurou, nessa segunda-feira (22), um Restaurante Popular, no Centro de Fortaleza. A ação faz parte do Programa FORtaleCE, que visa investir R$ 4,5 bilhões no município por meio de atividades em diversos setores. A iniciativa vai distribuir até 1.000 refeições, de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 13h. O evento contou com as participações do governador Elmano de Freitas, do prefeito Evandro Leitão, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, além de outras autoridades.
“Essa é uma iniciativa que vai levar comida para a população de rua, grande parte dela concentrada no Centro. Isso mostra sensibilidade com os mais humildes, os mais pobres. Não tenho dúvida da importância de oferecer essas refeições para quem não tem condições de ter acesso à comida”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O ministro Guilherme Boulos falou com orgulho da inauguração do restaurante popular às vesperas do Natal. “Olha que bonito essa ação, na semana do Natal. E isso faz parte de uma política que o presidente Lula faz nacionalmente que é tirar as pessoas do mapa da fome, dando comida e dignidade para quem mais precisa”, afirmou Boulos.
O acesso ao restaurante será dividido em duas formas mediante identificação: gratuito, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade assistidas por equipamentos como Centro Pop, Cras e Creas; e com custo de R$ 2, para qualquer residente de Fortaleza que mostre um comprovante de residência atualizado.
“Um dos eixos do FORtaleCE é justamente a questão da segurança alimentar. Além disso, nós como pactuantes do Ceará sem Fome, lançamos o nosso Fortaleza sem Fome, onde conseguimos atender 53 mil fortalezenses. Com esse restaurante vamos também olhar para aqueles mais fragilizados e que estão em vulnerabilidade”, comentou o prefeito da Capital, Evandro Leitão.
O restaurante também conta com os apoios do Governo Federal e da Fecomércio, responsáveis por disponibilizar o local e a alimentação, respectivamente.
Gerente do restaurante e funcionária do Serviço Social do Comércio (Sesc), Raquelina Viana, explicou como será o andamento do local. “Aqui contamos com oito funcionários operacionais. O cardápio é feito em outra unidade do Sesc e aqui medimos a temperatura e atestamos a qualidade da comida. Uma nutricionista também é responsável por garantir um cardápio balanceado e suficiente para atender a demanda de uma pessoa adulta”, disse.
Cadastrado no Cras e beneficiário do Bolsa Família, Rodrigo Batista, experimentou o almoço e elogiou bastante. “Estava tudo muito gostoso. Eu frequento restaurantes populares há bastante tempo e torço para que esse realmente seja mantido com carinho para o nosso uso. Estava tudo muito bom”, contou.
Na saída, cada pessoa que se alimentou também recebeu um kit higiênico com pente, escova e pasta de dente, shampoo e condicionador.
Ceará sem Fome
Atualmente, o Ceará sem Fome distribui 130 mil refeições diárias, com um total de 62 milhões pratos de comida repassados ao povo cearense ao todo. Além disso, 47 mil famílias também recebem o Cartão do Ceará sem Fome, contando com o auxílio para garantir alimentação mensalmente.








