Governo do Ceará divulga funcionamento dos órgãos e serviços públicos para o feriado do Natal e ponto facultativo (25 e 26/12)
22 de dezembro de 2025 - 12:05 #feriado do Natal #órgãos e serviços públicos #ponto facultativo
Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Metrofor - Fotos
O Governo do Ceará informa o funcionamento dos órgãos e serviços durante o feriado do Natal, na quinta-feira (25/12), e o ponto facultativo, na sexta-feira (26/12). Os serviços essenciais funcionarão normalmente.
Confira:
Metrô e VLTs
Nos dias 24 e 31 de dezembro, todas as linhas da METROFOR operarão das 5h30 até por volta das 18h30. As viagens das linhas Sul, Oeste, Nordeste, Cariri e Sobral serão concentradas nesse intervalo, respeitando a frequência habitual de cada sistema. Nesses dois dias, de forma excepcional, não haverá embarque com bicicletas.
Já nos dias 25 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, não haverá operação do metrô e dos VLTs. Passageiros que desejarem consultar os horários específicos de suas estações podem acessar: info.metrofor.ce.gov.br.
———————
A Secult oferece mais de 60 opções de atividades culturais na última quinzena do ano. A programação é voltada a diferentes faixas etárias, sendo grande parte gratuita ou com acesso a preços acessíveis. Veja as atividades e o horário de funcionamento dos espaços neste fim de ano.
———————
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) informa que a Central de Atendimento 155, assim como outros serviços públicos essenciais, funcionará em regime de plantão.
No dia 24 e no dia 26, o atendimento será realizado de forma especial, das 7h às 20h, garantindo à população o acesso contínuo aos serviços de Ouvidoria e de Acesso à Informação do Poder Executivo Estadual.
Além do atendimento telefônico gratuito pelo número 155, os cidadãos podem registrar manifestações a qualquer momento por meio da plataforma Ceará Transparente, disponível em www.cearatransparente.ce.gov.br.
———————
Cagece funcionará em regime de plantão durante feriadão de Natal. As lojas e os núcleos de atendimento estarão fechados a partir das 12h do dia 24 e só retomarão o funcionamento na segunda-feira (29).
———————
A Ceasa-CE informa que os mercados atacadistas dos três entrepostos (Maracanaú, Tianguá e Barbalha), estarão funcionando normalmente nos dias 24 e 31 de dezembro de 2025.
Entretanto, nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2026, os três entrepostos da Ceasa-CE estarão fechados, voltando a funcionar normalmente nos dias 26 de dezembro de 2025 e 02 de janeiro de 2026.
———————
Sefaz
Os Postos Fiscais já funcionam em regime de plantão. Os demais atendimentos são por agendamento, e o Atendimento Ágil é, inicialmente, virtual. Veja a lista de postos.
———————
Sesa
Além dos serviços de emergência dos hospitais, o Governo do Estado assegura outros serviços de atendimento 24 horas. Para urgências e emergências 24 horas por dia, a população tem atendimento garantido nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) Centro e Joaquim Távora, em Fortaleza, nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará e no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que não param nos feriados nem nos finais de semana.
Hospitais para atender pacientes de média e alta complexidade, urgência e emergência:
Em Fortaleza:
Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM)
Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)
Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ)
Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM)
No interior:
Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte
Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral
Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte
Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim
SVO
O SVO funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana, para recebimento dos corpos, acolhimento de familiares e responsáveis pelas autorizações das necrópsias e a emissão de declarações de óbitos. O tempo médio entre o acionamento e a liberação do corpo é de 2 horas. O serviço deve ser procurado nos casos de morte natural, por doença sem assistência médica, em que o óbito acontece em casa ou em via pública. Para fazer o encaminhamento do corpo em caso de óbito familiar, deve ser feito contato preliminar com o SVO e providenciar posteriormente a remoção. Nos óbitos em vias públicas, o contato deve ser feito com o CIOPS, pelo 190, para verificação da natureza da morte e depois ser encaminhado ao órgão responsável – SVO, em casos de morte natural, ou IML, em mortes provocadas por causas externas, como acidentes no trânsito.
