Ação integrada da PCCE e da PMCE prende suspeito de chefiar grupo criminoso especializado em furtos de caminhonetes

30 de dezembro de 2025 - 17:47 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com atuação do Departamento de Combate a Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou, no último sábado (27), na prisão de um homem suspeito de chefiar um grupo criminoso especializado no furto de caminhonetes de alto valor. A captura ocorreu no bairro Parangaba – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

O suspeito, um homem de 29 anos, que já responde por tráfico de drogas, fraude processual e receptação, é apontado como integrante de um grupo criminoso, com atuação internacional, especializado em furtos de camionetes de luxo com o uso de tecnologia. O homem foi capturado em Fortaleza, após uma abordagem de rotina da Polícia Militar, no bairro Parangaba. O suspeito também era foragido da Justiça no estado do Rio de Janeiro.

Capital e RMF

A Delegacia de Polícia Civil de Furtos de Roubos e Veículos (DRFV) identificou que o grupo atuava no Ceará, principalmente na Capital e Região Metropolitana, furtando camionetes de luxo no estado para vendê-las e trocá-las por drogas no Paraguai e na Bolívia. A investigação também rastreou as atividades criminosas no Distrito Federal. Com o cumprimento da prisão, a PCCE desarticulou a atuação criminosa, que já era alvo de investigação, e que também apontava que o grupo criminoso era envolvido com tráfico de drogas e de armas.

O investigado responderá por associação criminosa, lavagem de dinheiro, furto qualificado pela participação de duas ou mais pessoas e por meio de fraude com o uso de dispositivo eletrônico, além de roubo qualificado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico.

As informações também podem ser encaminhadas para os telefones (85) 3101-2489, (85) 98415-6309, ambos da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFV). O sigilo e o anonimato são garantidos.