Presépio vivo: Hospital Regional Norte promove ação natalina com bebês internados e famílias

23 de dezembro de 2025 - 17:17 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Thais Menezes

Ação marca o primeiro Natal da família com acolhimento e significado

Em alusão ao período natalino, o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, realizou, na última segunda-feira (22), uma ação especial na Clínica Obstétrica. Mães, pais e recém-nascidos fizeram parte de um presépio vivo. As famílias se caracterizaram como Maria, José e Jesus, promovendo um momento de acolhimento e humanização.

Maria Thais Rodrigues dos Santos, 23 anos, ao lado da filha recém-nascida, Maria Cecília Rodrigues, e do companheiro, Luciano Filho, participou do momento simbólico e dos registros fotográficos. Para a mãe, a experiência ficará marcada na memória da família. “Foi um momento lindo representar a Sagrada Família com o meu companheiro e a nossa primeira filha. O Natal já é um período cheio de amor e esperança, e este vai ser ainda mais especial por ser o primeiro com minha filha em meus braços”, relatou.

Assistência segura e cuidado integral

Com uma gestação de alto risco, Maria Thais foi internada no HRN no dia 20 de dezembro, após apresentar dores. Posteriormente, foi submetida a uma cesariana, e a bebê nasceu sem intercorrências. Mãe e filha evoluíram bem durante a internação e já contam com previsão de alta.

A paciente destacou a qualidade da assistência recebida durante todo o acompanhamento. “Desde o pré-natal de alto risco até o parto e o pós-parto, me senti muito segura. A equipe esteve sempre presente, me orientando e cuidando de mim e da minha filha com muita atenção. O acompanhamento foi excelente em todos os momentos”, afirmou.

Bebês foram colocados em “manjedoura” para as fotos de Natal

Clínica Obstétrica reforça o cuidado humanizado e o acolhimento

As fotos foram tiradas pelas próprias famílias e profissionais da unidade

Idealizada pela coordenação de enfermagem da Clínica Obstétrica, a ação integra as iniciativas de humanização desenvolvidas pela unidade. Para a coordenadora de enfermagem, Michelle Prudêncio, o período natalino reforça esse cuidado. “A humanização faz parte da nossa assistência e está presente em cada etapa do cuidado. O Natal simboliza acolhimento e esperança, e levar esse sentimento para dentro da maternidade contribui para tornar a experiência de internação mais leve e significativa para as famílias”, destacou.